Questões de Concursos: Designer Gráfico

Prepare-se para a prova com questões de Designer Gráfico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

111 Q881494 | Designer Gráfico, Linguagem, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Web Design, UFRPE, FADURPE, 2024

Qual das afirmações a seguir descreve corretamente o propósito e o uso de wireframes no processo de design?

112 Q891839 | Designer Gráfico, Mensagem Visual, Técnico em Design Gráfico, ALTO, FGV, 2024

Relacione os princípios que norteiam os projetos de design, listados a seguir, aos seus significados.
1. Proximidade 2. Alinhamento 3. Repetição ou Ritmo 4. Contraste

( ) Disposição consistente de elementos em relação a uma linha imaginária ou a outros elementos na composição.
( ) Quando itens estão próximos uns dos outros, os espectadores tendem a percebê-los como parte de um grupo ou conjunto.
( ) Diferença visível entre elementos em um design, que podem ser em termos de cor, tamanho, forma, textura ou valor.
( ) Estabelece padrões visuais que guiam o olhar do observador.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.

113 Q891840 | Designer Gráfico, Técnico em Design Gráfico, ALTO, FGV, 2024

Sobre o mockup, um grande aliado nos projetos de design, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Mockups permitem que os designers e clientes avaliem o design antes da implementação real.
( ) Ao identificar possíveis problemas de design ou ajustes necessários por meio de mockups, os recursos podem ser economizados.
( ) Mockups são frequentemente usados em apresentações a clientes ou equipes, tornando o processo de aprovação mais visual e compreensível.

As afirmativas são, respectivamente,

114 Q900866 | Designer Gráfico, Layout no Design Gráfico, Analista Técnico II – Design de Experiência do Usuário, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito das recomendações de acessibilidade em interfaces digitais previstas no Guia de Boas Práticas para Acessibilidade Digital, julgue os itens a seguir.

I As imagens decorativas, como bordas ou planos de fundo, não necessitam de texto alternativo; nesses casos, é recomendado levar a imagem decorativa para o CSS.
II Os botões de tamanho de fonte não são especificamente uma obrigatoriedade para a acessibilidade, já que as pessoas podem utilizar o recurso de zoom do navegador.
III É essencial evitar efeitos visuais baseados em mouseover e garantir que todas as interações importantes possam ser acessadas por meio de métodos que sejam compatíveis com tecnologias assistivas.


Assinale a opção correta.

115 Q911769 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Sobre o movimento estético e social Arts and Crafts, que surgiu por volta da segunda metade do século XIX, assinale a alternativa correta.

116 Q891844 | Designer Gráfico, Técnico em Design Gráfico, ALTO, FGV, 2024

Desenvolver animações usando conceitos de motion graphics envolve a combinação de design gráfico, animação e técnicas de composição visual. Uma das etapas de produção de uma animação é a produção de um documento que apresenta a sequência de ilustrações ou imagens que representa a ordem visual de cenas em uma narrativa. Nesse documento, cada quadro mostra uma cena específica e inclui detalhes sobre a composição visual, ação, diálogo e outros elementos relevantes. Ele serve como um guia visual prévio, auxiliando na pré-visualização e no planejamento da narrativa antes da produção completa.
Assinale a opção que indica o nome desse documento.

117 Q900867 | Designer Gráfico, Layout no Design Gráfico, Analista Técnico II – Design de Experiência do Usuário, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

De acordo com o Guia de Boas Práticas para Acessibilidade Digital, recomenda-se, para efetivar a acessibilidade em interfaces, que

118 Q911750 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

No desenvolvimento de projetos de produtos, é importante compreender as funções dos artefatos em relação aos seus respectivos públicos ou usuários. Essas funções combinam-se para criar produtos que não apenas atendem necessidades funcionais, mas também evocam emoções e transmitem significados (LÖBACH, Bernd. Design industrial. São Paulo: Edgard Blücher, 2001). Assinale a alternativa que indica as três funções abordadas no trecho apresentado.

119 Q911752 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

A Revolução Industrial transformou muitos setores, incluindo o Design. Novas tecnologias e métodos de produção mudaram essa área, moldando sua prática moderna. Sobre o impacto da Revolução Industrial no Design, analise as afirmações abaixo:

1. A Revolução Industrial limitou a criatividade no Design, restringindo designers a métodos tradicionais de produção manual, como o artesanato. 2. A introdução de máquinas e processos industriais permitiu padronização e eficiência na produção de produtos, ampliando seu alcance e acesso. 3. A Revolução Industrial pouco impactou o Design, pois as práticas e técnicas de design permaneceram inalteradas até a era digital contemporânea. 4. Durante a Revolução Industrial, o Design foi substituído pelo artesanato e práticas manuais, valorizando o trabalho do artesão. 5. A Revolução Industrial possibilitou a divisão das etapas produtivas e o desenvolvimento de métodos de projeto mais eficientes.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

120 Q911768 | Designer Gráfico, Materiais e Processos, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

O rendering manual é um dos meios de representação no design de produtos, pois permite visualizar conceitos, explorar formas e materiais, e comunicar ideias de maneira clara e eficiente. Sobre o assunto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os materiais utilizados no rendering manual às suas funções.
Coluna 1
1. Marcadores. 2. Giz pastel seco. 3. Caneta nanquim. 4. Guache branco.
Coluna 2
( ) Proporciona homogeneidade nas cores e transparência ao rendering. ( ) Utilizado para criar pontos de brilho intenso em superfícies polidas. ( ) Preenche superfícies com uniformidade na cor e secagem rápida. ( ) Permite destacar contornos, sombras intensas e criar hachuras.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.