Questões de Concursos: Arquitetura de Software

Prepare-se para a prova com questões de Arquitetura de Software de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

171 Q907027 | Arquitetura de Software, Tecnologia da Informação, CENSIPAM, IADES, 2024

Acerca dos soquetes em uma comunicação sob o protocolo TCP/IP, assinale a alternativa correta.

173 Q907031 | Arquitetura de Software, Tecnologia da Informação, CENSIPAM, IADES, 2024

Com relação ao domínio do desempenho de entrega em um projeto de TI, assinale a alternativa correta.

174 Q907561 | Arquitetura de Software, Desenvolvimento e Transformação Digital, CELESC, ACAFE, 2024

O MPSBR, Melhoria do Processo de Software Brasileiro, é um programa da Softex, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que teve início em dezembro de 2003. Seu objetivo é melhorar a capacidade de desenvolvimento de software, os serviços e as práticas de gestão de RH na indústria de TIC. O MPSBR apresenta vários modelos a serem seguidos para o desenvolvimento de software. Um deles é o MPS BR SW 2023.

I. Foi projetado para ser compatível com a ISO/IEC/IEEE 12207:2017 e CMMI V 2.0, garantindo que o modelo esteja alinhado com as práticas de qualidade globalmente reconhecidas.

II. Detalha especificações para cada nível de capacidade de processo, desde o Nível G (gerenciado) até o Nível A (em otimização), proporcionando uma estrutura mais clara para as organizações que buscam melhorar seus processos.

III. Inclui requisitos adicionais para monitoramento e controle, ampliando o foco em gerência de riscos e tratamento de dependências críticas.

IV. Apresenta refinamento na rastreabilidade e na validação de requisitos, exigindo maior envolvimento das partes interessadas.

Sobre o modelo MPS BR SW 2023, é CORRETO se afirmar em:

175 Q907562 | Arquitetura de Software, Desenvolvimento e Transformação Digital, CELESC, ACAFE, 2024

Boas práticas para o desenvolvimento de software são ações que dependem apenas dos programadores para serem utilizadas e têm influência direta na evolução do aplicativo, pois são relacionadas ao próprio código-fonte. O objetivo de se utilizar estas práticas é melhorar a legibilidade do código ou a arquitetura dele.

Neste contexto, associe as duas colunas, relacionando as boas práticas de desenvolvimento de software aos seus conceitos básicos (pode haver mais de um conceito relacionado a um termo).

1 - TDD (Test Driven Development).

2 - Clean Code.

3 - Clean Architecture.

( ) Preconiza que os testes de software devem ser escritos antes da codificação propriamente dita, possibilitando alcançar 100% de cobertura do código.

( ) Orienta os desenvolvedores a escreverem códigos facilmente compreendidos por outros desenvolvedores.

( ) Tem por objetivo padronizar e organizar o código desenvolvido, favorecer sua reusabilidade, bem como sua independência tecnológica.

( ) Segue o modelo F.I.R.S.T. (Fast, Isolated, Repeatable, Self verifying, Timely).

( ) Baseia-se em entidades e casos de uso, adaptadores, frameworks externos, regras de dependência e fluxos de controle.

( ) Baseia-se nos princípios de legibilidade, manutenibilidade, simplicidade, documentação, abstração adequada e testabilidade.

A sequência CORRETA dessa associação é:

176 Q902190 | Arquitetura de Software, Analista de Tecnologia da Informação/Área Sistemas, UFRPE, FADURPE, 2024

Considere as proposições a seguir, cada uma explicando um dos quatro quadrantes referentes ao conceito de dívida técnica (technical debt), popularizado por Martin Fowler. Assinale a alternativa que define de maneira incorreta um dos quadrantes.

177 Q907566 | Arquitetura de Software, Desenvolvimento e Transformação Digital, CELESC, ACAFE, 2024

Considerando os passos a seguir, indique qual alternativa apresenta passos que fazem parte do processo de contagem da métrica de Pontos de Casos de Uso (PCU): I.

I.Relacionar os atores, classificá-los de acordo com seu nível de complexidade (simples, médio ou complexo) atribuindo, respectivamente, os pesos 1, 2 ou 3.

II. Contar os casos de uso e atribuir o grau de complexidade, sendo a complexidade baseada no número de classes e transações.

III. III.Calcular PCUs não ajustados, também chamados de PCUNA.

IV. Determinar o fator de complexidade técnica. Os fatores de complexidade técnica variam numa escala de 0 a 5, de acordo com o grau de dificuldade do sistema a ser construído. O valor 0 indica que o grau não está presente ou não é influente, 3 indica a influência média e o valor 5 indica influência significativa através de todo o processo.

V. Determinar o fator de complexidade ambiental. Os fatores de complexidade ambientais indicam a eficiência do projeto e estão relacionados ao nível de experiência dos profissionais.

Assinale a alternativa CORRETA:

178 Q902191 | Arquitetura de Software, Analista de Tecnologia da Informação/Área Sistemas, UFRPE, FADURPE, 2024

O modelo de visão 4 + 1 de arquitetura de software proposto por Kructhen sugere que deve haver quatro visões fundamentais de arquitetura. Assinale a alternativa que nomeia corretamente as quatro visões.

179 Q907568 | Arquitetura de Software, Desenvolvimento e Transformação Digital, CELESC, ACAFE, 2024

O desenvolvimento de um software requer uma série de controles de processos. Um deles refere-se ao controle de versões do código utilizado. Ele é considerado como modelo ou estratégia, ou fluxo de trabalho, muito utilizado por equipes de desenvolvimento de software, a fim de auxiliar na organização do versionamento de códigos. Este conceito refere-se a:

180 Q907571 | Arquitetura de Software, Desenvolvimento e Transformação Digital, CELESC, ACAFE, 2024

No contexto SQL, o nome dado a um tipo especial de procedimento armazenado, que é executado sempre que há uma tentativa de modificar os dados de uma tabela que é protegida por ele, é.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.