Questões de Concursos: Vice

Prepare-se para a prova com questões de Vice de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q808258 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção incorreta quanto ao tratamento dado pela LDB à liberdade da iniciativa privada no ensino.

12 Q397086 | Direito Administrativo, Regime Disciplinar, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

As penalidades disciplinares previstas na Lei n.°  8.112/1990 incluem a

13 Q809511 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Foi solicitado que o vice-diretor comparecesse na sala da coordenação do Ensino Fundamental, pois a coordenadora possuía dúvidas sobre a conduta inadequada de um professor. O professor havia exposto um aluno por ter errado uma questão simples de Matemática, deixando-o constrangido frente aos colegas de sala. Este, por sua vez, pediu para ir ao banheiro e dirigiu-se à coordenação, em busca de uma punição ao professor que o havia “agredido”. O vice-diretor, então, explicou que a conduta inadequada do professor infringia um artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Sendo assim, é correto afirmar que o professor

14 Q324036 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Antônio, de 31 anos, está matriculado numa turma do curso noturno da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ele procura a direção da escola para saber se terá de frequentar as aulas de Educação Física, oferecidas fora do período escolar que estuda. O vice-diretor esclarece que a Educação Física integra-se à proposta pedagógica da escola, sendo a sua prática facultativa, caso o aluno se enquadre nas seguintes condições, exceto:

15 Q428015 | Direito Constitucional, Educação, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um aluno, que possui deficiência mental, mudou-se para Campinas e deseja adentrar em uma escola de educação básica para terminar o Ensino Fundamental. Contudo, a mãe dele estava com dificuldades para conseguir vagas, pois já havia se passado um terço do ano letivo. A vice-diretora de uma escola, assumindo temporariamente o cargo da diretora em licença, negou-se a aceitar o aluno, mesmo com diversas vagas disponíveis, alegando não existir suporte para o ensino-aprendizagem deste aluno, visto que demandava cuidados especiais. A vice-diretora sequer tentou encaixá-lo em uma turma, alegando, ainda, que a entrada deste aluno acarretaria uma queda na média dos demais alunos e que a mãe dele deveria procurar uma instituição particular com ensino voltado à Educação Especial. De acordo com a Constituição Federativa da República do Brasil, a vice-diretora infringiu

16 Q817523 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

D. Cristina, mãe de Alice, de 6 anos, veio até a escola de Ensino Fundamental para saber porque a criança não tinha sido encaminhada para uma turma do 1º ano, e permaneceu na pré-escola. Conta que tem uma sobrinha com a mesma idade de sua filha, que faz aniversário uma semana antes, e ela conseguiu vaga no 1º ano de uma EMEF, perto da casa onde mora. Após verificar todos os documentos que a mãe apresentou, a vice-diretora deu o seu parecer sobre o ocorrido baseando-se na LDBEN, que foi o seguinte:

17 Q818384 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

De acordo com a LDBEN, assinale a alternativa incorreta sobre o Ensino Fundamental.

18 Q328149 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Discutia-se, na sala de reuniões de uma escola, a importância do aluno e da Educação para o futuro. Este assunto começou a ganhar força por volta da década de 1920, quando o aluno era o centro das atenções. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

19 Q323515 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Analise as cenas abaixo comuns nas escolas.

Cena 1: os estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de avisos. De um modo geral, são os resultados de final de ano ou de bimestre que irão informá-los sobre possíveis recuperações ou reprovações. Cena 2: estudantes que só copiam da lousa e do livro e que necessitam, também, copiar as tarefas dos outros ou a tarefa que o colega ao lado está realizando. Assinale a alternativa que apresenta o que essas cenas representam, respectivamente.

20 Q324095 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.