Questões de Concursos: Engenharia Naval

Prepare-se para a prova com questões de Engenharia Naval de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q104750 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação aos contratos de afretamento por período, analise as afirmativas a seguir.

I - O afretador é obrigado a pagar aluguel (hire), continuamente, durante a vigência do contrato de afretamento, independente dele empregar ou não o navio.

II - O aluguel (hire) deixará de ser pago quando o navio estiver indisponível para a prestação do serviço em troca do qual o afretador se obrigou a pagar aluguel, tornando-se, nesse caso, o navio off-hire.

III - A retirada do navio de serviço por falta de pagamento do aluguel (hire) deixa de ser exercida pelo fretador, caso o afretador efetue o pagamento do aluguel atrasado, antes do fretador manifestar sua decisão em terminar o contrato.

Está correto APENAS o que se afirma em

62 Q104365 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítimo, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio atracado no porto A recebe 20.000 t de carga e, em seguida, suspende em direção ao porto B, onde descarrega e carrega, respectivamente, 5.000 t e 5.500 t de carga. A distância percorrida de A até B foi de 1.400 milhas.
Após completar o carregamento no porto B, suspende em direção ao porto C, onde descarrega e carrega, respectivamente, 4.000 t e 3.600 t de carga. A distância percorrida de B até C foi de 1.240 milhas.

Se a velocidade de serviço do navio é de 10 nós, e o consumo de combustível é igual a 30 t/dia, quantas toneladas de combustível o navio deverá receber em C, para que seu calado seja o mesmo da condição de partida de A?

63 Q9481 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.
A fortuna do mar corresponde a fatos relacionados à navegação tais como pane em motores em alto mar e perdas de partes importantes da embarcação, como o leme.

64 Q9497 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

O fator de estiva do minério de ferro é superior ao fator de estiva da soja.

65 Q201843 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

A utilização do tanque de expansão no circuito fechado de resfriamento do motor diesel de combustão principal de um navio tem por objetivo

66 Q9487 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.
O seguro marítimo é o contrato segundo o qual o segurador, em troca do recebimento do prêmio, se obriga a indenizar prejuízo sofrido pelo segurado quando o objeto do seguro se achar sujeito aos riscos oferecidos pelo mar. O instrumento do seguro é a apólice.

67 Q790629 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A propriedade segundo a qual um metal acumula energia quando sofre deformação elástica, retornando à sua forma original após aliviar-se dessa energia, é denominada

68 Q202099 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Em relação aos tipos de instalações propulsoras de navios mercantes, analise as afirmativas a seguir.

I - A instalação propulsora com turbina a vapor é utilizada em navios de pequeno porte onde é requerida uma potência propulsora instalada baixa.
II - A instalação propulsora indireta com motores diesel de média e alta rotação utiliza caixas de engrenagens redutoras a fi m de reduzir a velocidade angular do eixo propulsor.
III - A instalação propulsora com turbina a gás é mais leve e ocupa menos espaço quando comparada à instalação propulsora direta com motor diesel equivalente para a mesma potência instalada.

Está correto o que se afirma em

69 Q790736 | Engenharia Naval, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Um componente importante no arranjo geral portuário é o canal de acesso. Com base nos critérios que devem ser levados em consideração na concepção e na operação desse tipo de obra, julgue os itens que se seguem.

Os canais portuários de acesso portuários são sempre abrigados das ondas, e suas larguras, fixadas apenas em função das características de embarcação-tipo.

70 Q790547 | Engenharia Naval, Especialista em Infraestrutura Sênior, MPOG, CESPE CEBRASPE

A eclusa de navegação é uma obra de transposição de desníveis que consiste em uma câmara delimitada por duas portas (uma a montante e outra a jusante) que dão acesso às embarcações, na qual, por meio de circuito hidráulico específico, o nível da água varia entre os níveis extremos de montante e jusante. A respeito dos critérios de projeto, dos tipos e do funcionamento de eclusas, julgue os itens seguintes.

Em eclusas completas, são previstos três sistemas de movimentação das portas e das válvulas.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.