Questões de Concursos: Engenharia Naval Prepare-se para a prova com questões de Engenharia Naval de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Engenharia Naval Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 71 Q106887 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIOEm relação à responsabilidade civil, analise as afirmativas a seguir. I - A responsabilidade civil do transportador pelas avarias na carga é contratual e objetiva, consubstanciada na teoria do risco profissional. II - A responsabilidade civil do transportador marítimo, em casos de avarias e perdas na carga, é exonerada pelas cláusulas de limitação de responsabilidade. III - A exclusão de responsabilidade por caso fortuito ou força maior é caracterizada, comumente, pelos pressupostos de inevitabilidade, imprevisibilidade e pelo impedimento absoluto do cumprimento da obrigação. Está correto APENAS o que se afirma em a) I. b) II. c) I e II. d) I e III. e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 72 Q106777 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítimo, Petrobras, CESGRANRIONum fretamento por viagem, a indenização paga pelo afretador ao armador-fretador, quando o navio excede o tempo de estadia por fato não imputável ao armador-fretador, é denominada a) demurrage b) despatch money c) laydays d) laytime e) hire Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 73 Q790796 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CENo processo de soldagem TIG, a união das peças metálicas é produzida por aquecimento e fusão, por meio de um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo de tungstênio não consumível e as peças a serem unidas. Sobre este processo, é correto afirmar-se que a) usa um eletrodo não consumível e pode, ou não, usar metal de adição. b) usa metal de adição e pode, ou não, usar um eletrodo consumível. c) usa um eletrodo consumível e pode, ou não, usar metal de adição. d) sempre usa um metal de adição. e) usa somente um eletrodo não consumível. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 74 Q106252 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítimo, Petrobras, CESGRANRIOSegundo a Lei nº 9.432/1997, que dispõe sobre a ordenação do transporte aquaviário, o afretamento de embarcação de carga estrangeira a casco nu, para operar na navegação de apoio portuário, depende de autorização do órgão competente. Esse afretamento poderá ocorrer no caso de substituição a embarcações em construção no país, em estaleiro brasileiro, com contrato em eficácia, enquanto durar a construção, por período máximo, em meses, igual a a) 24 b) 36 c) 48 d) 60 e) 96 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 75 Q106796 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIOUm analista de comercialização e logística, ao realizar serviços de apoio ao navio no porto, reconhece que a) o Órgão de Gestão de Mão de Obra (OGMO) é responsável por promover o treinamento e o cadastro do trabalhador portuário avulso, cujo registro deve ser feito pelo navio, quando da sua utilização. b) arrumadores ou portuários são mão de obra avulsa utilizada para a execução de serviços a bordo. c) a estiva é uma mão de obra avulsa utilizada para os serviços em terra. d) as taxas de atracação são cobradas em função do comprimento do navio e do tempo em que ele permanece atracado. e) para o cálculo do peso das mercadorias movimentadas deve ser feito o somatório dos pesos brutos de todas as mercadorias movimentadas, incluindo-se a tara dos contêineres. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 76 Q106105 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítimo, Petrobras, CESGRANRIOO mercado mundial de afretamentos, quando se encontra na fase de pico, tem como característica a) o equilíbrio entre a oferta de navios e a demanda por transporte b) o aumento do número de encomendas de navios novos, feitas aos estaleiros c) a plena utilização de navios, navegando em velocidade econômica de cruzeiro d) a retirada temporária de operação dos navios menos eficientes (lay up) e) as baixas taxas de frete, com baixa volatilidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 77 Q790531 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOSobre avaria e subdivisão em Arquitetura Naval, analise as afirmações a seguir. I - Os compartimentos de máquinas deverão ser delimitados por anteparas estanques à água, prolongadas até o convés de borda livre. II - As anteparas do pique tanque de ré deverão ser colocadas em todos os navios, dispostas de maneira a encerrar o tubo telescópico num compartimento estanque à água, e deverão prolongar-se até o convés resistente. III - Uma antepara de colisão, sem aberturas, deverá ser colocada em todos os navios e deverá estender- se até o convés de borda livre. Está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 78 Q205059 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOCom relação à operação e ao desempenho de turbinas a gás e a vapor, afirma-se que a) o aumento da temperatura de entrada do ar melhora o rendimento de turbinas a gás. b) o desempenho de turbinas a vapor é altamente influenciado pela temperatura de entrada do ar. c) turbinas a gás operam segundo o ciclo Brayton, no qual a adição de calor ocorre a volume constante. d) turbinas a vapor operam segundo o ciclo termodinâmico de Rankine, composto por dois processos isentrópicos e dois processos isotérmicos. e) quanto maior é a temperatura de entrada do gás na saída do queimador (T3), maior a eficiência térmica de turbinas a gás. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 79 Q790800 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOConsidere uma barra circular de aço (tensão de ruptura de 150 MPa) sujeita a forças axiais (50 kN) em suas duas extremidades. A área de seção transversal da barra, em cm2, supondo um coeficiente de segurança igual a 3,0, é de a) 2 b) 3 c) 5 d) 8 e) 10 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 80 Q9480 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.O fornecimento de água, combustível e víveres às embarcações posicionadas nos berços, devido à sua importância, é vedado a empreendedores privados. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
71 Q106887 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIOEm relação à responsabilidade civil, analise as afirmativas a seguir. I - A responsabilidade civil do transportador pelas avarias na carga é contratual e objetiva, consubstanciada na teoria do risco profissional. II - A responsabilidade civil do transportador marítimo, em casos de avarias e perdas na carga, é exonerada pelas cláusulas de limitação de responsabilidade. III - A exclusão de responsabilidade por caso fortuito ou força maior é caracterizada, comumente, pelos pressupostos de inevitabilidade, imprevisibilidade e pelo impedimento absoluto do cumprimento da obrigação. Está correto APENAS o que se afirma em a) I. b) II. c) I e II. d) I e III. e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
72 Q106777 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítimo, Petrobras, CESGRANRIONum fretamento por viagem, a indenização paga pelo afretador ao armador-fretador, quando o navio excede o tempo de estadia por fato não imputável ao armador-fretador, é denominada a) demurrage b) despatch money c) laydays d) laytime e) hire Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
73 Q790796 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CENo processo de soldagem TIG, a união das peças metálicas é produzida por aquecimento e fusão, por meio de um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo de tungstênio não consumível e as peças a serem unidas. Sobre este processo, é correto afirmar-se que a) usa um eletrodo não consumível e pode, ou não, usar metal de adição. b) usa metal de adição e pode, ou não, usar um eletrodo consumível. c) usa um eletrodo consumível e pode, ou não, usar metal de adição. d) sempre usa um metal de adição. e) usa somente um eletrodo não consumível. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
74 Q106252 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítimo, Petrobras, CESGRANRIOSegundo a Lei nº 9.432/1997, que dispõe sobre a ordenação do transporte aquaviário, o afretamento de embarcação de carga estrangeira a casco nu, para operar na navegação de apoio portuário, depende de autorização do órgão competente. Esse afretamento poderá ocorrer no caso de substituição a embarcações em construção no país, em estaleiro brasileiro, com contrato em eficácia, enquanto durar a construção, por período máximo, em meses, igual a a) 24 b) 36 c) 48 d) 60 e) 96 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
75 Q106796 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIOUm analista de comercialização e logística, ao realizar serviços de apoio ao navio no porto, reconhece que a) o Órgão de Gestão de Mão de Obra (OGMO) é responsável por promover o treinamento e o cadastro do trabalhador portuário avulso, cujo registro deve ser feito pelo navio, quando da sua utilização. b) arrumadores ou portuários são mão de obra avulsa utilizada para a execução de serviços a bordo. c) a estiva é uma mão de obra avulsa utilizada para os serviços em terra. d) as taxas de atracação são cobradas em função do comprimento do navio e do tempo em que ele permanece atracado. e) para o cálculo do peso das mercadorias movimentadas deve ser feito o somatório dos pesos brutos de todas as mercadorias movimentadas, incluindo-se a tara dos contêineres. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
76 Q106105 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítimo, Petrobras, CESGRANRIOO mercado mundial de afretamentos, quando se encontra na fase de pico, tem como característica a) o equilíbrio entre a oferta de navios e a demanda por transporte b) o aumento do número de encomendas de navios novos, feitas aos estaleiros c) a plena utilização de navios, navegando em velocidade econômica de cruzeiro d) a retirada temporária de operação dos navios menos eficientes (lay up) e) as baixas taxas de frete, com baixa volatilidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
77 Q790531 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOSobre avaria e subdivisão em Arquitetura Naval, analise as afirmações a seguir. I - Os compartimentos de máquinas deverão ser delimitados por anteparas estanques à água, prolongadas até o convés de borda livre. II - As anteparas do pique tanque de ré deverão ser colocadas em todos os navios, dispostas de maneira a encerrar o tubo telescópico num compartimento estanque à água, e deverão prolongar-se até o convés resistente. III - Uma antepara de colisão, sem aberturas, deverá ser colocada em todos os navios e deverá estender- se até o convés de borda livre. Está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
78 Q205059 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOCom relação à operação e ao desempenho de turbinas a gás e a vapor, afirma-se que a) o aumento da temperatura de entrada do ar melhora o rendimento de turbinas a gás. b) o desempenho de turbinas a vapor é altamente influenciado pela temperatura de entrada do ar. c) turbinas a gás operam segundo o ciclo Brayton, no qual a adição de calor ocorre a volume constante. d) turbinas a vapor operam segundo o ciclo termodinâmico de Rankine, composto por dois processos isentrópicos e dois processos isotérmicos. e) quanto maior é a temperatura de entrada do gás na saída do queimador (T3), maior a eficiência térmica de turbinas a gás. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
79 Q790800 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOConsidere uma barra circular de aço (tensão de ruptura de 150 MPa) sujeita a forças axiais (50 kN) em suas duas extremidades. A área de seção transversal da barra, em cm2, supondo um coeficiente de segurança igual a 3,0, é de a) 2 b) 3 c) 5 d) 8 e) 10 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
80 Q9480 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.O fornecimento de água, combustível e víveres às embarcações posicionadas nos berços, devido à sua importância, é vedado a empreendedores privados. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro