Questões de Concursos: Educação Artística Prepare-se para a prova com questões de Educação Artística de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Educação Artística Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q387498 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEO desenho, a pintura, o grafite, a escultura, a música, a dança e o teatro são formas de arte que estão presentes no dia-a-dia, como atividades humanas, desde a pré-história. Considerando essas manifestações de arte, assinale a opção correta. a) As mais antigas figuras feitas pelo ser humano foram desenhadas em suporte de madeira, como a tela de pintura utilizada hoje em dia. b) A arte dos artistas pré-históricos, principalmente aqueles do período Neolítico, era limitada à pintura em que se utilizavam corantes naturais. c) As mãos em negativo, correspondentes a representação encontrada nas paredes das cavernas, foram feitas pelo artista pré-histórico com o auxílio de pincéis e tinta. d) Nas pinturas rupestres, os desenhos e as pinturas de animais eram reproduzidos como uma representação de como os olhos os captavam. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 12 Q387456 | Educação Artística, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPEA pintura é o ramo da arte visual em que, com o uso de tinta para criar linhas, cores e formas, são representadas, sobre uma superfície, as criações do artista. A respeito dos tipos de tintas e técnicas utilizadas nas pinturas, assinale a opção correta. a) A tinta acrílica é solúvel em água, no entanto, é mais resistente que a tinta guache porque tem um componente com função semelhante à de uma cola branca. b) A aquarela, como o guache, é solúvel em água. Entretanto, enquanto o guache é transparente, a aquarela tem cores opacas. c) A tinta a óleo permite ao artista o uso de vários efeitos e formas de acabamento por ser uma tinta que seca rapidamente. d) Com a tinta a óleo é possível desenvolver a técnica do empastamento, em que a imagem é definida por pontos ou pequenas manchas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 13 Q387858 | Educação Artística, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSANo teatro, a maquiagem tem uma importância particular na evolução da cena teatral, pois a) é sempre imutável em suas origens, permanecendo a mesma tanto na iluminação a gás quanto com o uso da luz elétrica. b) encontra-se, entre suas funções, o poder de embelezar, codificar o rosto, teatralizar a fisionomia, estender as formas teatrais além do rosto. c) não é mais usada em peças pós-dramáticas, principalmente nas realizadas na rua. d) todos os atores que entram em cena em certas peças, como no teatro Kabuki, usam a mesma maquiagem. e) ela tem caráter ritual nas peças representadas no século XIX. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 14 Q387854 | Educação Artística, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSACom a chegada da Família Real portuguesa em 1808, o Rio de Janeiro passava a abrigar a Corte. Em 1816, desembarcou a Missão Francesa, com a proposta de modernizar e embelezar a cidade. O estilo que eles trouxeram para o Brasil é conhecido como a) Barroco. b) Moderno. c) Pós-moderno. d) Neoclássico. e) Renascentista. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 15 Q387561 | Educação Artística, Professor, SEE SP, VUNESPA Sagração da Primavera, com música de Igor Stravinsky e coreografia de Vaslav Nijinski (século XX), inspirou-se num ritual cuja origem encontra-se nas mais remotas organizações sociais. Trata-se do ritual de a) colheita. b) sepultamento. c) caça. d) guerra. e) fertilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 16 Q39108 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESESApós 30 anos de atividade no Brasil, ele foi substituído pela Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961. Referimo-nos ao: a) Canto Harmônico b) Canto Orfeônico. c) Canto Sinfônico. d) Canto Gregoriano. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 17 Q387503 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESSO escultor Bruno Giorgi sofreu, entre outros, a influência de um dos mais importantes escultores do Modernismo europeu - Henry Moore -, cuja retrospectiva se encerrou recentemente no Rio de Janeiro. Assinale a obra de Bruno Giorgi na cidade do Rio de Janeiro. a) O Monumento aos Pracinhas b) O Monumento às Bandeiras c) A escultura "Meteoro" d) A escultura "Dois Guerreiros" e) O Monumento à Juventude Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 18 Q39107 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESESNa contemporaneidade são muitos os estudos que comprovam a eficácia da música como ferramenta auxiliar em sala de aula em diversos níveis da educação básica e até mesmo no ensino superior. Também conhecida como antropologia da música, é uma teoria formulada pelo americano Alan P. Merrian que defende a arte musical como um poderoso meio de interação que através do estímulo da percepção possibilita o ser humano organizar e vivenciar informações de origem sensorial. Referimo-nos a(o): a) Etnomusicologia. b) Harmonicologia. c) Ritmologia. d) Musicologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 19 Q387547 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPENo que se refere a características histórico-culturais dos museus e dos objetos neles expostos, julgue os próximos itens. Embora exerçam função tipicamente colecionadora, os museus evitam contar histórias que já foram contadas. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 20 Q387477 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESSA metodologia triangular, proposta defendida pela arte-educadora Ana Mae Barbosa, tem por base um trabalho pedagógico integrador de três facetas do conhecimento em arte. Além do fazer artístico, outros dois elementos compõem o triângulo. Assinale a afirmativa que os indique. a) a análise da obra de arte e a História da Arte b) a livre expressão e o conhecimento da arte brasileira c) o "laissez-faire" e a História da Arte Universal d) o desenho geométrico e a História da Arte Geral e) o conhecimento da linguagem da arte e a História da Arte Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
11 Q387498 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEO desenho, a pintura, o grafite, a escultura, a música, a dança e o teatro são formas de arte que estão presentes no dia-a-dia, como atividades humanas, desde a pré-história. Considerando essas manifestações de arte, assinale a opção correta. a) As mais antigas figuras feitas pelo ser humano foram desenhadas em suporte de madeira, como a tela de pintura utilizada hoje em dia. b) A arte dos artistas pré-históricos, principalmente aqueles do período Neolítico, era limitada à pintura em que se utilizavam corantes naturais. c) As mãos em negativo, correspondentes a representação encontrada nas paredes das cavernas, foram feitas pelo artista pré-histórico com o auxílio de pincéis e tinta. d) Nas pinturas rupestres, os desenhos e as pinturas de animais eram reproduzidos como uma representação de como os olhos os captavam. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
12 Q387456 | Educação Artística, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPEA pintura é o ramo da arte visual em que, com o uso de tinta para criar linhas, cores e formas, são representadas, sobre uma superfície, as criações do artista. A respeito dos tipos de tintas e técnicas utilizadas nas pinturas, assinale a opção correta. a) A tinta acrílica é solúvel em água, no entanto, é mais resistente que a tinta guache porque tem um componente com função semelhante à de uma cola branca. b) A aquarela, como o guache, é solúvel em água. Entretanto, enquanto o guache é transparente, a aquarela tem cores opacas. c) A tinta a óleo permite ao artista o uso de vários efeitos e formas de acabamento por ser uma tinta que seca rapidamente. d) Com a tinta a óleo é possível desenvolver a técnica do empastamento, em que a imagem é definida por pontos ou pequenas manchas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
13 Q387858 | Educação Artística, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSANo teatro, a maquiagem tem uma importância particular na evolução da cena teatral, pois a) é sempre imutável em suas origens, permanecendo a mesma tanto na iluminação a gás quanto com o uso da luz elétrica. b) encontra-se, entre suas funções, o poder de embelezar, codificar o rosto, teatralizar a fisionomia, estender as formas teatrais além do rosto. c) não é mais usada em peças pós-dramáticas, principalmente nas realizadas na rua. d) todos os atores que entram em cena em certas peças, como no teatro Kabuki, usam a mesma maquiagem. e) ela tem caráter ritual nas peças representadas no século XIX. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
14 Q387854 | Educação Artística, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSACom a chegada da Família Real portuguesa em 1808, o Rio de Janeiro passava a abrigar a Corte. Em 1816, desembarcou a Missão Francesa, com a proposta de modernizar e embelezar a cidade. O estilo que eles trouxeram para o Brasil é conhecido como a) Barroco. b) Moderno. c) Pós-moderno. d) Neoclássico. e) Renascentista. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
15 Q387561 | Educação Artística, Professor, SEE SP, VUNESPA Sagração da Primavera, com música de Igor Stravinsky e coreografia de Vaslav Nijinski (século XX), inspirou-se num ritual cuja origem encontra-se nas mais remotas organizações sociais. Trata-se do ritual de a) colheita. b) sepultamento. c) caça. d) guerra. e) fertilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
16 Q39108 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESESApós 30 anos de atividade no Brasil, ele foi substituído pela Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961. Referimo-nos ao: a) Canto Harmônico b) Canto Orfeônico. c) Canto Sinfônico. d) Canto Gregoriano. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
17 Q387503 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESSO escultor Bruno Giorgi sofreu, entre outros, a influência de um dos mais importantes escultores do Modernismo europeu - Henry Moore -, cuja retrospectiva se encerrou recentemente no Rio de Janeiro. Assinale a obra de Bruno Giorgi na cidade do Rio de Janeiro. a) O Monumento aos Pracinhas b) O Monumento às Bandeiras c) A escultura "Meteoro" d) A escultura "Dois Guerreiros" e) O Monumento à Juventude Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
18 Q39107 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESESNa contemporaneidade são muitos os estudos que comprovam a eficácia da música como ferramenta auxiliar em sala de aula em diversos níveis da educação básica e até mesmo no ensino superior. Também conhecida como antropologia da música, é uma teoria formulada pelo americano Alan P. Merrian que defende a arte musical como um poderoso meio de interação que através do estímulo da percepção possibilita o ser humano organizar e vivenciar informações de origem sensorial. Referimo-nos a(o): a) Etnomusicologia. b) Harmonicologia. c) Ritmologia. d) Musicologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
19 Q387547 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPENo que se refere a características histórico-culturais dos museus e dos objetos neles expostos, julgue os próximos itens. Embora exerçam função tipicamente colecionadora, os museus evitam contar histórias que já foram contadas. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
20 Q387477 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESSA metodologia triangular, proposta defendida pela arte-educadora Ana Mae Barbosa, tem por base um trabalho pedagógico integrador de três facetas do conhecimento em arte. Além do fazer artístico, outros dois elementos compõem o triângulo. Assinale a afirmativa que os indique. a) a análise da obra de arte e a História da Arte b) a livre expressão e o conhecimento da arte brasileira c) o "laissez-faire" e a História da Arte Universal d) o desenho geométrico e a História da Arte Geral e) o conhecimento da linguagem da arte e a História da Arte Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro