Questões de Concursos: Engenharia Naval Prepare-se para a prova com questões de Engenharia Naval de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Engenharia Naval Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 61 Q104750 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIOEm relação aos contratos de afretamento por período, analise as afirmativas a seguir. I - O afretador é obrigado a pagar aluguel (hire), continuamente, durante a vigência do contrato de afretamento, independente dele empregar ou não o navio. II - O aluguel (hire) deixará de ser pago quando o navio estiver indisponível para a prestação do serviço em troca do qual o afretador se obrigou a pagar aluguel, tornando-se, nesse caso, o navio off-hire. III - A retirada do navio de serviço por falta de pagamento do aluguel (hire) deixa de ser exercida pelo fretador, caso o afretador efetue o pagamento do aluguel atrasado, antes do fretador manifestar sua decisão em terminar o contrato. Está correto APENAS o que se afirma em a) I. b) II. c) I e II. d) I e III. e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 62 Q104365 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítimo, Petrobras, CESGRANRIOUm navio atracado no porto A recebe 20.000 t de carga e, em seguida, suspende em direção ao porto B, onde descarrega e carrega, respectivamente, 5.000 t e 5.500 t de carga. A distância percorrida de A até B foi de 1.400 milhas. Após completar o carregamento no porto B, suspende em direção ao porto C, onde descarrega e carrega, respectivamente, 4.000 t e 3.600 t de carga. A distância percorrida de B até C foi de 1.240 milhas. Se a velocidade de serviço do navio é de 10 nós, e o consumo de combustível é igual a 30 t/dia, quantas toneladas de combustível o navio deverá receber em C, para que seu calado seja o mesmo da condição de partida de A? a) 50 b) 80 c) 140 d) 210 e) 260 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 63 Q9481 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.A fortuna do mar corresponde a fatos relacionados à navegação tais como pane em motores em alto mar e perdas de partes importantes da embarcação, como o leme. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 64 Q9497 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPECom relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes. O fator de estiva do minério de ferro é superior ao fator de estiva da soja. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 65 Q201843 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorA utilização do tanque de expansão no circuito fechado de resfriamento do motor diesel de combustão principal de um navio tem por objetivo a) aspirar da caixa de mar a água que trocará calor com a água de circulação no resfriador. b) compensar variações de volume no sistema de circulação de água doce. c) controlar a quantidade de água que passa pelo resfriador de água de circulação. d) injetar água de circulação na parte inferior e menos quente do motor. e) promover a troca de calor da água de circulação com a água do mar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 66 Q9487 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.O seguro marítimo é o contrato segundo o qual o segurador, em troca do recebimento do prêmio, se obriga a indenizar prejuízo sofrido pelo segurado quando o objeto do seguro se achar sujeito aos riscos oferecidos pelo mar. O instrumento do seguro é a apólice. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 67 Q790629 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOA propriedade segundo a qual um metal acumula energia quando sofre deformação elástica, retornando à sua forma original após aliviar-se dessa energia, é denominada a) ductilidade b) dureza c) fluência d) resiliência e) tenacidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 68 Q202099 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorEm relação aos tipos de instalações propulsoras de navios mercantes, analise as afirmativas a seguir. I - A instalação propulsora com turbina a vapor é utilizada em navios de pequeno porte onde é requerida uma potência propulsora instalada baixa. II - A instalação propulsora indireta com motores diesel de média e alta rotação utiliza caixas de engrenagens redutoras a fi m de reduzir a velocidade angular do eixo propulsor. III - A instalação propulsora com turbina a gás é mais leve e ocupa menos espaço quando comparada à instalação propulsora direta com motor diesel equivalente para a mesma potência instalada. Está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 69 Q790736 | Engenharia Naval, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPEUm componente importante no arranjo geral portuário é o canal de acesso. Com base nos critérios que devem ser levados em consideração na concepção e na operação desse tipo de obra, julgue os itens que se seguem. Os canais portuários de acesso portuários são sempre abrigados das ondas, e suas larguras, fixadas apenas em função das características de embarcação-tipo. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 70 Q790547 | Engenharia Naval, Especialista em Infraestrutura Sênior, MPOG, CESPE CEBRASPEA eclusa de navegação é uma obra de transposição de desníveis que consiste em uma câmara delimitada por duas portas (uma a montante e outra a jusante) que dão acesso às embarcações, na qual, por meio de circuito hidráulico específico, o nível da água varia entre os níveis extremos de montante e jusante. A respeito dos critérios de projeto, dos tipos e do funcionamento de eclusas, julgue os itens seguintes. Em eclusas completas, são previstos três sistemas de movimentação das portas e das válvulas. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
61 Q104750 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIOEm relação aos contratos de afretamento por período, analise as afirmativas a seguir. I - O afretador é obrigado a pagar aluguel (hire), continuamente, durante a vigência do contrato de afretamento, independente dele empregar ou não o navio. II - O aluguel (hire) deixará de ser pago quando o navio estiver indisponível para a prestação do serviço em troca do qual o afretador se obrigou a pagar aluguel, tornando-se, nesse caso, o navio off-hire. III - A retirada do navio de serviço por falta de pagamento do aluguel (hire) deixa de ser exercida pelo fretador, caso o afretador efetue o pagamento do aluguel atrasado, antes do fretador manifestar sua decisão em terminar o contrato. Está correto APENAS o que se afirma em a) I. b) II. c) I e II. d) I e III. e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
62 Q104365 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítimo, Petrobras, CESGRANRIOUm navio atracado no porto A recebe 20.000 t de carga e, em seguida, suspende em direção ao porto B, onde descarrega e carrega, respectivamente, 5.000 t e 5.500 t de carga. A distância percorrida de A até B foi de 1.400 milhas. Após completar o carregamento no porto B, suspende em direção ao porto C, onde descarrega e carrega, respectivamente, 4.000 t e 3.600 t de carga. A distância percorrida de B até C foi de 1.240 milhas. Se a velocidade de serviço do navio é de 10 nós, e o consumo de combustível é igual a 30 t/dia, quantas toneladas de combustível o navio deverá receber em C, para que seu calado seja o mesmo da condição de partida de A? a) 50 b) 80 c) 140 d) 210 e) 260 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
63 Q9481 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.A fortuna do mar corresponde a fatos relacionados à navegação tais como pane em motores em alto mar e perdas de partes importantes da embarcação, como o leme. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
64 Q9497 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPECom relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes. O fator de estiva do minério de ferro é superior ao fator de estiva da soja. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
65 Q201843 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorA utilização do tanque de expansão no circuito fechado de resfriamento do motor diesel de combustão principal de um navio tem por objetivo a) aspirar da caixa de mar a água que trocará calor com a água de circulação no resfriador. b) compensar variações de volume no sistema de circulação de água doce. c) controlar a quantidade de água que passa pelo resfriador de água de circulação. d) injetar água de circulação na parte inferior e menos quente do motor. e) promover a troca de calor da água de circulação com a água do mar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
66 Q9487 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.O seguro marítimo é o contrato segundo o qual o segurador, em troca do recebimento do prêmio, se obriga a indenizar prejuízo sofrido pelo segurado quando o objeto do seguro se achar sujeito aos riscos oferecidos pelo mar. O instrumento do seguro é a apólice. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
67 Q790629 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOA propriedade segundo a qual um metal acumula energia quando sofre deformação elástica, retornando à sua forma original após aliviar-se dessa energia, é denominada a) ductilidade b) dureza c) fluência d) resiliência e) tenacidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
68 Q202099 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorEm relação aos tipos de instalações propulsoras de navios mercantes, analise as afirmativas a seguir. I - A instalação propulsora com turbina a vapor é utilizada em navios de pequeno porte onde é requerida uma potência propulsora instalada baixa. II - A instalação propulsora indireta com motores diesel de média e alta rotação utiliza caixas de engrenagens redutoras a fi m de reduzir a velocidade angular do eixo propulsor. III - A instalação propulsora com turbina a gás é mais leve e ocupa menos espaço quando comparada à instalação propulsora direta com motor diesel equivalente para a mesma potência instalada. Está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
69 Q790736 | Engenharia Naval, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPEUm componente importante no arranjo geral portuário é o canal de acesso. Com base nos critérios que devem ser levados em consideração na concepção e na operação desse tipo de obra, julgue os itens que se seguem. Os canais portuários de acesso portuários são sempre abrigados das ondas, e suas larguras, fixadas apenas em função das características de embarcação-tipo. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
70 Q790547 | Engenharia Naval, Especialista em Infraestrutura Sênior, MPOG, CESPE CEBRASPEA eclusa de navegação é uma obra de transposição de desníveis que consiste em uma câmara delimitada por duas portas (uma a montante e outra a jusante) que dão acesso às embarcações, na qual, por meio de circuito hidráulico específico, o nível da água varia entre os níveis extremos de montante e jusante. A respeito dos critérios de projeto, dos tipos e do funcionamento de eclusas, julgue os itens seguintes. Em eclusas completas, são previstos três sistemas de movimentação das portas e das válvulas. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro