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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q21630 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civi, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 05 a 10.

Estabilidade é o estado físico em que a aeronave mantém as características de voo em trajetória reta e nivelada, e maneabilidade, a qualidade de uma aeronave quanto à sua dirigibilidade ao longo de uma trajetória de voo, para resistir aos esforços que lhes são impostos. Controlabilidade, por sua vez, é a qualidade de resposta de uma aeronave ao comando do piloto, quando manobrada.
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12Q21631 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civi, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 05 a 10.

Os ailerons, profundores e lemes de direção permitem as manobras e acrobacias da aeronave nos eixos lateral, longitudinal e vertical, respectivamente.
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13Q24523 | Engenharia Aeronáutica, Piloto de Helicóptero, CHESF, CESGRANRIO

Em algumas situações específicas, o piloto deve acionar códigos chamados “não discretos" no transponder.
Qual é a relação correta entre o código e cada situação específica?
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14Q749126 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Acerca do Método dos Elementos Finitos (MEF), um método utilizado na solução de problemas de engenharia estrutural, hidráulica e térmica, entre outros, julgue os itens a seguir. Comparando-se a formulação em elementos finitos pelo método da rigidez (ou modelo em deslocamentos) e o método da flexibilidade (ou modelo das forças), é correto afirmar que a solução em descolamento encontrada pelo primeiro método, geralmente, é maior que a solução encontrada pelo segundo método.
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15Q749080 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Com base nas experiências, modelos numéricos podem ser desenvolvidos e até adotados na substituição experimental mas para isso a comprovação laboratorial é muito importante. A respeito das análises e testes exprimentais, julgue os itens que seguem. A madeira é um dos mais antigos materiais utilizados pelo homem. A madeira é um material barato, leve, resistente e muito utilizado na indústria da construção civil. Basicamente as células da madeira são compostas de fibras de celulose e lignina. Portanto, é correto afirmar que durante os ensaios de caracterização mecânica da madeira, esta apresenta excelentes características mecânicas igualmente em todas as direções.
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16Q24522 | Engenharia Aeronáutica, Piloto de Helicóptero, CHESF, CESGRANRIO

A perda da efetividade do rotor de cauda é comumente conhecida como PERC. Caso o Bell 206 Jet Ranger III esteja em voo pairado, com vento vindo a 90 graus pela direita, com intensidade de 30 nós, é possível que ocorra uma PERC causada
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17Q749234 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Com base nas experiências, modelos numéricos podem ser desenvolvidos e até adotados na substituição experimental mas para isso a comprovação laboratorial é muito importante. A respeito das análises e testes exprimentais, julgue os itens que seguem. Uma das formas de ensaio à fadiga consiste no ensaio de flexão rotativa. Entre os principais resultados deste ensaio estão o limite de resistência à fadiga e a resistência à fadiga. Pode-se afirmar ainda que a maioria dos materiais não-ferrosos apresenta um limite de resistência à fadiga e os materiais ferrosos uma resistência à fadiga.
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19Q24520 | Engenharia Aeronáutica, Piloto de Helicóptero, CHESF, CESGRANRIO

Como se chama o componente do sistema de propulsão do helicóptero que permite que o rotor principal continue girando com velocidades (rotações por minuto) normais de voo, mesmo após uma falha do motor?
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20Q748803 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Uma asa elíptica, sem torção e formada com um único tipo de perfil, cuja área em planta vale 24 m2 e a envergadura 11 m, sustenta um avião que está com velocidade verdadeira de 360 km/h e pesa 35000 N. A altitude de voo corresponde a uma massa específica de 1,0 kg/m3. Pela teoria da linha sustentadora de Prandtl, o ângulo de ataque induzido se escreve como ?i = CL / (? ?), onde CL é o coeficiente de sustentação da asa e ?, seu alongamento.

A velocidade induzida prevista pela teoria é de aproximadamente:
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21Q748800 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A estabilidade lateral estática das aeronaves pode ser definida como um momento restaurador, criado sempre que suas asas saem de uma condição nivelada. Além disso, a referida estabilidade é influenciada pela posição da asa em relação à fuselagem (alta, média ou baixa), pelo enflechamento, pelo ângulo de diedro e pela superfície vertical da empenagem. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

O ângulo de diedro, ângulo formado entre o plano da asa e um plano horizontal, contribui para a estabilidade lateral estática de um avião. O referido ângulo será positivo se a ponta da asa estiver em uma posição acima da raiz e, se a ponta da asa estiver em uma posição abaixo da raiz, será negativo.

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22Q24524 | Engenharia Aeronáutica, Piloto de Helicóptero, CHESF, CESGRANRIO

Numa operação de decolagem diurna de helicóptero, pelas Regras de Voo Visual (VFR), o piloto foi informado das condições de teto e visibilidade em um aeródromo que dispunha de procedimento de aproximação por instrumentos de não precisão.
O piloto decidiu que poderia decolar, pois os mínimos de teto e visibilidade para essa operação são
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23Q749148 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Com base nas experiências, modelos numéricos podem ser desenvolvidos e até adotados na substituição experimental mas para isso a comprovação laboratorial é muito importante. A respeito das análises e testes exprimentais, julgue os itens que seguem. Entre os ensaios de embutimento encontra-se o ensaio de Erichsen que consiste na deformação de uma tira metálica (blank — corpo de prova) presa a uma matriz com um punção de cabeça esférica deformando a tira metálica. É verdade dizer que neste ensaio se mede a máxima tensão que o punção exerce para a qual não ocorre a plastificação da tira.
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24Q21627 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civi, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 05 a 10.

A pressão atmosférica, que ao nível do mar corresponde a 14,7 libras de peso, diminui com a elevação da altitude e aumenta com a elevação da umidade.
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25Q749056 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação a gerenciamento e controle da manutenção, julgue os seguintes itens.

A generalização de critérios e a flexibilização de regras e condutas de trabalho são práticas que contribuem para a garantia da qualidade dos serviços de manutenção.

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26Q21626 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civi, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 05 a 10.

Uma das forças atuantes na asa de uma aeronave é a denominada força de sustentação, que faz a aeronave subir. Essa força é originada pela diferença de pressão e pela velocidade de fluxo do ar, maiores na parte inferior da asa do avião.
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27Q208128 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da identificação de auxílios de rádio-navegação e da utilização dos sistemas de navegação, julgue os itens a seguir.

A identificação de um NDB pode ser feita por meio de

modulação de sinal audível emitido em código Morse com

duas ou três letras. Os de duas letras, quando usados como

marcadores de posição nas proximidades de aeródromos, não

se prestam a balizar aerovias para os voos em rota.

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28Q21629 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civi, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 05 a 10.

O empuxo necessário para mover uma aeronave deve ser maior que o arrasto parasita, que o arrasto de perfil e que o arrasto induzido.
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29Q748937 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Com base nas experiências, modelos numéricos podem ser desenvolvidos e até adotados na substituição experimental mas para isso a comprovação laboratorial é muito importante. A respeito das análises e testes exprimentais, julgue os itens que seguem. Na indústria mecânica, em particular na aeronáutica, é muito comum a necessidade de inspecionar máquinas e peças durante o período de vida útil. Neste caso não é possível a destruição da peça ou do componente a ser testado. Entre os ensaios nãodestrutivos, pode-se citar os ensaios de raios X, partículas magnéticas, ultra-som é líquidos penetrantes.
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30Q749060 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

A marcação relativa (MR) formada entre um avião com proa norte e uma estação de rádio situada a oeste é igual a 090

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