Questões de Concursos: Engenharia de Pesca

Prepare-se para a prova com questões de Engenharia de Pesca de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q781064 | Engenharia de Pesca, Engenheiro de Pesca, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Acerca das legislações federal e estadual sobre alimentos pesqueiros, julgue os itens a seguir.

O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmitidas por Alimentos (VE-DTA) é coordenado, nas esferas federal, estaduais e municipais, exclusivamente pelas secretarias de saúde.

52 Q781315 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Como parâmetro indicativo para manejo da ictiofauna, a estimativa da idade em peixes, a partir de anéis de crescimento, pode ser feita por meio de várias estruturas rígidas. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.

Os otólitos são geralmente empregados para peixes de escamas do tipo placóide e ganóide.

53 Q781413 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

O Brasil é considerado um dos países mais atuantes na conservação do meio ambiente, tendo, por exemplo, instituído o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Unidades de conservação também são consideradas instrumentos de gestão e ordenamento pesqueiro. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.

Área de proteção ambiental e área de preservação permanente são unidades de conservação às quais se impõem menos restrições no que se refere à atividade pesqueira.

54 Q781317 | Engenharia de Pesca, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Acerca das medidas de ordenamento direcionadas à gestão e ao manejo dos estoques pesqueiros e da ictiofauna, julgue os seguintes itens.

O fechamento de áreas de pesca, considerado medida de manejo de estoques pesqueiros, visa à proteção de áreas de criadouros.

55 Q781410 | Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Na cadeia produtiva do pescado, a despesca organizada e o abate dos peixes com choque térmico, por hipotermia, diminue o dano físico e aumenta o período de rigor mortis, favorecendo a qualidade do pescado para o consumo. No procedimento para o choque térmico, os peixes são colocados em

56 Q781221 | Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Com a redução dos cardumes devido à pesca predatória e à vigilância crescente das instituições de controle do meio ambiente, a pesca tende a não se expandir muito a médio prazo. A tendência de preenchimento desse espaço de mercado, não suprido pela pesca predatória, é que seja ocupado por

57 Q781104 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

A respeito das normas de inspeção de, produtos e subprodutos de origem pesqueira e de tecnologia básica, controle e avaliação higiênico-sanitária nos estabelecimentos de estocagem de produtos e subprodutos de origem pesqueira, julgue os próximos itens.

O RIISPOA define pescado curado como o produto elaborado com pescado íntegro, tratado por processos especiais, compreendendo os pescados salgado, prensado, defumado e dessecado, desde que esses produtos sejam acondicionados em recipientes herméticos, adicionados ou não de um meio aquoso ou gorduroso, dispensando-se a esterilização.

58 Q781394 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, ADAGRI CE, UECE

A saprolegniose é a principal micose que ataca os peixes acometendo-os

59 Q780947 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Acerca do acondicionamento e destino do lixo na indústria de alimentos de origem pesqueira, julgue os itens subsequentes. Os resíduos da indústria pesqueira classificados como não inertes apresentam propriedades como combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água e são os que possuem maior potencial para reciclagem.

60 Q671162 | Engenharia de Pesca, Analista em Desenvolvimento Regional Engenharia de Pesca, CODEVASF, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.


O surgimento de enfermidades em peixes, principalmente de origem bacteriana, tem aumentado significativamente nos últimos anos. Esse fato está associado a fatores, como a intensificação da produção aquícola, manejos errôneos, ausência de medidas sanitárias preventivas e, principalmente, má qualidade de água. Sabe-se que, a microbiota dos peixes é idêntica à microbiota da água em que está inserido, o que tem provocado o aumento crescente do número de gêneros bacterianos encontrados nos peixes, incluindo-se a ocorrência de patógenos de interesse em saúde pública.

D. V. SILVA. Monitoramento da resistência à antimicrobianos na aquicultura: isolamento e infecção experimental de tilápia-do-Nilo com Klebsiella pneumoniae. 2020 vi, 59 p. In: Internet:<https://repositorio.unesp.br>. 
  .
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o item a seguir.

Protozoa, Myxozoa, Ciliophora, Platyhelminthes, Nematoda, Acanthocephala, Arthropoda, Annelida e Pentastomida são os principais grupos de parasitas de peixes neotropicais de água doce.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.