Questões de Concursos: Aviação Civil

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1 Q256038 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso

máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens

de 85 a 89.

É possível empregar o improved climb performance para aumentar o peso de decolagem, desde que o peso máximo de performance seja limitado pela pista.

2 Q258579 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito das boas práticas de manutenção, julgue os itens seguintes.

Na realização de um reparo estrutural em uma aeronave metálica, é recomendável que a distância do centro dos rebites até a borda da chapa seja menor que duas vezes o diâmetro do rebite.

3 Q260608 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o que dispõe o CBA acerca de licenças e certificados,

bem como de infrações praticadas por aeronauta, operador,

concessionária ou permissionária de serviços aéreos, julgue os itens

seguintes.

Embora a licença de tripulante seja permanente, vencida a

validade do certificado de habilitação técnica ou de capacidade

física da licença de tripulante, o seu titular fica restrito a

exercer a função nele especificada por somente mais trinta

dias, improrrogáveis.

4 Q253124 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), julgue os itens que se seguem.

Os fatores contribuintes para um acidente ou incidente aeronáutico são classificados em fatores contribuintes humanos e fatores contribuintes técnicos.

6 Q259073 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota,

julgue os itens de 97 a 102.

Regimes de cruzeiro de longo alcance, quando comparados a regimes de cruzeiro de máximo alcance, apresentam alcance específico menor e velocidade de voo maior.

7 Q261267 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Diferentemente da maioria dos aviões, os helicópteros podem pairar no ar, situação em que várias forças permanecem atuantes no helicóptero. Com relação a esse assunto, julgue o item abaixo.

Quando o helicóptero paira no ar, a sustentação criada pelas pás do rotor principal é igual em todas as posições correspondentes em torno do disco principal.

8 Q257538 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os sistemas de uma aeronave relacionam-se entre si e entre suas partes, elementos ou unidades, funcionando de maneira organizada, com o objetivo de manter a aeronave em funcionamento. Acerca dos diferentes sistemas das aeronaves, julgue os itens a seguir

A fuselagem consiste na parte do avião em que estão fixadas as asas e a empenagem, sendo a estrutura semimonocoque a mais utilizada nos aviões atuais.

9 Q258863 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso

máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens

de 85 a 89.

No processo de improved climb, aumentam-se as velocidades V1 e VR, enquanto a velocidade V2 permanece inalterada.

10 Q252417 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O controle do peso e do balanceamento é um dos itens que mais afetam a segurança de voo de uma aeronave e a sua inobservância tem provocado acidentes. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Uma carga embarcada de 10 kgf colocada a 10 m de distância do centro de gravidade de uma aeronave influencia mais no balanceamento desta, que uma carga de 40 kgf colocada a 1 m de distância desse mesmo centro.

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