Questões de Concursos: Técnico em Saúde Bucal

Prepare-se para a prova com questões de Técnico em Saúde Bucal de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

101 Q883883 | Odontologia, Equipamentos e Instrumentos Odontológicos, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Para garantir um espaço de trabalho seguro na cavidade bucal, protegido de umidade e com melhor campo de visão para o profissional durante um procedimento de restauração adota-se o isolamento absoluto. Sabendo disso, dentre as opções abaixo marque aquela que representa um instrumento necessário para realização do isolamento absoluto:

102 Q894636 | Odontologia, Diagnóstico Clínico e Radiográfico da Cárie, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Espera Feliz MG, Instituto Consulplan, 2024

Quando as medidas preventivas não são realizadas de forma efetiva, as bactérias presentes no biofilme convertem o açúcar dos alimentos que ingerimos em ácido. Após algum tempo, o ácido ataca o dente e causa desmineralização (perda de cálcio e fosfato) do esmalte o que marca o início da formação da cárie.

(Robinson & Bird, 2021.)

Qual é o primeiro sinal de desmineralização do esmalte?

104 Q882626 | Odontologia, Equipamentos e Instrumentos Odontológicos, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

O fórceps número 17 é indicado para exodontias de:

105 Q882628 | Odontologia, Equipamentos e Instrumentos Odontológicos, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

São instrumentos que deverão estar dispostos na bandeja clínica para a realização de uma exodontia simples do dente 17:

106 Q883674 | Informática, Windows, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

No Microsoft Windows 7 ou superior, qual é a função do Windows Explorer?

107 Q883951 | Odontologia, Equipamentos e Instrumentos Odontológicos, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Qual é o método físico mais utilizado na esterilização de instrumentos odontológicos?

108 Q893184 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Técnico em Saúde Bucal, SESMT, FGV, 2024

Entre os principais equipamentos odontológicos está o compressor, responsável por fornecer ar ao equipo e à unidade auxiliar. Parte da manutenção desse equipamento deve ser executada pela equipe auxiliar.
Sobre os procedimentos que devem ser executados diariamente pela equipe de trabalho, analise as afirmativas a seguir.

I. Drenar ou esgotar o filtro e o cilindro de ar ao final do expediente.
II. Fechar a válvula de drenagem do ar comprimido antes de ligar o compressor para início das atividades clínicas.
III. Regular a pressão dos filtros internos e externos.

Está correto o que se afirma em:

109 Q893188 | Odontologia, Técnico em Saúde Bucal, SESMT, FGV, 2024

Com relação à cárie dentária, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A cárie dentária é o resultado de uma dissolução química da superfície dentária causada por eventos metabólicos que ocorrem no biofilme que recobre a área afetada.
( ) Existem superfícies dentárias que são mais susceptíveis à cárie dentária, enquanto outras partes do dente são mais resistentes, em razão da espessura da dentina.
( ) A cárie dentária não é o resultado do desequilíbrio fisiológico entre o conteúdo mineral do dente e o fluido do biofilme, devendo-se somente a presença de microrganismos.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

110 Q893194 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Técnico em Saúde Bucal, SESMT, FGV, 2024

Com relação à oclusão dental, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Na escala de prioridades dos problemas de saúde bucal, a maloclusão costuma figurar na terceira posição, atrás apenas da cárie dentária e das doenças periodontais. ( ) Hábitos bucais como a sucção de dedos ou de língua não têm a capacidade de causar maloclusão. ( ) A projeção da língua durante a fala ou deglutição é uma das possíveis causas de maloclusão.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.