Questões de Concursos: Educação Física

Prepare-se para a prova com questões de Educação Física de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q146799 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

Na elaboração de um programa de lazer e de recreação para uma instituição devem ser considerados, no mínimo, além dos objetivos da instituição para o lazer e a recreação dos seus associados,

32 Q474118 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

A Corporeidade associa-se à história de vida, à experiência do corpo vivido expressa pela motricidade. Registra-se que, na medida que se constrói história e cultura, o sujeito se apropria da realidade. A consciência corporal se traduz como o conjunto de manifestações corporais estabelecidas entre os homens e o meio. Nesta perspectiva analise as proposições e assinale a alternativa correta.

I. O profissional de Educação Física precisa ter consciência dos padrões de corpo que são construídos socialmente e trabalhar esses conceitos.

II. Os profissionais de Educação Física devem trabalhar e desenvolver as capacidades físicas e habilidades motoras, considerando a produtividade e o desempenho.

III. Os profissionais de Educação Física devem trabalhar em uma perspectiva de que a consciência corporal se traduz como o conjunto de manifestações corporais estabelecidas entre os homens e o meio.

IV. Conscientes do lema de Juvenal (V a.C) os profissionais de Educação Física devem defender os benefícios dos exercícios físicos às entidades ?Corpo? e ?Mente?, autônomas entre si.

Tendo por base a perspectiva de corporeidade apresentada por Santin (1992) estão corretas as afirmativas:

33 Q474329 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Associe corretamente os métodos ginásticos às suas respectivas descrições.

1. Método alemão.

2. Método sueco.

3. Método francês.

4. Método dinamarquês.

( ) Método de exercícios proposto por Pehr Ling (1776-1839); baseava-se no nacionalismo, e tinha como objetivo precípuo regenerar o povo através da execução correta dos exercícios, formando homens de bom aspecto que pudessem preservar a paz no país.

( ) Buscava a purificação da raça e a preparação para o trabalho e o desenvolvimento da nação. Caracteriza-se pelo uso de habilidades motoras fundamentais como correr, saltar e arremessar. Destaque ainda para a ginástica Turnkunst, ou Turnen criada por Friedrich Ludwig Jahn (1788-1825).

( ) Esse foi o primeiro método ginástico a ser implantando nas aulas de educação física no Brasil. Teve como elemento principal o espanhol naturalizado Francisco Amorós Y Ondeano (1770-1848).

 ( ) Nesse método, os movimentos são suaves e naturais com exercícios compreendidos pela facilidade cardiorrespiratória. No entanto, com características de movimentos que exigem flexibilidade, força e destreza do praticante.

A sequência está correta em

34 Q474445 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

Uma das formas de se monitorar a intensidade do exercício físico é a mensuração da frequência cardíaca. Se um indivíduo apresenta frequência cardíaca máxima de 170 bpm e frequência cardíaca de repouso de 70 bpm, então a sua zona de treinamento de 50% a 60%, calculada por meio da equação da frequência cardíaca de reserva, se situa entre

35 Q471542 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

"A brincadeira tradicional infantil, filiada ao folclore, incorpora a mentalidade popular, expressando-se, sobretudo, pela oralidade". (Kishimoto, 1996).

Assinale a alternativa que não pode ser considerada como brincadeira tradicional infantil.

36 Q181924 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

Ao ensinar o voleibol na escola, Marcela, professora de Educação Física do 6.º e do 7.º ano de ensino fundamental, desenvolve algumas situações de jogo no processo ensino-aprendizagem.

Considerando essa situação, avalie quais dos objetivos apresentados a seguir a professora deve priorizar no planejamento de suas aulas de voleibol.

I. Aplicar os elementos técnico-táticos e as precondições fisiológicas para a prática, visando somente à vitória na competição.

II. Respeitar o estágio de desenvolvimento do estudante para a organização e a inclusão de regras.

III. Desenvolver noções táticas e técnicas que garantem a participação de todos para a fluência do jogo.

IV. Desenvolver fundamentos gerais que possam ser utilizados em outros jogos.

É correto apenas o que se afirma em

37 Q474100 | Educação Física, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE

A prática esportiva tem importância significativa para os seus praticantes, pois, numa prática bem orientada, podem-se aprender valores fundamentais à vida, como união, respeito, amizade e honestidade. Além de aprenderem a lidar com as vitórias e as derrotas que o esporte proporciona, aprendem a vencer através do esforço pessoal, desenvolvendo a independência, o sentido de responsabilidade e a confiança em si mesmos. Voleibol, basquetebol, futebol, handebol, atletismo e natação são práticas esportivas, que contribuem para o desenvolvimento socioeducativo dos seus praticantes. Leia os itens.

I. Aumentar a força muscular e melhorar a flexibilidade e a resistência cardiorrespiratória.

II. Utilizar situações vividas na prática, para se aprender a convivência com outras pessoas no dia a dia.

III. Melhorar as habilidades motoras básicas, como correr, saltar, rebater e segurar.

IV. Desenvolver valores como liderança, trabalho em equipe e respeito às regras e às individualidades dos companheiros.

V. Aprender aspectos técnicos e táticos que serão utilizados em situação de jogo.

Estão relacionados com os aspectos socioeducativos da prática esportiva:

38 Q843414 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Itatiba SP , Avança SP, 2020

No que se refere à dança, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A dança é definida como uma das mais antigas artes criadas pelo ser humano.
II - Vida, saúde, religião, morte, fertilidade são temas contemplados pela dança nas mais diversas culturas.
III - Uma aula de dança na escola permite ao professor conhecer melhor o seu aluno, ou seja, saber suas preferências sobre o que gosta de brincar, de cantar, de ouvir etc.

39 Q472948 | Educação Física, Técnico, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.

A promoção e a manutenção da qualidade de vida para a juventude dependem da consciência de que a saúde resulta da responsabilidade pessoal nos cuidados com o próprio corpo e, não, de medidas socioculturais.

40 Q472026 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

As experiências de lazer que são pautadas na liberdade, na motivação e na satisfação são advindas de ocasiões sociais inseridas no tempo disponível das pessoas e vivenciadas nos equipamentos específicos de lazer como

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.