Questões de Concursos: Educação Física

Prepare-se para a prova com questões de Educação Física de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q473393 | Educação Física

No que diz respeito à relação entre atividade física e saúde, marque a opção CORRETA.

42 Q473552 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Observe a descrição abaixo.

"O corpo do nadador ocupa, na água, a posição alongada, hidrodinâmica, relativamente alta e dinamicamente equilibrada. O nadador olha, sob a água, para frente e para baixo, mantendo a cabeça de forma que o fluxo de água sempre se encontre com sua testa, parte superior da cabeça. Durante esse nado, o tronco gira ritmicamente para a esquerda e para a direita em relação ao eixo longitudinal." (Makarenko, 2001).

Essa é a descrição da técnica do nado

43 Q472459 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

De acordo com a seqüência de desenvolvimento motor, o período oportuno para a diversificação de habilidades motoras seria entre dois e seis anos de idade, que corresponde à fase de movimentos

44 Q474564 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Ao abordar o tema aptidão física, saúde e qualidade de vida em uma aula, o professor de Educação Física está correto quando afirma que

45 Q474209 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

O treinamento de musculação ou treinamento resistido deve configurar-se por meio de procedimentos atrelados aos princípios gerais do treinamento desportivo. Analise as afirmativas abaixo sobre os procedimentos relacionados à musculação e assinale a alternativa correta.

I. O treinamento com baixo número de repetições e alta carga aumenta o desenvolvimento de força, ao passo que o treinamento com grande número de repetições e baixa carga otimiza o desenvolvimento da resistência.

II. Programas de musculação com o objetivo de melhorar a força devem envolver repetições com ações concêntricas (alongamento muscular) e excêntricas (encurtamento muscular). Contrações isométricas desempenham um papel benéfico, mas secundário e podem também ser incluídas.

III. Grandes grupos musculares devem ser estressados antes dos pequenos grupos; exercícios multiarticulares, antes dos uniarticulares e esforços de alta intensidade, antes dos de baixa intensidade.

IV. Períodos de repouso de 2 a 3 minutos ou mais devem ser incorporados entre cargas para praticantes novatos e intermediários; para praticantes avançados, 1 ou 2 minutos são suficientes.

De acordo com Kenney, Wilmore e Costill (2013) estão corretas as afirmativas:

46 Q472586 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

No atletismo, existem quatro tipos de salto. Faça as relações com os exercícios de corrida, abaixo descritos, utilizando: SD para saldo em distância, SA para salto em altura, ST para salto triplo, SV para salto com vara e SS para todos os saltos.

( ) Corrida em curva.

( ) Corrida com vara, incluindo o skipping baixo, o calcanhar atrás e o skipping alto.

( ) Corridas de aceleração.

( ) Corrida em "J" com 1ª. para a direita e a 2ª. para a direita ou esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

48 Q147367 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

O condicionamento cardiorrespiratório reflete a capacidade cardíaca de bombear sangue rico em oxigênio para os músculos (HOWLEY e FRANKS, 2007). No contexto de um programa de atividade física, a avaliação desse tipo de condicionamento é recomendada para

49 Q474166 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

A periodização do treinamento organiza o treinamento físico de maneira a manipular suas variáveis logicamente, visando atingir a melhora do desempenho. A periodização é importante para-

50 Q473069 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

Nas abordagens críticas da Educação Física, está presente a ideia de que os conteúdos e a própria ação pedagógica provêm de uma construção histórica socialmente determinada. Fundamentando-se nessa concepção, a Educação Física deve formar sujeitos
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.