Questões de Concursos: Engenharia de Pesca

Prepare-se para a prova com questões de Engenharia de Pesca de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q781407 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Em relação às fibras musculares de peixes é correto afirmar que:

62 Q781037 | Engenharia de Pesca, Engenheiro de Pesca, SUDAM AM, IADES

Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura, a aquicultura é definida como sendo o cultivo de organismos cujo ciclo de vida em condições naturais se dá totalmente ou parcialmente em meio aquático. A aquicultura abrange as seguintes especialidades: piscicultura (marinha e continental), malacocultura, carcinicultura, algicultura, ranicultura e a criação de jacarés. Dentre a especialidade da malacocultura, qual espécie não é cultivada no Brasil?

64 Q780933 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, de acordo com a legislação que trata da política destinada ao desenvolvimento da pesca e da aquicultura no Brasil.

O seguro-desemprego pago ao pescador profissional artesanal, durante os períodos de defeso, é proveniente de uma linha de crédito subsidiada criada com essa finalidade.

65 Q781047 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

O oxigênio dissolvido, cuja concentração pode ser expressa sob a forma de mg/l, apresenta diferentes porcentagens de saturação em função da temperatura, salinidade e pressão atmosférica. Nesse sentido é correto afirmar que:

66 Q781067 | Engenharia de Pesca, Engenheiro de Pesca, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Acerca da água a ser utilizada pela indústria pesqueira, julgue os seguintes itens.

O valor máximo permitido no que se refere ao padrão microbiológico de potabilidade da água, para coliformes totais, é de ausência total em amostras de 100 mL em, pelo menos, 50% das amostras examinadas no mês.

67 Q781081 | Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

O pescado é considerado um alimento altamente perecível e portanto, deve ser rapidamente submetido a algum processo de conservação após a captura/colheita. Dentre os métodos de preservação disponíveis, a redução da temperatura é o mais utilizado. Qualquer peixe eviscerado apresenta uma vida útil maior se for adequadamente refrigerado. A forma correta para a conservação do pescado utilizando-se gelo é:

68 Q781372 | Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, SEMA MA, FCC

Considerando-se as capturas no Estado do Maranhão, a arte de pesca mais utilizada é:

69 Q781240 | Engenharia de Pesca, CESPE CEBRASPE

Em uma estação de piscicultura, havia dois lotes de tambaquis (Colossoma macropomum) para serem desovados, sendo que o lote A se encontrava no viveiro 26, e o lote B, no viveiro 28. Em ambos os lotes, machos e fêmeas estavam misturados. No lote A, os peixes eram maiores, havendo fêmeas com circunferência abdominal de 64 cm. No lote B, os peixes eram menores e as fêmeas apresentavam circunferência abdominal de 54 cm. Fêmeas de ambos os lotes foram submetidas à biopsia ovariana. Nas fêmeas do lote A, 75% dos óvulos apresentaram seus núcleos migrando em direção à periferia. Nas fêmeas do lote B, essa porcentagem caiu para 55%. Em ambos os lotes, os machos apresentavam muito esperma fluindo por simples compressão do abdome. No lote A, o técnico responsável aplicou uma dose inicial de 0,62 mg de hipófise por kg de fêmea e uma segunda dose (final) de 6,2 mg de hipófise por kg de fêmea. Em ambos os lotes, os machos receberam uma dose única de 3,0 mg por kg de peso, aplicada no momento da aplicação da segunda dose das fêmeas. O intervalo de tempo entre a primeira e a segunda dose foi de 18 horas. No lote B, em vez de hipófise, o técnico resolveu utilizar um decapeptídeo sintético análogo ao LHRH. A dose inicial foi de 30 :g por kg de fêmea, e a dose final, de 300 :g por kg de fêmea, com intervalo de 14 horas entre as duas doses. Nesse lote, os machos receberam 150 microgramas de LHRH por kg de peso vivo, junto com a segunda dose das fêmeas.

 Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subseqüentes.

No lote B, a primeira dose foi adequada, porém a segunda foi duas vezes maior que a normalmente recomendada.

70 Q781329 | Engenharia de Pesca, Engenheiro de Pesca, SUDAM AM, IADES

Em todos os sistemas aquáticos existem fontes de esporos de fungos. Os esporos destes fungos são cosmopolitas e afetam todas as espécies aquáticas. Este é um problema comum para criadores de peixes, tanto ornamentais como para o consumo. Dentre as enfermidades por fungos, qual delas apresenta micose cutânea que ocorre em todas as épocas do ano, atingindo mais os peixes em cativeiro, bem como seus ovos, apresentam hifas não septadas e o conjunto delas é chamado de micélio?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.