Questões de Concursos: Designer Gráfico

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121 Q891847 | Designer Gráfico, Técnico em Design Gráfico, ALTO, FGV, 2024

Em um projeto de design gráfico, a escolha entre imagens vetoriais e renderizadas desempenha um papel crucial na obtenção de resultados visuais eficientes. A seguir, listamos algumas características delas.
Assinale (V) para a imagem vetorial e (R) para a imagem renderizada.

( ) Podem ser redimensionadas sem perda de qualidade, pois são baseadas em equações matemáticas.
( ) Mais adequadas para representar fotografias, texturas e detalhes complexos.
( ) Composta por pixels, o que pode resultar em perda de qualidade ao redimensionar.
( ) Comuns em formatos como JPG, PNG e GIF.
( ) Adequadas para representar gráficos complexos, logotipos e ilustrações.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.

122 Q911760 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Surgido no final do século XIX, este movimento artístico destacou-se no Design por suas linhas orgânicas e sinuosas, inspiradas na natureza. Com formas fluidas e motivos florais, valorizava a integração entre forma e função, empregando materiais como vidro, metal e cerâmica. Buscava romper com estilos históricos, celebrando a beleza natural e a criatividade artística. O trecho refere-se ao movimento:

123 Q911764 | Designer Gráfico, Marketing em Design Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Como se sabe, a integração do Marketing e do Design é cada vez mais presente no desenvolvimento de produtos. Por meio dela, é possível compreender as necessidades e desejos dos clientes, promovendo uma abordagem que alia funcionalidade, estética e experiência. Sobre o tema, analise as assertivas a seguir:

I. É necessário compreender profundamente as necessidades dos clientes para integrar o Marketing e o Design de maneira eficaz, criando, assim, produtos de maior valor agregado. II. A experiência do usuário deve ser central no desenvolvimento de produtos, combinando funcionalidade e estética desde o início do processo de design. III. O marketing do produto deve ser considerado apenas após o produto estar pronto, quando estiver em vias de distribuição no mercado.

Quais estão corretas?

124 Q911765 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

O Design Thinking é um(a) __________ que emprega os métodos do Design como recursos para a solução de problemas ou oportunidades. Entre as etapas, destacam-se a ________,o desenvolvimento de personas, a geração de alternativas, a __________, entre outras etapas possíveis (Brown, 2020).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

125 Q911767 | Designer Gráfico, Linguagem, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Qual é a importância do desenvolvimento de modelos e protótipos no design de produto?

126 Q911771 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Acerca dos princípios da Gestalt no desenvolvimento de produtos para o Design, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. No princípio do fechamento, o cérebro completa formas automaticamente em espaços vazios ou formas inacabadas. No Design de Produto, essa lei sugere funções com poucos elementos, permitindo que usuários percebam o design de maneira completa e intuitiva, mesmo com poucas informações.
PORQUE
II. No princípio da continuidade, os elementos alinhados seguem um fluxo e são percebidos como parte de um padrão. No Design de Produto, a continuidade guia o olhar do usuário por meio de linhas e curvas, direcionando a atenção para funções importantes, melhorando a experiência do usuário.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

127 Q891849 | Designer Gráfico, Técnico em Design Gráfico, ALTO, FGV, 2024

Sobre a importância do wireframe como técnica essencial para o desenvolvimento de interfaces em mídias digitais, analise as afirmativas a seguir.

I. É uma representação visual simplificada e contribui para a estruturação conceitual, iteração eficiente, economia de tempo e recursos.
II. Tem papel como guia precursor para o design visual e a criação de guias de estilos gráficos coesos em projetos digitais.
III. O wireframe ajuda a definir a arquitetura da informação delineando a disposição dos elementos, seções e funcionalidades.

Está correto o que se afirma em

128 Q891851 | Designer Gráfico, Técnico em Design Gráfico, ALTO, FGV, 2024

O universo das técnicas de impressão oferece uma variedade de opções para atender às demandas diversificadas no campo da produção de embalagens. Cada técnica apresenta características específicas que se alinham com diferentes materiais, requisitos de design e objetivos de produção.
Relacione as técnicas com as respectivas explicações.

1. Flexografia 2. Offset 3. Serigrafia 4. Impressão Digital 5. Hot Stamping

( ) Utiliza uma tela de malha para transferir tinta para o material de embalagem. É adequada para imprimir em uma variedade de superfícies, incluindo plástico, vidro e metal.
( ) Envolve a transferência de uma folha metalizada para a embalagem usando calor e pressão. É usado para adicionar detalhes metálicos e efeitos brilhantes em embalagens de alta qualidade.
( ) É um método de impressão indireta, no qual a tinta é transferida de um cilindro para uma mantilha e, em seguida, para o material a ser impresso. Usado para impressão de alta qualidade.
( ) É uma técnica de impressão em relevo que utiliza clichês flexíveis. É comumente usada para imprimir em superfícies irregulares, como sacos plásticos, rótulos e embalagens de papelão.
( ) Permite a impressão direta de arquivos digitais sem a necessidade de placas ou cilindros. É uma opção flexível para produção em curto prazo.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.

129 Q891854 | Designer Gráfico, Técnico em Design Gráfico, ALTO, FGV, 2024

A atuação do designer é ampla e pode resultar em muitas peças gráficas diferentes. Relacione as peças gráficas listadas a seguir às suas respectivas explicações.

1. Cartões de Visita 2. Panfletos e Folhetos 3. Pôsteres 4. Banners

( ) Peça gráfica geralmente usada para anunciar eventos e filmes que também pode ser meramente informativo.
( ) Contêm informações de contato e detalhes da empresa ou indivíduo e cabem no bolso.
( ) Materiais impressos para divulgação de informações sobre produtos, serviços ou eventos, podem ter dobras ou não.
( ) Se for impresso, costuma ser em lona e é usado pendurado. No formato online é um elemento de destaque num site.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.

130 Q891855 | Designer Gráfico, Identidade Visual em Design Gráfico, Técnico em Design Gráfico, ALTO, FGV, 2024

Ao desenvolver uma identidade visual é necessário prever variações da logomarca. Normalmente temos as versões primaria, secundária, colorida e monocromática de cada logo criada.
Leia as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Logos precisam ser adaptáveis a diferentes contextos e meios de comunicação para preservar e fortalecer a imagem.
( ) É fundamental deixar que as pessoas interajam e modifiquem a logomarca da forma que acharem melhor, para criar empatia.
( ) Uma versão simplificada ou uma variação em preto e branco pode ser necessária para que a logomarca tenha mais contraste e, portanto, se destaque em diversos fundos.

As afirmativas são, respectivamente,
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