Questões de Concursos: Engenharia Aquacultura Aquicultura

Prepare-se para a prova com questões de Engenharia Aquacultura Aquicultura de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q782561 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

João, aqüicultor não-registrado, viajou para a Austrália e trouxe de lá alguns alevinos de uma espécie de peixe de água doce ainda não existente no Brasil, acreditando ser esta a solução para a piscicultura das regiões subtropicais do país. Tendo conseguido burlar a fiscalização existente nos aeroportos brasileiros, levou os peixes para sua fazenda, onde os colocou em um viveiro escavado, a menos de 10 m da margem de um rio que corta sua propriedade. Quando os peixes atingiram cerca de 12 cm, resolveu transferi-los para alguns tanques-redes que instalou, sem permissão, em um braço de um reservatório da União com o qual sua propriedade faz limite.

Com relação à situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Ao introduzir no Brasil uma espécie exótica sem autorização do IBAMA, João contrariou o disposto no Decreto-Lei n.º 221, de 28/2/1967.

12 Q782599 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

É incomum a extinção de uma espécie aquática pela sua pesca. Antes que isso ocorra, a pesca comercial dessa espécie deixa de existir, uma vez que os esforços de captura passam a não trazer mais uma compensação econômica. Os principais fatores que levam uma espécie aquática à extinção são as alterações físicoquímicas e biológicas dos ambientes nos quais ela habita, bem como um elevado grau de endemismo, o que limita a ocorrência da espécie a áreas relativamente pequenas. Entre as espécies de peixes brasileiros, o pirarucu (Arapaima gigas) é uma das mais ameaçadas, tanto pela sobrepesca como pelas mudanças ambientais impostas pelo homem. Entretanto, devido a sua importância econômica, muitos esforços têm sido feitos para a recuperação dos estoques e para a preservação da espécie. Esses esforços incluem o desenvolvimento de tecnologias de produção do pirarucu em cativeiro e a soltura de juvenis em ambientes onde as populações sofreram grande diminuição. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

De acordo com a legislação em vigor, a soltura de alevinos de pirarucu em ambiente natural só é permitida se os mesmos forem oriundos de unidades de produção localizadas dentro dos limites das bacias hidrográficas em que a espécie é considerada autóctone.

13 Q782594 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Em relação à estrutura e fisiologia do sistema digestivo dos peixes de cultivo, julgue os itens que se seguem.

Os peixes carnívoros apresentam limitação na secreção e atividade de amilase, o que dificulta a digestão e absorção de carboidratos mais complexos.

14 Q782601 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Em relação à qualidade da água para o cultivo de espécies aqüícolas, julgue os itens subseqüentes.

A adição de sal comum na água de viveiros de cultivo de animais de água doce reduz a toxidez por nitritos e nitratos.

15 Q782602 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Um exemplo de sobrepesca que está levando à extinção da pesca comercial de uma espécie é o da vieira Euvola ziczac, outrora abundante no litoral do Sudeste e do Sul do Brasil. Sua carne é bastante valorizada e suas conchas são utilizadas para servir o conhecido prato denominado casquinhas de siri. As vieiras, moluscos bivalves pertencentes à família dos pectinídeos, estão entre os pescados cuja carne atinge valores muito altos no mercado. Por esse motivo, recentes avanços na reprodução e na engorda em cativeiro de vieiras têm entusiasmado os criadores brasileiros a iniciar cultivos comerciais.

A respeito do tema tratado no texto acima, julgue os itens seguintes.

O fato de viverem agrupadas em grandes bancos e de não serem capazes de se deslocar rapidamente contribuíram muito para a extinção da pesca comercial da Euvola ziczac no Brasil, pois sua captura é simples.

16 Q782643 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Engenheiro de Pesca, UFFS, FEPESE

A interrupção dos rios com a construção de barramentos promove a transformação das características hidrológicas regionais, e com isso causa impactos na comunidade de peixes. Assim, o repovoamento às vezes se faz necessário para recompor os estoques naturais e promover a preservação de uma espécie.

Sobre o repovoamento com espécies nativas, assinale a alternativa correta.

17 Q782590 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Observando-se a situação atual da pesca e da aqüicultura no Brasil, é possível notar algumas tendências bastante evidentes. Na pesca extrativa, é provável que os aumentos de produção se dêem principalmente pela pesca oceânica, pouco podendo se esperar da pesca costeira e da praticada nas águas doces. Na aqüicultura, é bem provável que o país venha a atingir a casa de um milhão de toneladas/ano até o ano de 2020, embora os mais otimistas cheguem a apostar nessa produção até 2015. Os setores com maior indicação de expansão rápida são o da piscicultura de água doce e o do cultivo de camarões marinhos (carcinicultura), embora este último tenha que se submeter a normas legais bastante inibidoras em vários aspectos. O cultivo de peixes em reservatórios também deve crescer em ritmo acelerado, por consistir em uma modalidade de alta produtividade e excelente rentabilidade. Os cultivos devem ser cada vez menos impactantes graças ao uso de insumos mais eficientes, porém o risco do aparecimento de enfermidades graves deve aumentar significativamente. Também é evidente uma regionalização das espécies cultivadas em cada bacia hidrográfica.

Considerando as informações do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A legislação ambiental brasileira incentiva a introdução, no Brasil, de novas espécies exóticas de peixes de consumo, com tecnologia de produção, especialmente aquelas adaptadas a regiões de clima subtropical.

18 Q782585 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Em relação à qualidade da água para o cultivo de espécies aqüícolas, julgue os itens subseqüentes.

Em viveiros de “águas verdes” (transparência menor que 20 cm), as flutuações diárias de pH e de quantidade de oxigênio dissolvido na água são menores que as encontradas em viveiros de “águas claras” (transparência maior que 50 cm).

19 Q782596 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Sobre as medidas de prevenção e os principais agentes de enfermidades nas espécies aqüícolas, julgue os itens subseqüentes.

Na maioria dos países, o controle das infecções bacterianas em espécies aquáticas é feito mediante o uso do antibiótico cloranfenicol.

20 Q782641 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Engenheiro de Pesca, UFFS, FEPESE

Existem peixes que necessitam do ambiente lótico para completar seu ciclo de vida; em geral migram para buscar o ambiente propício para a reprodução, porém a migração não é obrigatória.

Peixes que apresentam essas características são comumente chamados de:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.