Questões de Concursos: Educação Física

Prepare-se para a prova com questões de Educação Física de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q182229 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

A ênfase na aprendizagem do gesto motor, da técnica e do rendimento, incorporada historicamente na Educação Física, reforça os valores de competição exacerbada, performance, autossuperação e vitória a qualquer custo, aspectos predominantes na sociedade capitalista. As Políticas Educacionais brasileiras têm sinalizado para um modelo de Escola responsável pela socialização e sistematização da cultura.

Diante dessa realidade, a Educação Física pode contribuir com esse modelo de escola orientando suas intervenções pedagógicas

22 Q28750 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Na obra Iniciação Esportiva Universal, Greco propõe o desenvolvimento da capacidade de jogo como pré-requisito importante para aprendizagens mais complexas no futuro da criança.

O desenvolvimento da capacidade de jogo promove várias competências, EXCETO:

23 Q472234 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos fundamentos fisiológicos do exercício, julgue os itens a seguir.

I Na situação de repouso, todo o combustível alimentar para satisfazer as necessidades energéticas corporais são fornecidos pelas proteínas.

II O fenômeno denominado oscilação cardiovascular ocorre quando, por exemplo, durante trabalho físico submáximo prolongado (mais de 60 minutos), o volume de ejeção aumenta gradualmente, a freqüência cardíaca diminui gradualmente com a progressão do exercício e o débito cardíaco torna-se variável.

III No início do exercício físico, ocorre aumento na ventilação, causado principalmente pelo comando central dos neurônios.

IV Durante exercício de intensidade moderada em ambiente com alta temperatura, o sangue se distribui diretamente para a pele, de modo que essa alteração no fluxo sanguíneo cutâneo causa o aumento da temperatura corporal central.

V Durante o exercício físico, a água se desloca do sangue para as células e tecidos circundantes, o que ocasiona redução no volume plasmático, a qual pode ser compensada pela ingestão de líquidos.

Estão certos apenas os itens

24 Q185024 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

Uma experiência pedagógica de criação significativa para os alunos nas aulas em que é trabalhado o conteúdo dança na educação física escolar pode aliar texto e improvisação de movimentos. Os estudantes trazem contos, poemas, letras de música e os desenvolvem em oficinas. Por exemplo, pode-se pedir que eles redijam sobre alguém de sua família ou algo próximo a eles. Dessa forma, subjetividade e memórias podem aflorar, uma vez que esse tipo de trabalho estimula os educandos a fazer pontes entre essas histórias e textos pessoais com seu trabalho corporal. Durante o tempo em que estão sozinhos para improvisar, envolvidos cinestesicamente, os alunos criam frases, gestos, sequências de movimento ou sentimentos e sensações que os textos revelam, que as imagens proporcionam, estabelecendo diálogos.
LARA, L. M.; VIEIRA, A. P. Em foco...O corpo que dança:experiências docentes e intersubjetividades desafiadas. In: LARA, L.M. (Org.). Abordagens Socioculturais em Educação Física. Maringá: EDUEM, 2010, p. 141-86.(adaptado).

No texto apresentado, o ensino está centrado em

I. abordar uma dimensão pedagógica e técnicoinstrumental da dança como conteúdo da cultura corporal.

II. apresentar propostas para o desenvolvimento da dança como expressão do movimento humano no processo ensino-aprendizagem da educação física.

III. sugerir atividades que vão assegurar a inclusão de danças contemporâneas de forma sistemática e não apenas eventual nas festas e comemorações da escola.

IV. propor um trabalho que envolve pesquisa e cultivo do diálogo entre a produção cultural da comunidade e da escola.

É correto apenas o que se afirma em

25 Q472340 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Acerca dos conceitos e procedimentos de danças, jogos e lutas, assinale a opção correta, considerando as diretrizes contidas nos PCN.

26 Q833813 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Física, Alternative Concursos, 2021

(Educação Física – História da Educação Física) Como acontece com toda área de conhecimento que possui fundamentação histórica, é de suma importância conhecer alguns períodos da história da Educação Física e suas características. Há de se considerar a origem da Educação Física e as suas características desde o período da pré-história, bem como a evolução dessa disciplina nas civilizações, como por exemplo: chinesa, indiana, japonesa e egípcia. A partir do que se conhece da história da Educação Física, é possível reconhecer alguns fundamentos históricos que estão presentes nas mais diferentes atividades físicas, desde o período pré-histórico, até os dias atuais. Diante do exposto analise as assertivas abaixo: I. Desde a sua origem mais remota, o homem vem se adaptando, criando fórmulas e novas soluções para seguir adiante em seu processo de evolução. Assim, pode-se afirmar que o homem sempre praticou atividades físicas. Pois, II. O ser humano estava constantemente submetido a lutas, à necessidade de obter sua alimentação por meio da caça e da pesca, aos hábitos migratórios e a outros aspectos ligados à sua segurança, que o faziam se movimentar. Está correto o que se afirma em:

27 Q471728 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

O ensino da dança, nas aulas de Educação Física, na Escola, deve ser considerado como uma expressão representativa de diversos aspectos da vida humana, podendo ser um tipo de linguagem corporal que permite a transmissão de

28 Q474301 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Sobre a capoeira, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A capoeira regional caracteriza-se por movimentos mais lentos e pela constante presença de ao menos uma das mãos no chão. É considerada a capoeira-mãe.

( ) A capoeira angola se mistura com o Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado 1899-1974). Trata-se do grande revolucionário da capoeira ao criar esse tipo de capoeira que caracteriza-se por movimentos mais rápidos, pelo contato físico entre os jogadores, além de uma sequência de ensino, começando com exercícios mais básicos.

( ) O contexto de criação da capoeira regional se deu pela opinião vigente na época de que a capoeira angola era fraca no quesito ataque e defesa pessoal.

( ) A capoeira possui aspectos de dança, luta, jogo, música e folclore. Portanto, é uma manifestação sociocultural peculiar e expressiva da cultura brasileira.

A sequência está correta em

29 Q474174 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

O esporte pode ser conceituado como uma atividade ou prática competitiva, institucionalizada, que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos cuja participação é motivada pela combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos. Entre os diversos critérios para classificação dos esportes, situam-se se a prática individual e coletiva se existe ou não relação com companheiros e se existe ou não interação direta com o adversário. Desta forma, analise as afirmações acerca da classificação dos esportes:

I. Esportes individuais em que não há interação com o oponente: são atividades que requerem a colaboração de dois ou mais atletas, mas que não implicam a interferência do adversário na atuação motora. É exemplo de esporte nesta classificação a Natação.

II. Esportes coletivos em que não há interação com o oponente: são atividades motoras em que a atuação do sujeito não é condicionada diretamente pela necessidade de colaboração do colega nem pela ação direta do oponente. É exemplo de esporte nesta classificação o Ginástica rítmica desportiva coletiva.

III. Esportes individuais em que há interação com o oponente: são aqueles em que os sujeitos se enfrentam diretamente, tentando em cada ato alcançar os objetivos do jogo evitando concomitantemente que o adversário o faça, porém sem a colaboração de um companheiro. É exemplo de esporte nesta classificação o Tênis.

IV. Esportes coletivos em que há interação com o oponente: são atividades nas quais os sujeitos, colaborando com seus companheiros de equipe de forma combinada, se enfrentam diretamente com a equipe adversária, tentando em cada ato atingir os objetivos do jogo, evitando ao mesmo tempo que os adversários o façam. É exemplo de esporte nesta classificação o Futebol.

De acordo com Ramirez (2007) estão corretas as afirmativas:

30 Q474271 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Lutas são entendidas não somente como as modalidades de combate formais, mas, também, como prática da luta informal, tal como os jogos de lutas. Considerando essa proposição, assinale a afirmação verdadeira.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.