Questões de Concursos: Zootecnista

Prepare-se para a prova com questões de Zootecnista de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q35615 | Zootecnia, Zootecnista, IFPA

Segundo a instrução normativa nº 13 de 2004 do MAPA, os aditivos podem ser classificados em categorias. Marque a alternativa INCORRETA sobre os exemplos de aditivos dentro de cada categoria.

12 Q265817 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

Na formulação de rações, deve ser levada em consideração a qualidade dos ingredientes ou matérias-primas em sua forma natural ou subprodutos derivados de processamentos diversos. O controle de qualidade das matérias-primas é parte do sistema de produção de rações.

Considerando os aspectos relacionados ao controle de qualidade na matéria-prima para ração de cães ou gatos, avalie as afirmações que se seguem.

I. No controle de qualidade dos ingredientes de origem animal, destacam-se presença de contaminação bacteriana, peroxidação de gorduras, presença de poliaminas, variabilidade na composição e digestibilidade de nutrientes e energia.

II. No controle de qualidade dos ingredientes vegetais, destacam-se presença das micotoxinas, contaminação química, variações na composição dos ingredientes, presença de fatores antinutricionais e, em determinadas situações, a deterioração.

III. No controle de qualidade dos ingredientes, deve-se estabelecer o programa de seleção dos fornecedores, que são previamente cadastrados e qualificados. As matériasprimas com contaminação química, física ou microbiológica que não podem ser eliminadas, ou manipuladas em limites dentro dos padrões estabelecidos, devem ser rejeitadas.

É correto o que se afirma em

13 Q265528 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

O fósforo é um nutriente essencial para todas as plantas e animais. Ele também é um dos três macronutrientes básicos (NPK) dos fertilizantes químicos comerciais, sendo, portanto, fundamental para o atual sistema de produção mundial de alimentos. As frequentes preocupações ambientais a respeito das reservas naturais de fosfatos têm incentivado a busca por fontes alternativas. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Entre as soluções para a escassez das reservas de fosfato, estão a reciclagem, o aumento da eficiência na gestão dos nutrientes na agricultura e a recuperação dos nutrientes contidos nos resíduos (tais como águas servidas, esterco animal e excreta humana).

PORQUE

II. As reservas naturais de fosfatos conhecidas e que são de exploração economicamente viável são renováveis.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

14 Q35611 | Zootecnia, Zootecnista, IFPA

Quanto ao metabolismo e partição de energia em animais monogástricos, é INCORRETO afirmar.

15 Q265805 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

O solo constitui o substrato para as atividades agropastoris e sua qualidade é dependente do manejo ao qual é submetido. Na definição de qualidade do solo, está implícita a noção de sustentabilidade, na qual um sistema sustentável deve ser o mais parecido possível com um sistema natural, em que a interferência do ser humano seja a mínima necessária. Porém, para a implantação de uma cultura, o preparo do solo deverá fornecer condições necessárias até certa profundidade, favorecendo o desenvolvimento do sistema radicular e, consequentemente, levando a uma produção máxima dentro das possibilidades de clima e nutrição da planta.

EVANGELISTA, A.R.; LIMA, J.A. Formação de pastagem: primeiro passo para a sustentabilidade. In: OBEID, J.A.; PEREIRA, O.G.; FONSECA, D.M.; NASCIMENTO JUNIOR, D. (Coord.). Simpósio sobre manejo estratégico de pastagem. 1ª ed. Viçosa-MG: Universidade Federal de Viçosa, 2002. p.1-41.

Considerando a importância do preparo e do manejo sustentável do solo, avalie as afirmações que se seguem.

I. O preparo do solo deve propiciar o máximo escoamento da água da chuva, a fim de evitar acúmulo da água.

II. No preparo do solo, devem ser incorporados restos de culturas e deve ser feito o controle de plantas daninhas.

III. As operações de preparo do solo, tais como a aração e a gradagem, proporcionam modificações físicas que diminuem os riscos de erosão.

IV. O solo preparado deve ficar suficientemente solto e em condições adequadas para receber as sementes ou as mudas da espécie forrageira a ser implantada.

V. No preparo do solo, devem ser utilizadas práticas de uso e manejo que evitem a pulverização e a compactação e que o protejam da ação erosiva das chuvas.

É correto apenas o que se afirma em

16 Q265949 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

Atualmente, a avicultura brasileira apresenta diferentes tipos de instalações e equipamentos, dependendo do tempo de implantação da granja e do seu grau de atualização tecnológica. A localização da granja e as características da região têm forte influência sobre os parâmetros produtivos do frango de corte. Como exemplo, considere uma granja avícola localizada em uma região com altitude variando de 800 até 1 000 metros, temperatura média de 33°C e umidade relativa do ar de 82%. As aves dessa granja, aos 28 dias de idade, foram alojadas em um galpão do tipo convencional. Diante dessa situação e objetivando garantir um bom desempenho zootécnico, está correto

17 Q35603 | Zootecnia, Zootecnista, IFPA

Em termos práticos, o objetivo de toda granja é ser livre do maior número possível de doenças. A condição de estar livre do maior número de doenças é o principal fator de eficiência e rentabilidade. Quanto aos itens que devem compor o plano de biosseguridade:

I- A localização das granjas é o fator isolado mais importante de introdução de novas doenças, pois o risco é variável, dependendo das barreiras naturais, climáticas e fenômenos meteorológicos.
II- A introdução de material genético não é um risco. O maior risco é o contato homem-animal, pois insere novos agentes na criação.
III- O trânsito na granja deve ser adequado por um fluxograma de pessoal entre salas ou setores, transporte de material entre locais, galpões e salas, para evitar transmissão de agentes patogênicos.

Estão CORRETAS, apenas as afirmativas:

18 Q35599 | Zootecnia, Zootecnista, IFPA

No período entre as décadas de 1970 e 1990, a produção animal no país se intensificou, com base em sistemas produtivos com manejo e instalações que são considerados, por muitos, agressivos aos animais. Na última década a produção industrial de animais tem sido revista, e algumas técnicas têm sido aos poucos abolidas visando o bem-estar dos animais sem, contudo, causar grandes perdas produtivas. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:

19 Q265812 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

Inúmeros fatores interferem na qualidade da água na piscicultura, resultantes dos processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem nos ecossistemas aquáticos. O principal fator responsável pela presença de amônia nos sistemas de criação de peixes é a entrada de grandes quantidades de compostos orgânicos e inorgânicos, por meio de adubos, fertilizantes e rações, os quais contêm níveis elevados de nitrogênio e fósforo.

PEREIRA, L.P.F.; MERCANTE, C.T.J. A amônia nos sistemas de criação de peixes e seus efeitos sobre a qualidade da água. Uma revisão. Boletim do Instituto de Pesca, São Paulo, v.31, n.1, p.81-88, 2005.

Considerando os efeitos da amônia sobre a qualidade da água nos sistemas artificiais de criação de peixes, avalie as afirmações que se seguem.

I. O nível de amônia aumenta proporcionalmente ao aumento da quantidade de alimento fornecido aos peixes e em situação de temperatura e pH elevados, promovendo a formação de amônia não ionizada (NH3), tóxica para os organismos aquáticos.

II. Nos viveiros em piscicultura, o principal local de ocorrência da desnitrificação é no sedimento, pois, além das baixas condições de oxigenação, há disponibilidade de grande quantidade de substratos orgânicos.

III. Nos viveiros em piscicultura, especialmente quando o pH é ácido ou neutro, a amônia formada é instável, sendo convertida por hidratação a íon amônio (NH4+).

É correto o que se afirma em

20 Q35594 | Zootecnia, Zootecnista, IFPA

O sumário de touros deve ser considerado um importante instrumento para a seleção, uma vez que ele apresenta, anualmente, de uma forma objetiva, a melhor estimativa do valor genético dos touros para características de importância econômica relacionadas à produção de carne.
No entanto, nem todas as características de interesse na seleção são passíveis de serem analisadas sob o aspecto da genética quantitativa, de modo que o sumário de touros deve ser considerado uma ferramenta auxiliar de seleção.
Felizmente, a cada ano essa ferramenta vem sendo cada vez mais aprimorada e mais utilizada por empresas de inseminação artificial, por técnicos que prestam serviços de assessoria e pelos criadores, de um modo geral.


(Informação retirada do site EMBRAPA Gado de Corte)

Com relação às informações contidas em sumários utilizados na bovinocultura de corte e de leite, assinale a alternativa INCORRETA.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.