Questões de Concursos: Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4

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31 Q258807 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nos projetos de criação, vários dispositivos e recursos são

propostos com o objetivo de se construírem aeronaves estáveis e de

diminuir, ou até mesmo eliminar, fatores indesejados em várias

situações durante o voo.

Apesar de todos esses cuidados, a estabilidade da aeronave

poderá ser comprometida, devido ao mau carregamento no solo,

comprometendo assim toda segurança do voo. A respeito desse

assunto, julgue os itens subsecutivos.

A aeronave estaticamente indiferente possui comportamento dinamicamente indiferente.

32 Q252568 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base nas regras de tráfego aéreo, julgue os itens a seguir,

relativos a espaço aéreo e organização dos serviços de tráfego

aéreo.

Os serviços de tráfego aéreo são prestados em todo o espaço aéreo que se superpõe ao território nacional, incluídos o espaço aéreo que tenha sido objeto de acordo regional de navegação aérea e as águas territoriais e jurisdicionais.

33 Q256498 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à estrutura e classificação do espaço aéreo, julgue os

itens a seguir.

Os serviços de controle de tráfego aéreo devem ser proporcionados para todos os voos IFR nos espaços aéreos classes A, B, C, D e E, e a todos os voos VFR nos espaços aéreos classes B, C e D.

34 Q254190 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos

máximos são parâmetros determinados durante o projeto de

fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a

evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em

risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue

os itens seguintes.

Os principais pesos estruturais de um avião são o peso máximo estrutural de decolagem (PMED), o peso máximo estrutural de pouso (PMEP) e o peso máximo zero combustível (PMZC).

35 Q260146 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à estrutura e classificação do espaço aéreo, julgue os

itens a seguir.

Considere que o piloto de uma aeronave tenha apresentado o seu plano de voo com o FL 200 e que, uma hora após a decolagem, tenha solicitado autorização para ascender para o FL 245, com a finalidade de evitar formações meteorológicas. Nesse caso, de acordo com a estruturação do espaço aéreo, a solicitação feita refere-se à saída do espaço aéreo inferior para o espaço aéreo superior.

37 Q253945 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em 24 de junho de 1994, durante um voo de treino para

um festival aéreo na base aérea norte americana de Fairchild, o

B-52H despenhou-se contra o solo, resultando na morte dos quatro

tripulantes e na perda da aeronave. De acordo com a comissão de

inquérito, esse acidente ocorreu devido à quebra das regras de

segurança na atitude de voo utilizada pelo piloto, pois ostentando

uma forte reputação por voar de modo agressivo, ele impôs uma

manobra arriscada submetendo a aeronave a uma curva de altíssima

inclinação, não conseguindo se recuperar da situação crítica a

tempo.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, a respeito

das reações aerodinâmicas em voo em curva.

Curvas tradicionais de grande inclinação poderão provocar fatores de cargas negativas.

38 Q251445 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso

máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens

de 85 a 89.

Uma pista que apresenta a codificação PCN 29/F/A/X/T possui pavimento flexível, subleito de alta resistência, média categoria de pressão máxima admissível dos pneus e avaliação técnica do pavimento.

39 Q252362 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base nas regras de plano de voo, julgue os itens a seguir.

Considere que um plano de voo tenha sido apresentado às 10:00Z na sala AIS de SBEG, com hora estimada de calços de fora (EOBT) para às 12:00Z e que, dada a necessidade de atrasar a decolagem, tenha sido preenchida e entregue uma DLA com EOBT para às 14:10Z. Nesse caso, o limite para outra modificação ou atraso será 14:55Z.

40 Q261371 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.

A densidade, propriedade mais importante do ar, considerando-se aspectos relacionados à aerodinâmica, é definida como a razão entre o volume e a massa de ar ocupada nesse volume.

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