Questões de Concursos: Comunicação Social

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71 Q27307 | Comunicação Social, Revisor de Texto, Câmara de Rio de Janeiro RJ

Refletindo sobre o efeito que se quer causar nos ouvintes/leitores com um discurso, Perelman e Olbrechts-Tyteca propõem:

73 Q840707 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

No Brasil, toda pesquisa envolvendo seres humanos, desde intervenção clínica a entrevistas e observações etnográficas, devem passar por análise ética do seu protocolo, da metodologia proposta para obtenção de dados a partir de participantes, realizado por um comitê local, vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Antes de realizar uma entrevista semiestruturada com uma pessoa maior de idade, na plenitude de suas condições físicas e mentais, o pesquisador precisa ainda assim obter a assinatura num documento previamente aprovado no sistema CEP-CONEP, o qual é chamado

74 Q119454 | Comunicação Social, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Segundo Kunsch (2003), a comunicação interna deve promover a liberdade e a abertura comunicacional, além de proporcionar um ambiente de trabalho que possibilite a integração entre funcionários e setores, justamente porque o funcionário é um dos porta-vozes da organização e influi diretamente na imagem e conceito da empresa. Dessa maneira, podemos dizer, conforme Torquato (2002), que a missão básica da comunicação interna é criar e manter um clima favorável à realização das metas estratégicas da instituição, ao crescimento de suas atividades, serviços e linhas de produtos. Para cumprir essa missão, é necessário primeiramente estimular o público interno por meio de mecanismos e ferramentas de informação, persuasão e envolvimento. Sobre o assunto, julgue as afirmativas.

I.Geralmente o público interno busca colaborar com a empresa, mas muitas vezes faltam incentivos de participação; dessa forma, os empregados não se envolvem e não reconhecem sua importância para a organização, o que gera desmotivação e descomprometimento, transformando os funcionários em uma poderosa força negativa.

II. Não há um canal de comunicação que atinja todos os públicos de interesse, sendo necessário segmentar a comunicação, trabalhando com veículos dirigidos e mensagens apropriadas para efetivar o processo e impedir a perda de confiabilidade. Pode-se também utilizar diversos canais, pois, por exemplo, um único jornal interno pode não atender às expectativas de todos os grupos.


III . Para atender às demandas diferenciadas, existe uma infinidade de canais de comunicação interna, dentre os quais se destacam: jornais e revistas, boletins, folhetos, comunicados, quadro de avisos e murais, reuniões, encontros, conversas individuais, programas de promoção, entre outros.

IV. As publicações internas podem trazer mensagens provenientes do próprio corpo funcional, como também apresentar assuntos variados e interessantes para atrair a atenção do leitor. É essencial que os veículos estejam adequados às expectativas dos diferentes grupos.

V. Para selecionar os canais e as linguagens mais adequados, é fundamental estudar o público por meio de pesquisas e auditorias que levantarão a cultura da organização e os pontos fortes e fracos, proporcionando um amplo conhecimento do negócio a fim de embasar o planejamento estratégico e a execução da comunicação. Daí a importância da comunicação interna e do envolvimento dos públicos, caso contrário os objetivos, a missão, a visão e os valores da empresa nunca sairão do papel.

Pode-se afirmar que:

75 Q231484 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

As agências de propaganda vêm sofrendo um intenso processo de modernização operacional, comercial e cultural, com destaque para a forte implementação da tecnologia da informação. Nesse contexto, um tradicional departamento tem sido suprimido nas estruturas das principais agências de propaganda. Qual é ele?

76 Q841416 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Relações Públicas, FCC, 2020

Considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A internet contribuiu, junto com outros avanços tecnológicos, para a segmentação da mídia.
PORQUE
II. A mídia de massa se contraiu enquanto a mídia especializada, por meio da internet, atende quem busca informação segmentada.

É correto afirmar que

77 Q24471 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

As atividades de jornalismo, relações públicas e publicidade integram o campo da comunicação social, mas têm especificidades que as distinguem. Entre as opções abaixo, assinale a correta.

78 Q141370 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Nas empresas e instituições, as ações de comunicação que contribuem para a manutenção e desenvolvimento de um clima positivo, buscando o cumprimento de metas e estratégias planejadas, além do crescimento de atividades, serviços e linhas de produtos recebe o nome de

79 Q192669 | Comunicação Social, Agente de Defensoria Comunicação Social, DPE SP, FCC

Segundo Manuel Castells, as transformações que nos levam à sociedade da informação, estão em estágio avançado nos países industrializados e definirão um paradigma, o da tecnologia da informação, que interfere nas relações sociais e na economia. Para o autor, as características fundamentais desse paradigma são:

80 Q673764 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

A Comunicação Organizacional tem importância direta sobre as questões da prática
de administração de relacionamentos entre as organizações e o público,
principalmente por constituir-se como um campo de conhecimento teórico e prático
que
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