Questões de Concursos: Engenharia Química

Prepare-se para a prova com questões de Engenharia Química de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q15158 | Engenharia Química, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Paulista PE, UPENET

Algumas unidades de estações de tratamento de efluentes industriais são dotadas de tanque de equalização. Sobre esse tipo de tanque, está INCORRETO o que se afirma na alternativa

12 Q791428 | Engenharia Química, Perito Criminal, Polícia Científica de Pernambuco PE, CESPE CEBRASPE

Acerca da espectroscopia molecular de absorção no infravermelho e de aspectos diversos relacionados a essa técnica, assinale a opção correta.

13 Q791528 | Engenharia Química, Engenheiro de Processamento Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O bom desempenho de uma operação de extração líquido– líquido está diretamente relacionado à escolha adequada do solvente.Nessa perspectiva, analise as características dos solventes, apresentadas a seguir.

I - Alta seletividade em relação ao soluto quando comparado aos demais componentes da mistura.

II - Alta capacidade de solubilização do soluto.

III - Baixa viscosidade para promover a separação de fases, minimizar a queda de pressão e aumentar a taxa de transferência de massa do soluto. IV - Elevada pressão de vapor.

V - Baixa diferença de densidade relativa entre as fases extrato e rafinado.

São corretas APENAS as características

14 Q791021 | Engenharia Química, Especialista em Gestão, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

A água potável proveniente de estações de tratamento resulta de um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo. Esta separação é necessária uma vez que a água de rios ou lagoas apresenta muitos resíduos sólidos, por isso tem que passar por uma série de etapas para que esses resíduos sejam removidos. Neste processo de tratamento a água fica livre também de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH. Com relação às informações acima, analise as seguintes proposições:

I. Fluoretação: é quando se adiciona flúor na água, cuja finalidade é prevenir a formação de cárie dentária em crianças.

II. Floculação: ocorre em tanques de concreto, logo após a coagulação. Com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.

III. Decantação: nesta etapa, que é posterior â coagulação e à floculação, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositados no fundo de outros tanques, separando-se da água. A etapa da decantação pode ser considerada um fenômeno físico.

IV. Filtração: é a etapa em que a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. A etapa da filtração pode ser considerada um fenômeno químico.

V. Coagulação: é a etapa em que a água, na sua forma bruta, entra na ETA. Ela recebe, nos tanques, uma determinada quantidade de cloreto de sódio. Esta substância serve para aglomerar partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.

VI. Desinfecção: é a etapa que cloro ou ozônio é aplicado na água para eliminar microorganismos causadores de doenças.

VII. Correção de pH: esse procedimento serve para corrigir o pH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição. Se a água está básica, é aplicada certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio.

Assinale a alternativa que contém somente proposições corretas:

15 Q15157 | Engenharia Química, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Paulista PE, UPENET

Dos equipamentos listados abaixo, qual é a melhor opção para medir a vazão do efluente tratado antes do descarte para o corpo receptor em estação de tratamento de efluentes industriais?

16 Q791178 | Engenharia Química, Engenheiro Químico, CREA RJ, CONSULPLAN

O trióxido de enxofre decompõe-se à alta temperatura em um recipiente selado, em dióxido de enxofre e gás oxigênio. Inicialmente, o recipiente é abastecido a 1000 K com trióxido de enxofre a uma pressão parcial de 0,500 atm. No equilíbrio, a pressão parcial desse mesmo gás passa a ser 0,200 atm. Qual é o valor da constante de equilíbrio para esse sistema?

18 Q132375 | Engenharia Química, Fenômenos de Transporte Mecânica dos Fluidos, Analista do Ministério Público, MPU, CESPE CEBRASPE

As bombas são máquinas que adicionam energia a uma corrente fluida quando o escoamento é líquido ou pastoso. Com relação a esses equipamentos, julgue o item a seguir.

A fim de se prevenir a cavitação e permitir a operação satisfatória da bomba, o valor NPSHR referente à altura de sucção positiva líquida requerida das bombas centrífugas deve ser igual ou maior que o valor NPSHA relacionado à altura de sucção positiva líquida disponível.

19 Q844871 | Engenharia Química, Cinética Química, FURB SC SC Químico, FURB, 2020

Uma análise para quantificação de um determinado composto, via HPLC, possui um programa de análise com duração de 2 horas e 18 minutos e opera a um fluxo de fase móvel de 60 mL h-1 . Isso posto, o volume total da fase móvel utilizada em uma análise será:

20 Q791563 | Engenharia Química, Engenharia Química, Perito Criminal, Departamento de Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Alguns reagentes específicos podem ser empregados na identificação de drogas ilícitas, por meio da formação de produtos coloridos e rapidamente identificáveis a olho nu, como o reagente de Marquis, empregado para identificar metanfetaminas; o reagente de Scott, usado para identificar cocaína; e o reagente de Simons, usado para discriminar entre anfetaminas e metanfetaminas.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens subsecutivos, relativos a aspectos diversos pertinentes a química analítica.

O volume de formaldeído 45% (densidade = 0,815 g × cm-3; massa molar = 30,031 g mol-1) necessário para se preparar 100 mL de uma solução de concentração 1,0 mol L-1 é superior a 82 mL.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.