Questões de Concursos: Engenharia Aquacultura Aquicultura

Prepare-se para a prova com questões de Engenharia Aquacultura Aquicultura de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q782568 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Em relação à estrutura e fisiologia do sistema digestivo dos peixes de cultivo, julgue os itens que se seguem.

Os peixes planctófagos possuem os rastros branquiais mais desenvolvidos e mais próximos entre si.

22 Q782627 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Sobre as medidas de prevenção e os principais agentes de enfermidades nas espécies aqüícolas, julgue os itens subseqüentes.

O sistema imune dos camarões não responde de maneira eficiente à aplicação de vacinas.

23 Q782591 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Engenheiro de Pesca, UFFS, FEPESE

As pisciculturas, particularmente as intensivas, assim como todas as grandes concentrações de animais, tendem a ser ambientes favoráveis ao aparecimento de doenças.

Assinale a alternativa que apresenta um sinal clínico da enfermidade denominada Ictiofitiríase.

24 Q782577 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Para realizar um planejamento adequado na busca por melhores resultados de produção, independente dos sistemas e estratégias de cultivo aqüícolas adotados, é essencial o conhecimento e a compreensão de alguns conceitos básicos, como capacidade de suporte, biomassa crítica e biomassa econômica. A respeito desses conceitos, julgue os itens que se seguem.

A biomassa no ponto de maior lucro acumulado em um sistema de produção é denominada biomassa crítica.

25 Q782605 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

A grande maioria dos recursos genéticos aquáticos ainda ocorre em populações nativas. A adaptação e a domesticação das espécies aquáticas ainda não têm acontecido nos mesmos níveis dos observados em agricultura e pecuária. A biotecnologia, na pesca e na aqüicultura, representa uma série de tecnologias com potencial para aumentar a taxa de crescimento de espécies cultivadas, para a melhoria na sanidade dos peixes, para auxiliar a proteção e a recuperação do meio ambiente, para ampliar o número de espécies aquáticas exploradas e para melhorar o uso e conservação de estoques nativos. Considerando as técnicas e conceitos utilizados na caracterização e uso de recursos genéticos aquáticos, julgue os itens a seguir.

O grau de endogamia de uma população é diretamente proporcional ao número efetivo de reprodutores.

26 Q782644 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Um exemplo de sobrepesca que está levando à extinção da pesca comercial de uma espécie é o da vieira Euvola ziczac, outrora abundante no litoral do Sudeste e do Sul do Brasil. Sua carne é bastante valorizada e suas conchas são utilizadas para servir o conhecido prato denominado casquinhas de siri. As vieiras, moluscos bivalves pertencentes à família dos pectinídeos, estão entre os pescados cuja carne atinge valores muito altos no mercado. Por esse motivo, recentes avanços na reprodução e na engorda em cativeiro de vieiras têm entusiasmado os criadores brasileiros a iniciar cultivos comerciais.

A respeito do tema tratado no texto acima, julgue os itens seguintes.

Os esforços de cultivo de vieiras no Brasil se concentram na espécie Lindachlamys tehuelchus, por ser esta a única que permite a coleta de grandes quantidades de sementes na natureza.

27 Q782606 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

É incomum a extinção de uma espécie aquática pela sua pesca. Antes que isso ocorra, a pesca comercial dessa espécie deixa de existir, uma vez que os esforços de captura passam a não trazer mais uma compensação econômica. Os principais fatores que levam uma espécie aquática à extinção são as alterações físicoquímicas e biológicas dos ambientes nos quais ela habita, bem como um elevado grau de endemismo, o que limita a ocorrência da espécie a áreas relativamente pequenas. Entre as espécies de peixes brasileiros, o pirarucu (Arapaima gigas) é uma das mais ameaçadas, tanto pela sobrepesca como pelas mudanças ambientais impostas pelo homem. Entretanto, devido a sua importância econômica, muitos esforços têm sido feitos para a recuperação dos estoques e para a preservação da espécie. Esses esforços incluem o desenvolvimento de tecnologias de produção do pirarucu em cativeiro e a soltura de juvenis em ambientes onde as populações sofreram grande diminuição. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

O pirarucu é um peixe que consegue extrair oxigênio diretamente do ar, razão pela qual suporta altas densidades de estocagem em ambientes confinados, onde os níveis de oxigênio dissolvido na água podem ser críticos.

28 Q782646 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Os mangues, predominantes nas regiões de estuário e lagunas do litoral, são formações vegetais compostas de arbustos e outras espécies arbóreas adaptadas à salinidade e solos pouco oxigenados. Ricos em material orgânico, os mangues fornecem abrigo e alimento a muitas espécies marinhas, inclusive a algumas espécies ameaçadas de extinção. Um animal de mangue presente na lista de animais ameaçados de extinção é o caranguejo guaimun (Cardisoma guanhumi), considerado fundamental para a sobrevivência de pessoas com baixa renda e que vivem de sua coleta em manguezais do Nordeste. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

O manejo de ambientes de mangue pode ser feito por meio da obtenção de propágulos das espécies típicas desse ambiente, como a Laguncularia racemosa, a Avicennia schauerianae e a Rhizophora mangle, que são plantados em viveiros ou diretamente nas áreas degradadas.

29 Q782642 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Engenheiro de Pesca, UFFS, FEPESE

Para realizar o manejo da ictiofauna de uma região é fundamental o levantamento detalhado da mesma. No sul do Brasil, o rio Uruguai representa um grande potencial de geração de energia. Na instalação da usina hidrelétrica de Itá, no Rio Uruguai, foi avaliada a ictiofauna no trecho de influência da usina.

 Sobre a ictiofauna da região do Alto Rio Uruguai, assinale a alternativa correta.

30 Q782571 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

O beneficiamento e a agregação de valor aos produtos da aqüicultura possibilitarão ampliar as opções de mercado com oferta de produtos a preços mais compatíveis com os custos de produção. Julgue os itens a seguir, relativos ao processamento de pescados.

O glaciamento é uma técnica cuja função é proteger o pescado contra a desidratação, formando uma fina camada de gelo sobre o produto.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.