Questões de Concursos: Educação Artística

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61 Q387585 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere à Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida também por Lei Rouanet, lei brasileira para incentivar investimentos culturais, e as políticas culturais e aquisitivas, julgue os itens seguintes.

Para receber o apoio da Lei Rouanet, o projeto cultural deve, em sua justificativa, demonstrar a sua importância para a comunidade a que se destina e os seus possíveis impactos para o local, para o público e para os artistas.

62 Q387617 | Educação Artística, Analista em Gestão Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No campo específico do setor cultural, a ordem constituinte para uma gestão democrática pode ser vislumbrada pelo estudo dos princípios do pluralismo cultural, do respeito à memória coletiva, da participação popular e da atuação estatal como suporte logístico. Com relação a esses princípios, julgue os próximos itens.

O princípio do pluralismo versa que a Constituição Federal admite hierarquização de expressões culturais no que diz respeito à titulação acadêmica de quem as cria, ou seja, quanto maior for o grau de escolaridade maior será o status perante o Estado.

63 Q42595 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Um ideário sobre o Ensino da Arte numa perspectiva da diversidade e pluralidade cultural contempla

64 Q387840 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do processamento técnico de acervos, julgue os itens a seguir.

Os museus estão voltados basicamente para a preservação, a pesquisa e a comunicação das provas materiais do homem e do seu meio ambiente, isto é, seu patrimônio cultural e natural.

65 Q387587 | Educação Artística, Licenciado em Educação Artística, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um dos documentos importantes que relatam a história do museu é a Declaração de Quebec, de 1984, cuja maior contribuição para as transformações realizadas nesse tipo de espaço cultural foi a:

66 Q42588 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Para Goya (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009) a gravura é importante na prática pedagógica na arte educação escolar, porque

67 Q42593 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Segundo Hernandez (2007, p.45) trabalhar com base na cultura visual é importante para a educação das artes visuais, porque

68 Q387714 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da arte contemporânea no Brasil, julgue os itens seguintes.

A pop art enfocava o imaginário popular no cotidiano da classe alta urbana, mostrava a interação dos produtos com a sociedade e utilizava temas de revistas em quadrinhos, bandeiras, embalagens de produtos, itens de uso cotidiano e fotografias.

69 Q42596 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

A incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação ao processo educativo traz para a educação a concepção de interatividade. Para Silva (2006), a sala de aula interativa seria o ambiente em que o professorinterrompe a tradição do falar/ditar, deixando-se identificar com o contator de história e adota uma postura semelhante à do designer de software interativo. Isso significa que o professor

70 Q387624 | Educação Artística, Professor, SEE SP, VUNESP

O novo movimento nasceu na Alemanha (...) trouxe de volta traços que haviam desaparecido, como o conteúdo reconhecível, a referência histórica, a subjetividade e crítica social. Ressuscitou a imagem, a pintura de cavalete, a escultura entalhada e moldada e a pincelada violenta, personalizada.

O trecho de Carol Strickland refere-se a

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