Questões de Concursos: Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1

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31 Q261742 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere a sistemas de combustíveis de aeronaves, julgue os itens subsecutivos.

O indicador de quantidade de combustível do tipo elétrico consiste em um mostrador localizado na cabine da aeronave e em um transmissor que opera por meio de uma boia instalada no tanque de combustível.

32 Q261150 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 56 a 61.

O empuxo necessário para mover uma aeronave deve ser maior que o arrasto parasita, que o arrasto de perfil e que o arrasto induzido.

34 Q257567 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Durante o voo, os aviões sofrem forte ação do atrito, devido ao movimento relativo comum entre o ar e os corpos sólidos, o que pode ser minimizado pelo formato da aeronave. Acerca da aerodinâmica de alta velocidade, julgue os itens a seguir.

Os compensadores com mola são usados com os mesmos propósitos dos atuadores pneumáticos ou hidráulicos e servem para melhorar as movimentações das superfícies dos grupos primários de voo.

35 Q261716 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tendo em vista ser impraticável a um especialista de manutenção contar ou conferir todas as ferramentas de sua caixa no início e no término de seus serviços, foram criadas fórmulas para diversas situações em que é necessária a realização dessas ações. Acerca desse assunto, julgue o item abaixo.

O uso de listagens plastificadas em cada caixa auxilia os

mecânicos que dispõem de tempo na realização da contagem

e da conferência das ferramentas, enquanto o desenho de

sombras para cada item auxilia os mecânicos com caixa menos

equipada.

36 Q257573 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Durante o voo, os aviões sofrem forte ação do atrito, devido ao movimento relativo comum entre o ar e os corpos sólidos, o que pode ser minimizado pelo formato da aeronave. Acerca da aerodinâmica de alta velocidade, julgue os itens a seguir.

Nas aeronaves de alta velocidade, estando o yaw damper (amortecedor de guinada) inoperante, o piloto não deverá utilizar o comando do leme de direção para corrigir tendências de instabilidade de voo dentro dos eixos vertical e lateral, pois isso poderia aumentar a instabilidade e os efeitos de dutch roll.

37 Q261219 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os princípios e o Código de Ética do SIPAER, julgue os itens a seguir.

Um profissional técnico em manutenção de aeronaves que possui credencial do SIPAER não deve prestar o assessoramento técnico necessário à prevenção de acidentes em sua empresa ou instituição, pois isso só pode ser feito por meio de uma comissão.

38 Q251798 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação aos materiais de aviação e processos, julgue os itens a seguir.

Na limpeza externa de aeronaves, utilizam-se, para remoção de todo tipo de resíduo, como graxa, óleo, salinidade, corrosão, coberturas por óxidos, poeira e depósitos de carvão dos gases de escapamento, uma mistura de solvente e sabão neutro e água em abundância.

39 Q260952 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação aos materiais de aviação e processos, julgue os itens a seguir.

Utilizando-se um torquímetro do tipo catraca ou de estrutura rígida, lê-se visualmente o valor do torque medido no mostrador ou escala montada no punho do equipamento.

40 Q255938 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 56 a 61.

Os ailerons, profundores e lemes de direção permitem as manobras e acrobacias da aeronave nos eixos lateral, longitudinal e vertical, respectivamente.

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