Questões de Concursos: Engenharia de Pesca

Prepare-se para a prova com questões de Engenharia de Pesca de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

102 Q781408 | Engenharia de Pesca, Engenheiro de Pesca, SUDAM AM, IADES

Em uma fazenda de camarão com 10 viveiros de 2 hectares individuais, o produtor cultiva o camarão a uma densidade média de 20 camarões/m², realizando 4 ciclos produtivos em um ano. A sobrevivência média é de 80%, com um peso de despesca de 8,0 g. O custo de produção foi de 70% de toda receita gerada com a venda do camarão, tendo a ração uma participação de 50% deste custo. O quilo do camarão foi vendido a R$ 9,00 e o da ração foi comprado a R$ 2,50. Considerando esta situação hipotética, qual foi o Fator de Conversão Alimentar (FCA) ao final de um ano de produção?

103 Q781225 | Engenharia de Pesca, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Acerca das medidas de ordenamento direcionadas à gestão e ao manejo dos estoques pesqueiros e da ictiofauna, julgue os seguintes itens.

Em planos de manejo da ictiofauna, a definição de pontos de referência para fins de gestão de uma pescaria deve ser baseada em modelos de avaliação de estoques, associados aos fatores e aos aspectos econômicos e sociais decorrentes dessa pescaria.

105 Q780924 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Com relação às doenças adquiríveis a partir da ingestão de pescados, julgue os próximos itens.

O diagnóstico de intoxicação por escombroide é confirmado pela detecção dos níveis de histamina a partir de quantidade maior que 100 mg para cada 1.000 g de músculo de pescado.

106 Q781051 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes no que se refere a manejo e gestão dos estoques pesqueiros e a ordenamento dos recursos pesqueiros. Para muitas populações de peixes, a taxa instantânea de mortalidade por pesca — referida no contexto habitual geralmente como uma função do recrutamento — é aproximadamente igual à taxa de mortalidade natural, fora do ponto em que se atinge o rendimento máximo sustentável, sob a suposição de forma logística do modelo de produção de estoque geral de Schaefer.

107 Q780900 | Engenharia de Pesca, Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, Secretaria de Estado de Planejamento, FCC

Um estudo realizado pela FAO sobre a situação dos estoques pesqueiros do mundo, indica que 80% dos estoques pesqueiros considerados de valor comercial encontram-se esgotados devido à intensa pressão de captura. No Brasil o diagnóstico é similar e 80% dos estoques pesqueiros considerados de valor comercial, encontram-se esgotados devido à intensa pressão de captura. Para não atingir um colapso da pesca, as épocas de Defeso foram estipuladas pelo IBAMA. Assim, definese Defeso como

108 Q781386 | Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

A salga é o método mais antigo de preservação do pescado, reduz a umidade e tem efeito bactericida sobre os microorganismos proteolíticos. No entanto, alguns organismos são altamente tolerantes ao sal e causam manchas avermelhadas no pescado, indicando má conservação e impossibilidade de consumo. Os organismos que apresentam esta característica são

109 Q781170 | Engenharia de Pesca, Engenheiro de Pesca, SUDAM AM, IADES

O termo qualidade geralmente se refere à aparência estética e frescura, ao grau de deterioração que sofreu o pescado. Também pode envolver aspectos de segurança como ausência de bactérias perigosas, parasitas e compostos químicos. Sobre a avaliação da qualidade dos pescados, julgue os itens a seguir

I - A determinação de bases voláteis totais (BVT) é um dos métodos utilizados para avaliar a qualidade dos produtos pesqueiros.

II - A histamina é uma amina não volátil que pode ser produzida no pescado a partir do aminoácido histidina, por ação de enzimas de origem bacteriana.

III - O número de bactérias no pescado também pode ser estimado medindo-se a quantidade de adenosina trifosfato (ATP) de origem bacteriana.

IV - As provas analíticas objetivas, usadas no controle da qualidade nos pescados, podem ser divididas em dois grupos: provas discriminativas e provas descritivas.

A quantidade de itens certos é igual a:

110 Q781227 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, Prefeitura de Bragança PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Alimentos de origem vegetal, principalmente leguminosas, não podem ser utilizados em todo seu potencial pelo efeito limitante que impõem os denominados fatores antinutricionais (FAN). A respeito dos fatores antinutricionais presentes em ração para organismos aquáticos, é correto afirmar.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.