Questões de Concursos: Agrimensura

Prepare-se para a prova com questões de Agrimensura de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q782848 | Agrimensura, Técnico em Agrimensura, UFFS, FEPESE

Uma rampa de –2%, iniciada no ponto A na estaca 10+12,40 m e com cota de 164,897 m, foi alterada para +3%.

Qual a nova cota do ponto B que possuía cota 160,897 m antes da alteração?

22 Q783365 | Agrimensura, Técnico de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo, DECEA, CESGRANRIO

São exemplos de relacionamentos topológicos binários:

23 Q782852 | Agrimensura, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da geodésia e cartografia, julgue os itens a seguir.

Em topografia, considera-se somente a medida dos ângulos contidos em dois planos — o horizontal, nas operações de planimetria, e o vertical, nas operações de altimetria —, sendo os ângulos do plano horizontal chamados de ângulos horizontais ou azimutais, e os do plano vertical, ângulos verticais ou zenitais.

24 Q782898 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

Em sensoriamento remoto, um sistema sensor pode ser definido como qualquer equipamento capaz de transformar alguma forma de energia em um sinal passível de ser convertido em informação sobre o ambiente. No caso específico do sensoriamento remoto, a energia utilizada é a radiação eletromagnética. O equipamento que registra irradiações diretas ou refletidas de fontes naturais, e depende de uma fonte de radiação externa para que possa operar, como por exemplo câmara fotográfica, é denominado:

25 Q782813 | Agrimensura, Engenheiro Geodesia Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O geoide é a representação mais aproximada da forma de Terra. Contudo, não há uma equação matemática determinística para descrevê-lo. No entanto, existem métodos que são utilizados para modelar o geoide, dentre os quais, destaca-se um em que são empregadas as componentes do desvio da vertical, obtidas a partir das coordenadas astronômicas e das coordenadas elipsóidicas de um mesmo ponto. Esse método é denominado

26 Q839240 | Agrimensura, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Engenharia de Agrimensura, CESPE CEBRASPE, 2021

Fotointerpretação pode ser definida como ato de identificar objetos e feições do terreno registradas em fotografias aéreas, enquanto fotogrametria envolve medições desses mesmos objetos ou feições. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.

O IBGE definiu normas técnicas de mapeamento de vegetação que obrigam à representação das formações campestre, savânica e florestal pelas variações da cor verde, do mais claro para o mais escuro, respectivamente.

27 Q783554 | Agrimensura, Engenheiro, FUNAI, ESAF

Uma carta topográfica de nomenclatura SH.22-ZA- I-3-NW foi obtida a partir de desdobramentos sucessivos da Carta Internacional do Mundo, ao Milionésimo (CIM). A escala, o fuso UTM e o meridiano central dessa carta topográfica são iguais a:

28 Q783105 | Agrimensura, Técnico em Agrimensura, COPEL PR, UFPR

O Decreto-Lei nº 2.300, de 21 de novembro de 1986, determina, em seu artigo 6º, que "as obras e os serviços só podem ser licitados quando houver Projeto Básico aprovado pela autoridade competente", e o mesmo diploma legal conceitua, em seu artigo 5º, inciso VII, o projeto básico como "o conjunto de elementos que defina a obra ou serviço, ou o complexo de obras ou serviços objeto da licitação, e que possibilite a estimativa de seu custo final e prazo de execução". Considerando as principais características de um projeto básico, segundo a Resolução nº 361/1991, do Conselho Federal de Arquitetura e Agronomia, e a Lei 8.666/1993, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras e serviços, considere as seguintes afirmativas:

1. O projeto básico deve definir quantidades e custos de serviços e fornecimentos com precisão compatível com o tipo e porte da obra, como forma de se determinar o custo global da obra com precisão aproximada de 5%.

2. Devem constar dois tipos de orçamento: o primeiro é provisório e deve servir para a concessão de licença de instalação; o segundo deve ser detalhado e baseado em estudo de gestão.

3. O projeto básico deve detalhar programas ambientais de maneira compatível ao porte da obra, de modo a assegurar sua implantação de forma harmônica com os interesses regionais.

4. Nos empreendimentos realizados em situações como casos de guerra e graves perturbações da ordem, o Projeto Básico poderá ser dispensado.

Assinale a alternativa correta.

29 Q783112 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, CREA RJ, CONSULPLAN

Antes dos anos 1980, uma cidade que decidisse construir um novo prédio de escola, um estacionamento, ou alguma outra instalação pública teria um longo e tedioso trabalho para obter as informações. Após tais informações serem finalmente obtidas, todas elas deveriam ser reunidas de alguma forma para que pudessem ser usadas.” Essas informações deveriam ser reunidas em formato de computador que possibilitasse a todos armazenar, recuperar e mostrar feições naturais e artificiais do terreno. O resultado é um Sistema de Informações Geográficas (SIG). São níveis temáticos de alguns dos itens necessários para um SIG típico de zona urbana, EXCETO:

30 Q783134 | Agrimensura, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

Com relação à Lei Complementar nº 131, de 06 de novembro de 2011, que dispõe sobre a regularização fundiária de interesse social em imóveis no Estado do Rio de Janeiro, é correto afirmar que
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.