Questões de Concursos: Educação Artística

Prepare-se para a prova com questões de Educação Artística de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q42589 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

As pesquisas de Lowenfeld centraram-se nas questõesdo desenvolvimento da capacidade criadora e da consciência estética do indivíduo. Conforme Osinski (2001) paraLowenfeld a função da escola seria

42 Q387681 | Educação Artística, Licenciado em Educação Artística, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Num país onde os políticos ganham eleições através da televisão, a alfabetização visual para a leitura é fundamental, e a leitura da imagem artística, humanizadora". Ao ler o trecho acima de Ana Mae Barbosa, pode-se afirmar que a leitura como interpretação cultural teve influência de:

43 Q387572 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

O teatro clássico francês legou à humanidade a dramaturgia de Corneille, Racine e Molière. Orientado pela rigidez das regras impostas ao drama pelos críticos e eruditos, em nome de Aristóteles, Corneille escreve a peça El Cid. Pode-se considerála como uma obra de transição, porque, na estrutura e no estilo, não apresenta:

44 Q39114 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

De acordo com este pesquisador, o processo da fala é mais provável de começar com a recordação do falante das informações guardadas na memória permanente. Portanto, se as imagens estão guardadas na memória permanente, os métodos de ensino de uma língua que se utilizam do método audiovisual, proporcionam uma memorização maior e ajudam na recordação dos vocábulos e frases na hora do desempenho verbal durante a comunicação. “O processo de informação mental que nós precisamos para falar depende do uso de imagens em grande escala”. O uso de mídia ilustrada, pode aumentar a duração da atenção pois este método ajuda na concentração durante o aprendizado (prende a atenção). Referimo-nos a: 

45 Q39112 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Desde a implantação do ensino de artes no Brasil, em 1816, quando se criou a Academia Imperial de BelasArtes e se contratou artistas que ensinavam no Instituto de França3 (OLLÉ, 2007), até a sua inclusão como componente obrigatório no currículo escolar, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), esta disciplina passou por diversas transformações. Essa implantação se deu com:

46 Q387584 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

Uma avaliação consistente deve ser transparente, participativa, propiciando a discussão de regras e critérios com clareza, a partir dos campos conceituais que subsidiam o trabalho em arte. Dentre outros, em Artes Cênicas, pode-se avaliar o aluno com base no seguinte pressuposto:

47 Q39106 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Uma das formas de conhecer a realidade dos contextos pedagógico - musicais é questionando os indivíduos que fazem parte daqueles cenários, como alunos, professores, funcionários da administração, entre outros. Entretanto, são poucos os dados sistematizados que revelam a formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos próprios licenciandos, daqueles que recebem a formação e, ao mesmo tempo, atuam como professores. Para fundamentar esta questão encontra-se Pérez Gomez (1995), trazendo pontos convergentes. Inicialmente, o autor identificou quatro perspectivas de formação de professores, são elas:

48 Q387793 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

A tese mais aceita e difundida sobre a origem da tragédia grega associa seu nascimento:

49 Q387841 | Educação Artística, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Se o tipo de vestimenta e o uso de cabelos longos podiam representar rebeldia às normas vigentes ou desejo de transformações, o conteúdo das canções o desmentia. (...) A expressão "e que tudo mais vá pro inferno" caracteriza muito bem (ainda que os autores não tivessem a intenção) o desinteresse por tudo o que estava ocorrendo na sociedade brasileira.

A partir das idéias do texto, relacionado com o movimento musical que ficou conhecido com jovem guarda, assinale a opção incorreta.

50 Q387792 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

"Há um fio que percorre continuamente todas as culturas que conhecemos e que é feito de dois cordões. Esse fio é o da ciência e da arte."

Assinale a afirmativa que melhor traduz o enunciado acima.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.