Questões de Concursos: Engenharia Naval

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41 Q203869 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Em relação à resistência ao avanço de um navio, analise as afirmativas a seguir.

I - Os modelos utilizados para o cálculo de resistência ao avanço procuram incorporar a infl uência da forma do casco sobre a resistência viscosa através da adoção do chamado fator de forma.
II - As regiões de proa e popa do navio contribuem de forma mais significativa para a geração de ondas, pois são as regiões onde a pressão varia de forma mais abrupta.
III - O cálculo da resistência friccional de um navio admite, como passo inicial, a hipótese de que a resistência será igual à força exercida pelo fluido sobre uma placa plana com área igual à área de superfície molhada do casco do navio.

Está correto o que se afirma em

42 Q790784 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

O projeto hidroviário inclui quatro elementos básicos, a saber: a via, os terminais, as embarcações e as cargas. Com relação ao projeto de uma hidrovia, julgue os itens subseqüentes.

A propulsão azimutal reduz a eficiência das manobras quando comparada com o desempenho do leme convencional, porém permite o pivoteamento do conjunto propulsor, facilitando a sua manutenção.

43 Q9491 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

Nos canais de acesso aos portos, a prática marítima aconselha a adoção de uma altura de segurança sob a quilha da embarcação tipo denominada pé de piloto. Essa medida engloba as influências da variação de densidade da água do mar, o squat e o efeito da onda.

44 Q202072 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Em relação à subdivisão do casco de um navio de passageiros, analise as afirmativas a seguir.

I - A dotação de antepara de colisão a vante estanque à água até o convés das anteparas é obrigatória.
II - A instalação de portas de visita na antepara de colisão a vante abaixo do convés das anteparas é permitida.
III - A praça de máquinas deve ser separada dos compartimentos habitáveis por meio de anteparas estanques à água.
IV - A antepara de colisão a ré deve ser posicionada a uma distância da perpendicular a ré superior a 5% do comprimento do navio.

São corretas as afirmações

45 Q106600 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

O período de tempo, estabelecido pelas partes num contrato de afretamento, durante o qual o fretador colocará seu navio à disposição do afretador para as operações de carga ou descarga, sem pagamento adicional de frete, é denominado

46 Q250511 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação a plataformas de exploração e produção de petróleo e gás, analise as afirmações a seguir.

I - O sistema de posicionamento dinâmico está relacionado ao sistema de ancoragem em plataformas semissubmersíveis, a fim de impedir maiores movimentos da unidade.
II - Navios aliviadores são responsáveis pelo suprimento de consumíveis da plataforma e pelo armazenamento do petróleo.
III - O tensionamento do sistema de ancoragem de plataformas tipo TLP (Tension Leg Platforms) se deve a aspectos de flutuação do casco.

Está correto o que se afirma em

47 Q105883 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítimo, Petrobras, CESGRANRIO

Num contrato de fretamento de navio a casco nu (BCP), o fretador assume somente as responsabilidades decorrentes dos custos de capital incidentes sobre o navio.

Esses custos compreendem

48 Q250685 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre os mecanismos de proteção anticorrosiva que são empregados com a aplicação de uma tinta na superfície de um material metálico como o aço, analise as afirmativas a seguir.

I - O mecanismo eletroquímico é empregado por tintas ricas em zinco.

II - O mecanismo de barreira consiste na colocação de uma película, o mais impermeável possível, entre o substrato e o meio corrosivo.

III - No mecanismo de inibição, é formada uma camada passiva catódica na superfície do metal.

Está correto APENAS o que se afirma em

49 Q790592 | Engenharia Naval, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Em relação às embarcações fluviais, assinale a opção correta.

50 Q203173 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Uma barcaça possui boca moldada igual a B e seção transversal retangular constante ao longo do seu comprimento L. Numa determinada condição de carregamento, a barcaça opera, em águas tranquilas, segundo um calado uniforme igual a T.
Para essa condição, o valor do seu raio metacêntrico transversal (BM) depende de

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