Questões de Concursos: Engenharia de Petróleo

Prepare-se para a prova com questões de Engenharia de Petróleo de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q832251 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, MSGás Analista de Processos Direito, IESES, 2021

Sobre as principais características do gás natural, pela MSGÁS, verifique as assertivas e assinale a correta. I. Comercializado é basicamente composto por Metano, e as quantidades de Etano e Propano presentes são apenas suficientes para elevar o poder calorífico e alcançar o valor desejado. II. O poder calorífico do Etano é 1,8 vez maior do que o do Metano e o do Propano é mais de 2,6 vezes superior ao do Metano. III. A Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul - MSGÁS comercializa, na sua área de concessão, gás natural proveniente da Rússia.

82 Q833008 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, MSGás Analista de Processos Direito, IESES, 2021

Sobre a segurança das tubulações de rua, segundo a MSGÁS, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

83 Q836202 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, MSGás Analista de Processos Segurança do Trabalho, IESES, 2021

Sobre as principais características do gás natural, pela MSGÁS, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Comercializado é basicamente composto por Metano, e as quantidades de Etano e Propano presentes são apenas suficientes para elevar o poder calorífico e alcançar o valor desejado. II. O poder calorífico do Etano é 1,8 vez maior do que o do Metano e o do Propano é mais de 2,6 vezes superior ao do Metano. III. A Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul - MSGÁS comercializa, na sua área de concessão, gás natural proveniente da Rússia.

84 Q920460 | Engenharia de Petróleo, Poços e Perfurações, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um engenheiro de campo analisa os componentes de uma sonda de perfuração e verifica os equipamentos que são agrupados em sistemas. Ele solicita ao estagiário que estude alguns sistemas da sonda. Atendendo a solicitação, o estagiário precisou estudar os sistemas de

85 Q920463 | Engenharia de Petróleo, Poços e Perfurações, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um estagiário presenciou a perfuração de um poço, onde estava acontecendo algumas operações conhecidas como especiais na engenharia de perfuração de poços. O engenheiro explicou a importância desses tipos de operações na indústria e solicitou ao estagiário que fizesse uma revisão do assunto, o que incluiria, necessariamente, a análise das operações necessárias no processo de perfuração. Sobre essa temática, avalie as operações apresentadas abaixo.
I. Manobra.
II. Testemunhagem.
III. Cimentação.
IV. Pescaria.
As operações especiais necessárias no processo de perfuração estão presentes nos itens

86 Q920461 | Engenharia de Petróleo, Poços e Perfurações, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Na análise de um projeto de perfuração, foi necessário avaliar o sistema de circulação de uma sonda, envolvendo as fases de injeção, retorno e tratamento do fluido de perfuração. Essa análise exige também a avaliação dos equipamentos apropriados. Sobre esses equipamentos, avalie os apresentados abaixo.
I. Peneira vibratória.
II. Catarina.
III. Mesa rotativa.
IV. Desareiador.
Nesse caso, os equipamentos apropriados a serem submetidos à avaliação estão presentes nos itens

87 Q920462 | Engenharia de Petróleo, Poços e Perfurações, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Na região do Canto do Amaro está sendo realizada a perfuração de um poço de petróleo. Para realizar esse procedimento, é necessária a descida da coluna de perfuração que é responsável pela transmissão de rotação e do peso sobre a broca. Para isso, alguns componentes importantes da coluna são:

88 Q920464 | Engenharia de Petróleo, Poços e Perfurações, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um professor estava discutindo com seus alunos sobre as características de reservatórios de petróleo, incluindo suas dimensões e qualidades. Ele concluiu que, para reservatórios de dimensões idênticas, a propriedade que tem maior impacto no volume de fluidos contidos na rocha seria a

89 Q920480 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Química Orgânica, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um professor estava discutindo com seus alunos sobre a complexidade do fluxo multifásico de fluidos através da coluna de produção. Para quantificar as perdas de carga na coluna, que depende dos padrões de fluxo, é necessário definir as quantidades de líquido e gás. Nesse contexto, analise os padrões de fluxo a seguir, que podem ser usados nesse caso.
I. Tipo capa de gás.
II. Tipo bolha.
III. Tipo golfada.
IV. Tipo emulsão.
Os padrões de fluxo que podem ser usados para quantificar as perdas de carga na coluna estão presentes nos itens

90 Q920467 | Engenharia de Petróleo, Análises de Bacias Sedimentares, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O reservatório Tabatinga foi descoberto e colocado em produção em junho de 2018, avaliado com um volume original de óleo de 2.000.000 m³std e um fator de recuperação esperado de 20%. Em dezembro de 2021, a produção acumulada de óleo atingiu 100.000 m³std e, após analisar os dados, o engenheiro calculou a reserva nessa data para colocar no relatório anual da empresa. Nesse caso, o valor calculado da reserva de óleo foi de
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.