Questões de Concursos: Comércio Internacional

Prepare-se para a prova com questões de Comércio Internacional de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q166070 | Comércio Internacional, Integração econômica nas Américas: ALALC, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Na América Latina coexistem diferentes esquemas de integração econômica. Considerando este fato, assinale a opção que expressa corretamente as relações entre a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

52 Q652407 | Comércio Internacional, Analista Tributário da Receita Federal Prova 2, RFB, ESAF

Um dos mais significativos avanços advindos da criação da Organização Mundial de Comércio está relacionado ao mecanismo de solução de controvérsias comerciais. Sobre o mesmo é correto afirmar que:

53 Q168127 | Comércio Internacional, Receita Federal do Brasil, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

No contexto do comércio exterior brasileiro, são atribuições da Receita Federal do Brasil:

54 Q652289 | Comércio Internacional, Analista de Licitação, MME, CESPE CEBRASPE

Com relação aos procedimentos atinentes à movimentação e transferência de recursos no âmbito de acordos de empréstimos, doações e cooperação técnica, assinale a opção correta.

55 Q190989 | Comércio Internacional, Regimes aduaneiros, Advogado, Petrobras, CESGRANRIO

O regime aduaneiro especial de exportação e de importação de bens destinados às atividades de pesquisa e de lavra das jazidas de petróleo e de gás natural (REPETRO) permite a aplicação do tratamento aduaneiro de exportação, com saída ficta do território aduaneiro e posterior aplicação do regime de admissão temporária, no caso de bem de fabricação nacional vendido a pessoa sediada no exterior. Para a adoção desse tratamento aduaneiro, a norma regulamentar do REPETRO exige que os bens devam ser produzidos no País e adquiridos por pessoa sediada no exterior, sendo requisito obrigatório também o(a)

56 Q652821 | Comércio Internacional, Consultor Pleno, APEX Brasil, FUNIVERSA

Uma empresa exportadora, que atua no ramo de confecções moda praia, resolveu fazer um plano estratégico para melhorar sua atuação no comércio exterior. Para construir o "plano perfeito", iniciou as atividades pela SWOT Analysis (Análise SWOT, que vem dos termos em inglês Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Verifique, a seguir, se a empresa conseguiu relacionar as coisas boas e ruins de acordo com a concepção e assinale a alternativa correta.

57 Q652315 | Comércio Internacional

A fiscalização e o controle sobre o comércio exterior, essenciais à defesa dos interesses fazendários nacionais, serão exercidos pelo Ministério da Fazenda. (Constituição Federal 1988, art.237).

Com base no enunciado acima, assinale a opção correta.

58 Q652107 | Comércio Internacional, Comércio Internacional, Técnico de Comercialização Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No comércio global, em que há fábricas e mercados consumidores em diversos pontos distintos, faz-se necessária a combinação dos diversos modos de transporte para movimentar os itens até os destinos desejados.

Essa combinação denomina-se

59 Q652352 | Comércio Internacional, Comércio Internacional, Analista Bancário I, Banco do Nordeste, ACEP

Assinale a alternativa que corresponde à seguinte definição: “Trata-se de um tipo de integração econômica por meio da qual são abolidas as restrições tarifárias e não tarifárias entre os países. Porém, cada mn mantém suas próprias políticas comerciais vis-à-vis aos países não membros da integração” (GREMAUD; VASCONCELOS; TONETO JÚNIOR, 2002).

60 Q652800 | Comércio Internacional, Analista em Ciência Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

A política industrial, tecnológica e de comércio exterior do Brasil (PITCE), expressa em documento publicado conjuntamente por diversos órgãos do governo federal, em 26 de novembro de 2003, tem como objetivo o aumento da eficiência econômica e do desenvolvimento e difusão de tecnologias com maior potencial de indução do nível de atividade e de competição no comércio internacional. Julgue os itens a seguir, à luz desse documento. A PITCE do Brasil atribui ao Ministério da Saúde a responsabilidade pela criação de incentivos à indústria brasileira de fármacos.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.