Questões de Concursos: Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4

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11 Q257556 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das comunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.

A mensagem de socorro ou de urgência enviada por uma aeronave que esteja em condição de perigo deve ser transmitida na frequência aeroterrestre utilizada naquele momento e conter o maior número possível dos seguintes elementos: o nome da estação chamada (se o tempo disponível e as circunstâncias permitirem), a identificação da aeronave, a natureza da condição de perigo, a intenção da pessoa em comando e a posição atual com nível de voo e rumo. Essas informações devem ser pronunciadas de forma clara e, se possível, nessa ordem.

12 Q254594 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às regras de tráfego aéreo, autoridades aeronáuticas e

regras de voo, julgue os itens a seguir.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é a autoridade competente para determinar a suspensão das operações nos aeródromos no Brasil, em virtude de condições meteorológicas e impraticabilidade de área de manobras

13 Q260887 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos

máximos são parâmetros determinados durante o projeto de

fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a

evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em

risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue

os itens seguintes.

Se o PMZC for ultrapassado, ocorrerão esforços excessivos na fuselagem da aeronave.

14 Q252663 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota,

julgue os itens de 97 a 102.

Na trajetória de decolagem para ultrapassar um obstáculo (obstacle limit), calcula-se a net flight path de voo apenas para aumentar as margens de segurança.

15 Q254843 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das regras de tráfego aéreo, julgue os próximos itens.

Com relação às definições das posições críticas, é correto afirmar que, na posição crítica 4, o piloto da aeronave recebe as informações da hora do pouso e a autorização para o táxi até o pátio de estacionamento ou hangar.

16 Q255615 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos

máximos são parâmetros determinados durante o projeto de

fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a

evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em

risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue

os itens seguintes.

Fissuras, trincas ou mesmo rupturas de partes da aeronave causadas por peso e fatores de carga acima dos valores previstos em seu projeto são exemplos de deformações permanentes que acometem a estrutura do avião.

17 Q260241 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em 24 de junho de 1994, durante um voo de treino para

um festival aéreo na base aérea norte americana de Fairchild, o

B-52H despenhou-se contra o solo, resultando na morte dos quatro

tripulantes e na perda da aeronave. De acordo com a comissão de

inquérito, esse acidente ocorreu devido à quebra das regras de

segurança na atitude de voo utilizada pelo piloto, pois ostentando

uma forte reputação por voar de modo agressivo, ele impôs uma

manobra arriscada submetendo a aeronave a uma curva de altíssima

inclinação, não conseguindo se recuperar da situação crítica a

tempo.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, a respeito

das reações aerodinâmicas em voo em curva.

Em uma curva glissada, existe excesso de inclinação, pois usa-se demasiadamente as superfícies de comando primárias responsáveis pela rotação em torno do eixo longitudinal.

18 Q252358 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.

Em um voo ascendente, a tração é maior que o arrasto e a força de sustentação é menor que o peso. Assim, quanto maior o ângulo de subida, maior a diferença entre essas forças.

19 Q259613 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota,

julgue os itens de 97 a 102.

Entre os vários aspectos que devem ser considerados durante a subida de uma aeronave, o mais importante é a segurança, seguido das considerações econômicas.

20 Q253058 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos

máximos são parâmetros determinados durante o projeto de

fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a

evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em

risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue

os itens seguintes.

A soma do peso operacional de uma aeronave com a carga paga equivale ao peso zero combustível.

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