Questões de Concursos: Design Gráfico

Prepare-se para a prova com questões de Design Gráfico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q944674 | Design Gráfico, Tecnologia em Design Gráfico, MEC, INEP, 2022

Com a evolução do design e a ampliação de seu papel, seu caráter estratégico tem adquirido crescente força. Além do papel do design na manutenção da produção e da circulação de produtos e serviços — seu vetor econômico —, é relevante a sua contribuição na elevação da qualidade de vida individual e social — seu vetor social.
NIEMEYER, L. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2003 (adaptado).

O texto apresenta a posição do design proveniente da intersecção de dados socioculturais e tecnológicos com outras informações de natureza filosófica que afetaram a sua diversidade de manifestação, ampliando-o e elevando sua posição na sociedade. Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A inserção de novos conteúdos teóricos no âmbito do design responde às novas exigências da sociedade em aspectos comunicacionais.
II. O processo evolutivo de ampliação do design ocorre parcialmente em consequência de sua atuação tecnológica e do impacto que esta área causa à sociedade.
III. O design e os profissionais designers se abastecem de atributos socioculturais e tecnológicos para a obtenção de melhores resultados em questões estratégicas no processo de comunicação com a sociedade.

É correto o que se afirma em

12 Q944681 | Design Gráfico, Linguagem, Tecnologia em Design Gráfico, MEC, INEP, 2022

A atitude empreendedora de um designer é uma das principais características para sua entrada no mercado de trabalho. Há algum tempo, já são utilizadas ferramentas para apresentação profissional ou comercial, sendo o portfólio uma das mais reconhecidas. O portfólio é como um palco. O momento que antecede sua avaliação é parecido com o que antecede a abertura das cortinas: o público não sabe o que esperar. Ter um portfólio tradicional, não digital, é um pouco como ter o palco localizado em uma pequena cidade do interior. Ter um portfólio digital é mais parecido com ter um palco na Times Square.
CLAZIE, I. Portfólio digital de design: um guia prático para apresentar seus trabalhos on-line. São Paulo: Blucher, 2011 (adaptado).
De acordo com o atual cenário de desenvolvimento de portfólios digitais, avalie as afirmações a seguir.
I. Na construção de um portfólio, é fundamental inserir, em uma estrutura cronológica de informações, todos os trabalhos já realizados e criar um layout com tipografia clara, que evite conflito de figuras e letras.
II. Os conhecimentos sobre ramos de negócios e potenciais empregadores e clientes são importantes para começar uma pesquisa de desenvolvimento de portfólios, pois possibilitam descobrir o público-alvo e os tipos de trabalhos mais demandados.

III. O desenvolvimento de uma estratégia para a construção de portfólio digital é um passo importante quando se quer tirar o máximo proveito do resultado final, pois permite criar uma aproximação com o público-alvo a partir da formatação da identidade visual e da atualização constante de conteúdos.

É correto o que se afirma em

13 Q918460 | Design Gráfico, Planejamento e Orçamento, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

A arte-finalização é a etapa de encerramento de um arquivo. Nesse estágio de produção, não vamos, então, mais editar o texto, nem editar ou criar as imagens, nem diagramar o conteúdo. Vamos apenas organizar e finalizar a arte para que ela fique de forma segura, pronta para ser enviada à gráfica nas especificações necessárias.
PERUYERA, Matias Sebastião. Processos de diagramação e editoração. 1. ed. São Paulo: Contentus, 2020. p.262. Adaptado.

Sobre a arte-final e o fechamento de arquivo para impressão, analise se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) As marcas de corte não devem fazer parte da arte, elas direcionam o refile (corte) e devem ter uma distância, de no mínimo, 3mm, entre si.

( ) A resolução de um arquivo de imagem para uma impressão de qualidade é de, no máximo, 150 dpi.

( ) As fontes de texto de uma arte-final, para que saiam exatamente como enviadas, devem ser convertidas em curvas antes do fechamento do arquivo.

( ) A configuração de cor do documento deve ser ajustada conforme o sistema de impressão utilizado, caso as cores do documento estejam em RGB, essa alteração não será necessária.

( ) O arquivo final de livros impressos devem conter um número total de páginas que seja múltiplo de três.


A sequência correta é

14 Q944678 | Design Gráfico, Layout no Design Gráfico, Tecnologia em Design Gráfico, MEC, INEP, 2022

Com a popularização dos dispositivos móveis — computadores portáteis, telefones celulares inteligentes (smartphones), leitores tipo tablets, entre outros —, os projetos gráficos editoriais estão “migrando” cada vez mais da página impressa para o ambiente digital, ora simulando as características tradicionais do objeto físico, como a ação de virar páginas, ora propondo novas funcionalidades já plenamente adaptadas às novas mídias digitais, como conteúdos dinâmicos e customizáveis de forma quase individualizada.
Nesse contexto, ao realizar um projeto gráfico editorial híbrido, isto é, que funcione tanto em mídia impressa como em mídias digitais, o designer deve priorizar

15 Q918461 | Design Gráfico, Softwares, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Considerando o pacote Adobe Creative Cloud 2024 no sistema operacional Windows 10, relacione os aplicativos às suas respectivas ferramentas.

Aplicativo
1. Adobe Photoshop 2. Adobe Illustrator 3. Adobe Indesign
Ferramenta
( ) Corte Demarcado: para aparar imagens. ( ) Página: para criar vários tamanhos de página em um documento. ( ) Vincar: para adicionar estruturas vincadas no contorno de um objeto. ( ) Malha: para mesclar cores e criar contornos na superfície de objetos. ( ) Borrar: para espalhar os dados de cores em uma imagem.
A associação correta é

16 Q918466 | Design Gráfico, Processo de Impressão, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

No processo de impressão, é essencial selecionar o equipamento adequado para cada tipo de trabalho, evitando desperdícios econômicos, como utilizar uma impressora de grande porte para produzir uma pequena quantidade de blocos de anotação.
BANN, David. Novo Manual de Produção Gráfica. ed. rev. e atual. trad. Aline Grodt. Porto Alegre: Bookman, 2012. p. 84. Adaptado.

O processo de impressão mais indicado para trabalhos de pequena tiragem em preto e branco é a(o)

18 Q944680 | Design Gráfico, Linguagem, Tecnologia em Design Gráfico, MEC, INEP, 2022

As abordagens centradas no usuário estão sendo cada vez mais utilizadas em projetos de sistemas interativos, pois, dessa forma, os desenvolvedores podem obter melhor entendimento das necessidades e dos objetivos dos usuários, criando produtos mais adequados e de maior utilidade. Esse processo de design de interação envolve quatro etapas básicas: identificar necessidades e estabelecer requisitos; desenvolver designs alternativos que preencham esses requisitos; construir versões interativas dos designs, de maneira que possam ser comunicados e analisados; e avaliar o que está sendo construído durante o processo.
PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Nas abordagens centradas no usuário, seu envolvimento é indispensável nas atividades de identificação de necessidades e estabelecimento de requisitos, mas não na avaliação do projeto, que deve ser realizada pela equipe técnica.
II. Uma das principais metas da abordagem centrada no usuário é conseguir entender como as pessoas realizam as tarefas, pois é fundamental considerar que os indivíduos têm necessidades diferentes, e os produtos interativos devem buscar atender a essas demandas específicas.
III. Uma vantagem do envolvimento de usuários é promover o sentimento de apropriação, pois, quando isso ocorre, eles se sentem parte da equipe e do processo.
IV. Durante a atividade de levantamento de dados, além das necessidades e características do usuário, é preciso ter uma visão sistêmica de todo o contexto envolvido: conhecer o ambiente no qual ele usará o produto e saber qual a tecnologia disponível.

É correto apenas o que se afirma em

19 Q918462 | Design Gráfico, Softwares, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Com o painel Mesclagem de dados do aplicativo Adobe InDesign 2024 no sistema operacional Windows 10, pode-se facilmente criar múltiplas variações de um documento, mesclando um arquivo de origem de dados de outras extensões com um documento do InDesign. Essa funcionalidade pode ser usada como uma mala direta para gerar centenas de versões personalizadas de cartas, envelopes ou etiquetas de correspondência, com rapidez e precisão.

Disponível em: https://helpx.adobe.com/br/indesign/using/data-merge.htm Acesso em: 04 dez. 2024. Adaptado.

Sobre a Mesclagem de dados no Adobe InDesign, analise as afirmativas:

I- O painel Mesclagem de dados pode ser acessado através do menu superior por Janela > Interativo > Mesclagem de dados.

II- Um arquivo de origem de dados pode ser um arquivo delimitado por vírgula (.csv), ponto e vírgula ou tabulação (.txt), no qual os dados são separados por uma vírgula ou uma tabulação respectivamente.

III- A inserção de quebra de linha em um campo do arquivo de origem de dados não pode ser feita.

VI- A adição de campos de imagem ao arquivo de origem de dados, permite que cada registro mesclado tenha uma imagem diferente.

Estão corretas apenas as afirmativas

20 Q918468 | Design Gráfico, Softwares, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

No Adobe InDesign 2024 utilizando o sistema operacional Windows 10, ao trabalhar com textos que excedem o espaço de um único quadro (como em livros, revistas ou documentos longos), o recurso que cria um fluxo contínuo, vinculando os textos automaticamente entre diferentes quadros é a(o):
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.