Questões de Concursos: Engenharia Naval Prepare-se para a prova com questões de Engenharia Naval de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Engenharia Naval Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 81 Q105222 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIOOcorrem eventos em que há necessidade de se recorrer à arbitragem, sobre a qual é sabido que a) é uma forma alternativa de composição de litígio entre partes. b) é um processo moroso, com prazos longos e indefinidos. c) é regida por um sistema jurídico único, no Brasil. d) tem aplicação proibida na esfera pública, sendo utilizada apenas em âmbito privado. e) sua sentença não tem força judicial se assinada a cláusula compromissória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 82 Q790749 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CEConforme o RIPEAM-72, a manobra das embarcações, em situação de Roda a Roda, é assim: a) a embarcação que avistar a outra pelo seu bombordo deverá ter a preferência. b) cada uma deverá guinar para bombordo. c) a embarcação que avistar a outra pelo seu boreste deverá ter a preferência. d) cada uma deverá guinar para boreste. e) a embarcação com maior potência de motor principal deverá ter a preferência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 83 Q204701 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorUm engenheiro naval, ao elaborar o arranjo geral de um navio, deve observar a sua interação com outros requisitos de projeto, EXCETO a) a curva de comprimento alagável b) a curva de resistência ao avanço c) a distribuição de pesos e centros de gravidade d) os requisitos de estabilidade em avaria e) os requisitos de habitabilidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 84 Q106491 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIOUm navio graneleiro de 30.000 tpb dispõe de porões de carga com capacidade total de 150.000 m3 (metros cúbicos). Encontra-se carregado com 1.000 toneladas de combustível, 250 toneladas de água doce e mais 150 toneladas, abrangendo lubrificantes, sobressalentes, consumíveis e tripulação. A quantidade máxima, em toneladas, de uma carga a granel, com fator de estiva de 5 m3/t (metros cúbicos por tonelada), que pode ser transportada simultaneamente por uma frota de 3 navios na condição apresentada, é a) 93.000 b) 91.200 c) 90.000 d) 87.000 e) 85.800 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 85 Q790954 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIOEm alguns tipos de navios, é obrigatória a dotação de EEBD – Emergency Escape Breathing Device. Esses equipamentos são utilizados a bordo para a) combater incêndios em conveses abertos. b) combater incêndios em praça de máquinas. c) trabalhar com atividades de corte e solda em tanques. d) trabalhar em espaços confinados com deficiência de oxigênio. e) evadir um compartimento que tenha uma atmosfera perigosa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 86 Q790552 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUma função das curvas de expansão empregadas nas redes de navios é a) possibilitar a ampliação do sistema para levar a rede a outros compartimentos. b) atuar como uma válvula, quando ocorre sobrepressão no sistema. c) permitir o acoplamento de outros equipamentos ou válvulas no sistema. d) permitir a deformação da rede sem danificá-la. e) reduzir a perda de carga no sistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 87 Q249910 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIONo que se refere às características dos materiais empregados na construção naval, considere as afirmativas a seguir. I - Embora o alumínio puro apresente baixas dureza e resistência à tração, adições de elementos de liga, tais como Mg, Si e Mn, permitem obter materiais adequados a certas aplicações estruturais. II - Um indicador de soldabilidade para os aços, frequentemente utilizado, é o carbono equivalente, sendo que quanto maior o valor desse carbono equivalente, maior é a soldabilidade do aço. III - As ligas de bronze manganês produzem peças de alta resistência, dúcteis e de ótima resistência à ação corrosiva da água do mar e das águas de esgoto, sendo, portanto, utilizadas em bombas marítimas, válvulas e hélices. Está correto, APENAS, o que se afirma em a) I. b) II. c) I e II. d) I e III. e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 88 Q790786 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIONos processos de fabricação de estruturas navais: a) o bloco de leme é completado com o emprego de soldas simples de filete e topo. b) blocos de cadaste e bulbo de proa são blocos compostos de painéis. c) painéis componentes de estruturas navais são montados com o esqueleto sobre a base de montagem e o chapeamento por cima, para possibilitar melhores posições de soldagem. d) painéis curvos de estruturas navais são montados sobre pontaletes cujas alturas são fornecidas pelo setor de delineamento. e) cada painel é edificado individualmente, não havendo junção de painéis para edificação posterior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 89 Q9479 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.O trabalho a bordo da embarcação tem características diferentes do trabalho realizado no cais. O primeiro é denominado estiva e o segundo, capatazia. A praticagem é uma forma de estiva. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 90 Q790543 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO procedimento para pintura de tubulações requer cuidados para minimizar a ocorrência de corrosão, dentre os quais estar ciente de que a) temperatura e umidade relativa são propriedades importantes para pintura de tubulações. b) rolos devem ser usados para pintura de regiões soldadas, superfícies irregulares, cantos vivos e cavidades. c) repintura com tintas ricas em zinco deve receber, na demão anterior, um lixamento leve para quebra de brilho e limpeza com solventes não oleosos, permitindo ancoragem da demão subsequente. d) retoque da pintura, após montagem ou transporte dos tubos, não é permitido. e) secantes são adicionados às tintas aplicadas às tubulações pintadas antes da montagem e que necessitam de manuseio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
81 Q105222 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIOOcorrem eventos em que há necessidade de se recorrer à arbitragem, sobre a qual é sabido que a) é uma forma alternativa de composição de litígio entre partes. b) é um processo moroso, com prazos longos e indefinidos. c) é regida por um sistema jurídico único, no Brasil. d) tem aplicação proibida na esfera pública, sendo utilizada apenas em âmbito privado. e) sua sentença não tem força judicial se assinada a cláusula compromissória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
82 Q790749 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CEConforme o RIPEAM-72, a manobra das embarcações, em situação de Roda a Roda, é assim: a) a embarcação que avistar a outra pelo seu bombordo deverá ter a preferência. b) cada uma deverá guinar para bombordo. c) a embarcação que avistar a outra pelo seu boreste deverá ter a preferência. d) cada uma deverá guinar para boreste. e) a embarcação com maior potência de motor principal deverá ter a preferência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
83 Q204701 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorUm engenheiro naval, ao elaborar o arranjo geral de um navio, deve observar a sua interação com outros requisitos de projeto, EXCETO a) a curva de comprimento alagável b) a curva de resistência ao avanço c) a distribuição de pesos e centros de gravidade d) os requisitos de estabilidade em avaria e) os requisitos de habitabilidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
84 Q106491 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIOUm navio graneleiro de 30.000 tpb dispõe de porões de carga com capacidade total de 150.000 m3 (metros cúbicos). Encontra-se carregado com 1.000 toneladas de combustível, 250 toneladas de água doce e mais 150 toneladas, abrangendo lubrificantes, sobressalentes, consumíveis e tripulação. A quantidade máxima, em toneladas, de uma carga a granel, com fator de estiva de 5 m3/t (metros cúbicos por tonelada), que pode ser transportada simultaneamente por uma frota de 3 navios na condição apresentada, é a) 93.000 b) 91.200 c) 90.000 d) 87.000 e) 85.800 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
85 Q790954 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIOEm alguns tipos de navios, é obrigatória a dotação de EEBD – Emergency Escape Breathing Device. Esses equipamentos são utilizados a bordo para a) combater incêndios em conveses abertos. b) combater incêndios em praça de máquinas. c) trabalhar com atividades de corte e solda em tanques. d) trabalhar em espaços confinados com deficiência de oxigênio. e) evadir um compartimento que tenha uma atmosfera perigosa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
86 Q790552 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUma função das curvas de expansão empregadas nas redes de navios é a) possibilitar a ampliação do sistema para levar a rede a outros compartimentos. b) atuar como uma válvula, quando ocorre sobrepressão no sistema. c) permitir o acoplamento de outros equipamentos ou válvulas no sistema. d) permitir a deformação da rede sem danificá-la. e) reduzir a perda de carga no sistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
87 Q249910 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIONo que se refere às características dos materiais empregados na construção naval, considere as afirmativas a seguir. I - Embora o alumínio puro apresente baixas dureza e resistência à tração, adições de elementos de liga, tais como Mg, Si e Mn, permitem obter materiais adequados a certas aplicações estruturais. II - Um indicador de soldabilidade para os aços, frequentemente utilizado, é o carbono equivalente, sendo que quanto maior o valor desse carbono equivalente, maior é a soldabilidade do aço. III - As ligas de bronze manganês produzem peças de alta resistência, dúcteis e de ótima resistência à ação corrosiva da água do mar e das águas de esgoto, sendo, portanto, utilizadas em bombas marítimas, válvulas e hélices. Está correto, APENAS, o que se afirma em a) I. b) II. c) I e II. d) I e III. e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
88 Q790786 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIONos processos de fabricação de estruturas navais: a) o bloco de leme é completado com o emprego de soldas simples de filete e topo. b) blocos de cadaste e bulbo de proa são blocos compostos de painéis. c) painéis componentes de estruturas navais são montados com o esqueleto sobre a base de montagem e o chapeamento por cima, para possibilitar melhores posições de soldagem. d) painéis curvos de estruturas navais são montados sobre pontaletes cujas alturas são fornecidas pelo setor de delineamento. e) cada painel é edificado individualmente, não havendo junção de painéis para edificação posterior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
89 Q9479 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.O trabalho a bordo da embarcação tem características diferentes do trabalho realizado no cais. O primeiro é denominado estiva e o segundo, capatazia. A praticagem é uma forma de estiva. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
90 Q790543 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO procedimento para pintura de tubulações requer cuidados para minimizar a ocorrência de corrosão, dentre os quais estar ciente de que a) temperatura e umidade relativa são propriedades importantes para pintura de tubulações. b) rolos devem ser usados para pintura de regiões soldadas, superfícies irregulares, cantos vivos e cavidades. c) repintura com tintas ricas em zinco deve receber, na demão anterior, um lixamento leve para quebra de brilho e limpeza com solventes não oleosos, permitindo ancoragem da demão subsequente. d) retoque da pintura, após montagem ou transporte dos tubos, não é permitido. e) secantes são adicionados às tintas aplicadas às tubulações pintadas antes da montagem e que necessitam de manuseio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro