Questões de Concursos: Engenharia Naval

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71 Q106887 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação à responsabilidade civil, analise as afirmativas a seguir.

I - A responsabilidade civil do transportador pelas avarias na carga é contratual e objetiva, consubstanciada na teoria do risco profissional.

II - A responsabilidade civil do transportador marítimo, em casos de avarias e perdas na carga, é exonerada pelas cláusulas de limitação de responsabilidade.

III - A exclusão de responsabilidade por caso fortuito ou força maior é caracterizada, comumente, pelos pressupostos de inevitabilidade, imprevisibilidade e pelo impedimento absoluto do cumprimento da obrigação.

Está correto APENAS o que se afirma em

73 Q790796 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE

No processo de soldagem TIG, a união das peças metálicas é produzida por aquecimento e fusão, por meio de um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo de tungstênio não consumível e as peças a serem unidas. Sobre este processo, é correto afirmar-se que

74 Q106252 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítimo, Petrobras, CESGRANRIO

Segundo a Lei nº 9.432/1997, que dispõe sobre a ordenação do transporte aquaviário, o afretamento de embarcação de carga estrangeira a casco nu, para operar na navegação de apoio portuário, depende de autorização do órgão competente.

Esse afretamento poderá ocorrer no caso de substituição a embarcações em construção no país, em estaleiro brasileiro, com contrato em eficácia, enquanto durar a construção, por período máximo, em meses, igual a

75 Q106796 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

Um analista de comercialização e logística, ao realizar serviços de apoio ao navio no porto, reconhece que

76 Q106105 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítimo, Petrobras, CESGRANRIO

O mercado mundial de afretamentos, quando se encontra na fase de pico, tem como característica

77 Q790531 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre avaria e subdivisão em Arquitetura Naval, analise as afirmações a seguir.

I - Os compartimentos de máquinas deverão ser delimitados por anteparas estanques à água, prolongadas até o convés de borda livre.

II - As anteparas do pique tanque de ré deverão ser colocadas em todos os navios, dispostas de maneira a encerrar o tubo telescópico num compartimento estanque à água, e deverão prolongar-se até o convés resistente.

III - Uma antepara de colisão, sem aberturas, deverá ser colocada em todos os navios e deverá estender- se até o convés de borda livre.

Está correto o que se afirma em

78 Q205059 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação à operação e ao desempenho de turbinas a gás e a vapor, afirma-se que

79 Q790800 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere uma barra circular de aço (tensão de ruptura de 150 MPa) sujeita a forças axiais (50 kN) em suas duas extremidades. A área de seção transversal da barra, em cm2, supondo um coeficiente de segurança igual a 3,0, é de

80 Q9480 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.
O fornecimento de água, combustível e víveres às embarcações posicionadas nos berços, devido à sua importância, é vedado a empreendedores privados.
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