Questões de Concursos Públicos: Ciência Forense

Resolva online questões de Ciência Forense para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q650009 | Ciência Forense, Papiloscopista, SECTEC GO, FUNIVERSA

Acerca de aspectos da medicina legal, assinale a alternativa correta.

12 Q649985 | Ciência Forense, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Cada um dos próximos itens apresenta uma causa jurídica de morte de vítima examinada por médico legista, associada a uma proposta de conclusão, devendo ser julgado certo, se a associação causa/conclusão estiver correta, ou errado, em caso contrário.

Vítima apresentando congestão compressiva de Perthes. Conclusão: suicídio.

13 Q650029 | Ciência Forense, Analista do Ministério Público, MPE RN, FCC

Constitui indício específico de tiro encostado apresentar o ferimento de entrada de projetil de arma de fogo:

14 Q649983 | Ciência Forense, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Um entomologista forense foi chamado para o local de um crime, em meio a uma mata, onde se encontrava o corpo de um homem morto sobre a serrapilheira. Grandes quantidades de larvas de moscas foram encontradas em uma linha reta ao longo do pescoço e em diversas partes do braço e do peito, sempre ao longo de retas.

Considerando a situação hipotética descrita acima e que entomologia forense é a aplicação de pesquisa com insetos para uso legal, de forma a auxiliar na compreensão de fatos importantes que envolvem um crime, julgue os seguintes itens.

É esperado que a maior densidade de pupas por metro quadrado esteja sobre o cadáver.

15 Q649987 | Ciência Forense, Auxiliar de Perícia de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

A respeito dos agentes térmicos e de sua implicação na perícia forense, julgue os itens que se seguem.

As mortes relacionadas a exercícios extenuantes, em ambientes escaldantes, podem ser comprovadas por perícia médico-legal, durante necropsias, por meio apenas da análise do estado dos rins, uma vez que estão relacionadas a processos de hipertermia, desidratação e hipovolemia.

16 Q650036 | Ciência Forense, Analista de Identificação Civil, DETRAN RJ, EXATUS EXATUSPR

Juan Vucetich, (1858-1925) Criminalista argentino nascido em Lessina, Dalmacia às margens do Adriático, território da atual Croácia, criador do sistema datiloscópico, conforme o sistema desenvolvido marque a resposta correta:

17 Q649986 | Ciência Forense, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Do ponto de vista médico-legal, identidade e identificação têm conceitos distintos. Enquanto identidade é o conjunto de características que individualizam a pessoa, tornando-a única, identificação é o processo pelo qual se determina a individualização. Com base nessas informações e nos múltiplos conhecimentos a elas relacionados, julgue os itens a seguir, referentes à identidade e à identificação no contexto da antropologia forense.

A metodologia papiloscópica, anteriormente denominada datiloscópica, consiste na comparação entre os desenhos coletados nos dedos de uma pessoa, ou por ela depositados em objetos ou superfícies, e os desenhos arquivados em bancos de dados de impressões digitais.

18 Q649991 | Ciência Forense, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relacionados a perícias e a laudos médico-legais.

Os instrumentos contundentes podem provocar lesões em áreas do corpo mais ou menos distantes da região atingida pelo impacto. As ações desses instrumentos, nesses casos, são denominadas indiretas. Alguns tipos de traumatismo craniano, nos quais se observa lesões por contragolpe no encéfalo, exemplificam essa situação.

19 Q649989 | Ciência Forense, Delegado de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Em relação à perícia médico-legal, julgue os itens que se seguem.

Conceitua-se lesão como a atuação de uma energia externa (física, mecânica ou química) sobre o corpo da pessoa, com intensidade suficiente para provocar desvio da normalidade, com ou sem expressão morfológica; trauma corresponde à alteração estrutural proveniente da agressão ao organismo, podendo ser visível macro ou microscopicamente.

20 Q649905 | Ciência Forense, Fotográfo Criminalístico, SECTEC GO, FUNIVERSA

Acerca do formato de imagem RAW, assinale a alternativa correta.