Questões de Concursos: Educação Física

Prepare-se para a prova com questões de Educação Física de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q472044 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Paes (2001) afirma que: "Para nós, o jogo possibilita o resgate da cultura infantil no processo pedagógico de ensino do esporte, tornando seu aprendizado uma atividade prazerosa e eficiente". Esse aprendizado está relacionado:

12 Q474468 | Educação Física, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE

Sobre os conceitos de saúde, qualidade de vida, atividade física e exercício físico, enumere as questões como (V) verdadeiras ou (F) falsas.

I. Uma pessoa só é considerada saudável, se não estiver doente: isso é o que preconiza o conceito de saúde estabelecido pela OMS.

II. A qualidade de vida é uma condição humana resultante de parâmetros individuais e socioambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano.

III. É falso afirmar-se que todo movimento corporal que gera gasto de energia, realizado sem planejamento, é uma atividade física.

IV. O exercício físico e toda atividade física, planejada e estruturada, repetitiva, têm como objetivo a manutenção ou a melhoria de um ou mais componentes da aptidão física, de habilidades motoras ou de reabilitação orgânico-funcional.

V. A saúde é uma condição humana com dimensões físicas, sociais e psicológicas, caracterizadas num contínuo com polos positivo e negativo.

A sequência correta é

13 Q474115 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC

Mariana é professora de Educação Física de uma escola estadual que atende à população de uma cidade que ficou famosa por ser onde nasceu Rodrigo, um atleta de ultramaratona. Rodrigo venceu uma famosa prova de ultramaratona do calendário internacional, percorrendo uma distância de quase 100 quilômetros com duração de cerca de 12 horas de corrida ininterrupta. Esse feito o transformou em herói para os moradores daquela região e aumentou o interesse dos alunos da escola pela moda-lidade que ele pratica. Por isso, Mariana precisou incluir a ultramaratona como um dos temas a serem ensinados em seu planejamento para o Ensino Médio. Ao ensinar sobre as necessidades energéticas para concluir uma prova de tão longa duração, a professora apresentou o conceito de predominância de substratos na produção de energia. Segundo esse conceito, a via metabólica utilizada na produção de energia depende da duração e da intensidade do exercício. Considerando as características da prova vencida por Rodrigo, Mariana ensinou corretamente que, para provas como essa, o tipo de substrato predominante na produção de energia é:

14 Q474026 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

Acerca da história do esporte, assinale a opção correta.

15 Q471904 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

A recuperação ativa é recomendada após o treinamento de natação aplicado com a finalidade de estimular:

16 Q473286 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

As doenças hipocinéticas trazem limitações ao corpo. As pessoas que sofrem dessas doenças podem correr riscos de morte. A prevenção se dá através de uma rotina de exercícios físicos.

As doenças conhecidas como hipocinéticas são:

17 Q473128 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

O método tradicional de ensino dos jogos esportivos coletivos orienta que cada modalidade seja ensinada separadamente, iniciando pela abordagem dos fundamentos de cada esporte até chegar ao estudo dos sistemas táticos de jogo. Por outro lado, autores mais recentes da área da Pedagogia do Esporte recomendam que o ensino se inicie pelo estudo conjunto dos fundamentos comuns aos diferentes jogos esportivos coletivos para, depois, trabalhar os gestos técnicos específicos de cada modalidade esportiva.

A vantagem do segundo método de ensino em relação ao primeiro é que os alunos

18 Q182261 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

Uma escola solicitou a cinco professores de Educação Física que realizassem uma bateria de testes para avaliação física de caráter antropométrico visando-se o estudo do crescimento físico dos estudantes. Nessa avaliação, a periodicidade deve ser estabelecida pelos professores. Quanto ao exame propriamente dito, é necessário que os professores mensurem a massa corporal e a estatura dos estudantes, além de duas outras variáveis antropométricas.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta corretamente a periodicidade estabelecida para a referida avaliação e as duas variáveis que devem compor a bateria de testes, cada uma delas associada ao respectivo instrumento/procedimento de mensuração.

19 Q473249 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Sobre a ginástica laboral, é correto afirmar:

1. O programa de ginástica laboral possui três fases: a fase de aquecimento, a fase postural e a fase de alívio.

2. É um instrumento de promoção de saúde e prevenção de lesões.

3. Ajuda na reeducação postural e no alívio do estresse.

4. O programa de ginástica laboral possui três fases: a fase preparatória, a fase compensatória e a fase de relaxamento.

5. O programa de ginástica laboral não atinge todos os grupos musculares.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

20 Q474302 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

A respeito dos sistemas de alavancas comuns à área da biomecânica, assinale a opção correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.