Questões de Concursos: Engenharia Naval

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31 Q9483 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.
Capatazia é a atividade de movimentação de mercadorias nas instalações de uso público compreendendo, entre outras, abertura de volumes para a conferência aduaneira e transporte nas instalações do porto.

32 Q790534 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

De modo geral, um porto pode apresentar, como partes constituintes, acessos marítimos e terrestres, instalações de acostagem e de armazenagem e, quando necessário, pátios de estocagem. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Os navios que freqüentam um terminal especializado na movimentação de um tipo específico de carga apresentam sempre o mesmo porte bruto.

33 Q9492 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

A dimensão da bacia de evolução é função do comprimento e manobrabilidade da embarcação tipo, assim como do tempo disponível para a manobra ser efetuada. A dimensão considerada ideal reserva espaço para a inscrição, no seu interior, de um círculo cujo diâmetro é igual ao comprimento entre perpendiculares da embarcação tipo.

34 Q790810 | Engenharia Naval, Especialista em Infraestrutura Sênior, MPOG, CESPE CEBRASPE

A eclusa de navegação é uma obra de transposição de desníveis que consiste em uma câmara delimitada por duas portas (uma a montante e outra a jusante) que dão acesso às embarcações, na qual, por meio de circuito hidráulico específico, o nível da água varia entre os níveis extremos de montante e jusante. A respeito dos critérios de projeto, dos tipos e do funcionamento de eclusas, julgue os itens seguintes.

As estruturas de restituição devem produzir reduzida turbulência e estar localizadas no percurso de navegação.

35 Q250255 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O ensaio de impacto consiste em medir a quantidade de energia absorvida por uma amostra do material, quando submetida à ação de um esforço de choque de valor conhecido. São exemplos desse tipo de ensaio:

36 Q107017 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

A responsabilidade civil, nos casos de abalroamento concorrente ou decorrente de culpa recíproca ou comum, será

37 Q104457 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

Considerando a compra e venda de um navio de segunda mão, analise as afirmativas a seguir.

I Na compra de um navio de segunda mão para operação, normalmente, é definido o local e o momento da entrega do navio.

II Após a compra de um navio de segunda mão, deve ser feita uma inspeção física do navio e de seus registros.

III Uma oferta firme de um interessado na compra de um navio de segunda mão para operação deve incluir, normalmente, o preço e a moeda, com a comissão a ser paga ao corretor da compra e venda.

Está correto APENAS o que se afirma em

38 Q790793 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação aos sistemas de propulsão de navios, analise as afirmativas a seguir. I – Os hélices de passo controlado visam a aumentar a eficiência do propulsor com a variação da velocidade do navio. II – O propulsor cicloidal (Voith-Schneider) dispensa o uso de lemes, permite alterar a velocidade, inverter a marcha e governar o navio, sem mudar o sentido das rotações da máquina propulsora. III – Os rebocadores dispensam o uso do tubo Kort, que reduz a eficiência do sistema de propulsão. Está correto o que se afirma em

39 Q104952 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação aos navios liners e tramps, analise as afirmativas a seguir.

I - Os navios tramps ficam em desvantagem em relação aos navios liners nas negociações por contratos quando a oferta de navios supera a demanda por transporte de carga.

II - Os navios tramps cobrem rotas regulares, e cada viagem pressupõe um ou vários contratos de afretamento, onde um ou mais comerciantes ocupam toda a capacidade de carga ou parte dela.

III - Os navios liners são empregados em rotas não regulares, com portos e escalas indefinidos previamente, sem a necessidade de serem anunciados, nem sempre estando disponíveis a todos os embarcadores.

Está correto APENAS o que se afirma em

40 Q106503 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

Ao dimensionar-se uma frota de navios, o fator que NÃO influencia na definição das dimensões principais do navio ideal a ser empregado no transporte de determinada carga é

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