Questões de Concursos: Tenente Cirurgia Pediátrica

Prepare-se para a prova com questões de Tenente Cirurgia Pediátrica de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q684660 | Medicina, Tenente Cirurgia Pediátrica, Polícia Militar MG, PM MG

Considerando a Resolução CFM nº 1931/2009 (Código de Ética Médica), em relação ao Capítulo XIII, que trata de publicidade médica, marque a alternativa CORRETA:

22 Q687187 | Medicina, Tenente Cirurgia Pediátrica, Polícia Militar MG, PM MG

Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
I – A apendicite aguda constitui a causa mais frequente de abdome agudo inflamatório na infância, sendo o principal fator desencadeante a obstrução da luz apendicular.
II – Ocorrendo a formação de granuloma no interior do estoma de traqueostomia, o que é mais comum, este deve ser totalmente excisado.
III – A principal causa de pancreatite aguda em crianças é de origem traumática, sendo o tratamento cirúrgico rapidamente instituído, como a gastroduodenopancreatectomia a Whipple.

23 Q681264 | Medicina, Tenente Cirurgia Pediátrica, Polícia Militar MG, PM MG

Marque a alternativa CORRETA com relação aos acessos vasculares.

24 Q685092 | Medicina, Tenente Cirurgia Pediátrica, Polícia Militar MG, PM MG

Com relação ao Tumor de Wilms é CORRETO afirmar:

25 Q685342 | Medicina, Tenente Cirurgia Pediátrica, Polícia Militar MG, PM MG

Considerando as atresias duodenais, analise as assertivas abaixo e marque a resposta CORRETA.
I - As atresias duodenais podem apresentar malformações associadas em 70% dos casos, como Síndrome de Down, má rotação intestinal e cardiopatias congênitas.
II - No quadro clínico das atresias duodenais o abdome encontra-se distendido ao nascimento, com presença de polihidrâmnio em 50% dos casos e vômitos não biliosos em 60% dos casos.
III - As atresias duodenais classificam-se em 03 tipos, sendo que no tipo 3 os fundos cegos do duodeno são unidos por um cordão fibroso.

26 Q686810 | Medicina, Tenente Cirurgia Pediátrica, Polícia Militar MG, PM MG

Sobre a atresia de esôfago, marque a resposta CORRETA:

27 Q685042 | Medicina, Tenente Cirurgia Pediátrica, Polícia Militar MG, PM MG

Considerando as anomalias relacionadas à localização do meato uretral, assinale “V” para a (s) assertiva (s) verdadeira (s) e “F” para a (s) falsa (s).
( ) A posição do meato uretral médio-peniana é o tipo mais frequente de hipospádia.
( ) A etiologia da hipospádia está possivelmente associada à falta de fusão das pregas uretrais ou falhas na canalização da uretra glandar devido à ação deficiente da testosterona fetal.
( ) A complicação mais comum da correção cirúrgica de hipospádia é a estenose da neo-uretra.
( ) A epispádia é uma anomalia rara, mais comum no sexo feminino.
( ) O tratamento cirúrgico da epispádia no sexo masculino consiste na uretroplastia com correção do encurvamento dorsal peniano e reconstrução do colo vesical quando há incontinência urinária.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas na ordem de cima para baixo.

28 Q690937 | Medicina, Tenente Cirurgia Pediátrica, Polícia Militar MG, PM MG

Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
I - No tratamento cirúrgico das malformações pulmonares congênitas em pacientes pediátricos são consideradas causas de estridor na infância, em primeiro lugar a Estenose Subglótica e em segundo lugar a Laringomalacia.
II - O Ultrassom pré-natal não é o método mais comum de diagnóstico de anomalias congênitas torácicas.
III - Na avaliação do paciente cirúrgico pediátrico no pré-operatório, considera-se grau III, a desidratação grave como perda de 5 a 10 % do peso corporal da criança.

29 Q694465 | Medicina, Tenente Cirurgia Pediátrica, Polícia Militar MG, PM MG

Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
I – A doença de rim policístico é transmitida por gene autossômico dominante e se manifesta por renomegalia bilateral, geralmente simétrica, associada à insuficiência renal.
II – A ureterocele consiste numa dilatação cística da porção terminal do ureter e causa obstrução ao fluxo urinário, acomete seis vezes mais frequente o sexo feminino e sua etiologia está relacionada com a persistência de uma membrana chamada Membrana de Chawalla cobrindo o orifício ureteral, na fase embrionária
III – Na obstrução da junção ureteropélvica, os parâmetros clássicos para indicação cirúrgica são: diâmetro ântero-posterior da pelve ao redor de 15 mm, espessura do parênquima renal de 5 mm e função relativa em torno de 40% do rim.

30 Q682830 | Medicina, Tenente Cirurgia Pediátrica, Polícia Militar MG, PM MG

Um bebê de 40 semanas de gestação, cuja mãe não fez pré-natal, apresenta defeito de parede abdominal com evisceração de duas hemiplacas de bexiga e uma cecal/intestinal. Com relação às placas vesicais, a placa intestinal está em qual posição?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.