Questões de Concursos: Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais

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11 Q805126 | Legislação e Decretos, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPE

Com base no que dispõe o Decreto n.º 7.611/2011, julgue os itens subsequentes. Cabe à União oferecer apoio técnico e financeiro aos sistemas públicos de ensino dos estados, dos municípios e do Distrito Federal de modo a viabilizar a ampliação do atendimento educacional especializado ofertado às pessoas com deficiência.

12 Q823101 | Legislação Federal, Lei 12319 2010, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPE

No que se refere à Lei n.º 12.319/2010, julgue os itens a seguir. A formação de tradutor e intérprete em nível médio poderá ser realizada por meio de cursos de educação profissional, reconhecidos pelo sistema que os credenciou, de cursos de extensão universitária ou de cursos de formação continuada promovidos pelas instituições de ensino superior e pelas instituições credenciadas por secretarias de educação.

13 Q805649 | Legislação e Decretos, Decreto n 5626 2005 dispõe sobre o uso e a difusão da LIBRAS nas instituições públicas, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao intérprete educacional, sua atuação e formação. De acordo com o Decreto n.º 5.626/2005, o profissional tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais ouvinte deverá possuir nível superior e competência e fluência na LIBRAS a fim de realizar a interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, tendo a base mais forte em língua portuguesa.

14 Q686309 | Interpretação Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC

De acordo com a Lei 12.319/2010, são atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas atribuições, as listadas abaixo, EXCETO:

15 Q651934 | Códigos de Ética, Código de Ética do tradutor e intérprete de libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPE

Em relação ao código de ética do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue os itens que se seguem. Ao atuar, o intérprete deve avaliar se possui nível de competência para atender à palestra a ser interpretada. Caso seja necessário, deve procurar a assistência de outros intérpretes ou reconhecer se deve ou não acertar a tarefa.

16 Q693206 | Interpretação Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC

A palavra em português, correspondente à seguinte descrição do sinal em LIBRAS: “mão esquerda em D horizontal, palma para baixo, dedo indicador apontando para a frente; mão direita em V invertido, palma para dentro, tocando o indicador esquerdo. Mover as mãos para frente”, é:

17 Q691729 | Interpretação Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC

Para a boa visualização da interpretação em meios de comunicação televisivos, os intérpretes devem atender às condições abaixo relacionadas, EXCETO:

18 Q805049 | Legislação e Decretos, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPE

Com base no que dispõe o Decreto n.º 7.611/2011, julgue os itens subsequentes. Entre os objetivos do atendimento educacional especializado incluem-se garantir que as ações da educação especial aconteçam de forma transversal no ensino regular.

19 Q681514 | Interpretação Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC

A Referenciação em LIBRAS requer o estabelecimento de um local no espaço de sinalização, uma vez que se trata de uma língua visuoespacial. Dentre os mecanismos abaixo listados, aquele que NÃO satisfaz o Processo de Referenciação é:

20 Q823258 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPE

No que se refere à inclusão e à acessibilidade das pessoas com deficiência, julgue os seguintes itens. Na LDB, não há previsão legal que garanta educação especial para o trabalho nos casos de pessoas com deficiência que demonstrem inaptidão para o exercício do trabalho competitivo.
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