Questões de Concursos: Engenharia de Petróleo

Prepare-se para a prova com questões de Engenharia de Petróleo de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

91 Q920469 | Engenharia de Petróleo, Análises de Bacias Sedimentares, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

É de conhecimento geral que não é possível prever com exatidão onde existe petróleo e, sim, onde há as condições favoráveis para sua existência. Por isso, para encontrar novas jazidas de petróleo, é necessária uma análise das bacias sedimentares a fim de verificar os locais mais favoráveis à presença dessas jazidas e, para isso, podem ser utilizados métodos de prospecção de petróleo. Sobre esse tipo de investigação, analise as afirmativas abaixo.
I Para a análise inicial de uma bacia, podem ser utilizados os métodos geológicos, métodos potenciais e métodos sísmicos.
II É necessário realizar um estudo exploratório para conhecer os possíveis lugares com acumulação de hidrocarbonetos, por meio de consulta a mapas de superfícies, entre outros.
III Para a análise inicial de uma bacia, devem ser utilizados métodos de injeção de vapor, métodos de injeção de gás e métodos de injeção de água.
IV É necessária a perfuração de diferentes poços em diferentes locais no início da prospecção de petróleo.
Em relação à análise das bacias sedimentares, estão corretas as afirmativas

92 Q920472 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um engenheiro de uma empresa de petróleo pretende caracterizar uma amostra de uma rocha-reservatório para conhecer se a rocha é pouco ou muito permeável. A amostra é levada a um laboratório. O técnico realiza um experimento de fluxo no meio poroso, saturando a rocha só com óleo (viscosidade do óleo de 1,5 cP, na temperatura de 25°C). Analisa o sistema em forma unidimensional e horizontal, utilizando uma vazão de 1,8 cm³/s. A amostra é um paralelepípedo de 3 cm² de área exposta ao fluxo, com um comprimento (L) de 5 cm. A pressão no início do sistema (L=0) é de 3,5 atm e, no final (L= 5cm), de 2 atm. Com base nesse caso, analise as afirmativas abaixo.
I A rocha tem baixa permeabilidade o que vai permitir uma baixa produção de óleo.
II Devido à alta permeabilidade da rocha, vai existir uma boa produção de óleo.
III A permeabilidade absoluta da rocha é um parâmetro que deve ser considerado na produção de hidrocarbonetos.
IV A permeabilidade absoluta da rocha não interfere na produção de óleo, por isso sempre haverá uma boa produção de óleo.
Em relação aos resultados da análise da amostra, estão corretas as afirmativas

93 Q920473 | Engenharia de Petróleo, Geologia do Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Foi encontrada uma jazida de gás no Norte do Brasil, numa temperatura de 60°C e pressão de 50,0 atm. A condição inicial do gás, num diagrama Pressão x Temperatura, está à direita da tangente vertical (cricondenterma) da curva de pontos de orvalho. O gás produzido foi levado para o separador onde verificou-se que, na condição de superfície (1 atm, 25°C), os hidrocarbonetos apresentavam uma porcentagem volumétrica de 90% na fase gasosa, e 10% na fase líquida. Nesse caso, a literatura indica que se trata de um reservatório de gás

94 Q920474 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um reservatório de óleo subsaturado na área do RN, com volume poroso de 5.000.000 m³, está sendo produzido naturalmente. A produção acumulada de óleo, em 5 anos, corresponde a 375.000 m³std, o valor da pressão do reservatório medida nesse tempo foi de 20,0 kgf/cm² e a saturação da água conata no reservatório foi calculada em 0,25. Na época da descoberta, foi realizada uma análise do óleo e medido um fator volume de formação do óleo de 1,25. Com base nessas informações, o engenheiro encontrou uma fração recuperada, em relação ao óleo original, no campo de

95 Q920476 | Engenharia de Petróleo, Geologia do Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Foi realizado um teste de poços em um reservatório de óleo subsaturado. O óleo possui uma viscosidade inicial de 50 cP na temperatura de 45°C. Em 5 dias de produção do poço, foram medidas as pressões do reservatório e do poço, com o seguinte resultado: a pressão do reservatório de 27,5 kgf/cm² e pressão dentro do poço de 22,5 kgf/cm². O índice de produtividade do poço é de 0,25 (m³cm²)/(kgf.d). Para que o poço possa ser considerado “econômico” e continuar com a produção, ele deve ter uma vazão considerada econômica maior que 5 m³std/dia. Com base no exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. O hidrocarboneto está nas fases gás e líquida dentro do reservatório e por isso o modelo mais apropriado é o modelo linear para o cálculo do índice de produtividade.
II. O hidrocarboneto está na fase líquida nas condições de reservatório e por isso pode ser considerado um modelo linear para o cálculo do índice de produtividade.
III. O poço deve ser fechado já que a produção é menor que a vazão mínima econômica.
IV. O poço pode se manter aberto já que a produção ainda é maior que o a vazão mínima econômica.
Das afirmativas, estão corretas

96 Q920477 | Engenharia de Petróleo, Geologia do Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

A produção de óleo, gás e água do conjunto de poços de um reservatório de Canto do Amaro está sendo levada para tratamento primário dos fluidos. O engenheiro está interessado no gás obtido do processamento e busca maiores informações sobre quais os principais processos usados no processamento do gás. Para a obtenção do gás processado, é necessário que os fluidos produzidos (água, gás e óleo) sejam levados diretamente para

97 Q920478 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Química Orgânica, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O reservatório Pium foi descoberto recentemente e colocado em produção logo depois. Após as avaliações iniciais, foi constatado que o reservatório está subsaturado, produzindo por surgência 10 m³std/d de óleo e 300 m³std/d de gás. O óleo tem viscosidade de 2,0 cP e a pressão na cabeça do poço é de 2,0 kgf/cm². Em relação a esse reservatório, analise as afirmativas abaixo.
I. Tem pressão estática abaixo da pressão de bolha.
II. Tem hidrocarbonetos apenas na fase líquida.
III. Tem pressão estática acima da pressão de bolha.
IV. Tem hidrocarbonetos nas fases líquida e gasosa.
Das afirmativas, estão corretas

98 Q920479 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Química Orgânica, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

A equipe de produção de uma empresa petrolífera está reunida para analisar um novo reservatório descoberto recentemente. Pelas informações disponíveis, os poços não terão condições de surgência e vão precisar de elevação artificial. Sobre possíveis tipos de elevação artificial, analise as opções abaixo.
I. Bombeio de água.
II. Gás lift.
III. Gás em solução.
IV. Bombeio centrífugo submerso.
As opções que constituem tipos de elevação artificial estão presentes nos itens

99 Q920481 | Engenharia de Petróleo, Materiais para Engenharia do Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um engenheiro está reunido com sua equipe para analisar a manutenção de alguns equipamentos e ferramentas do sistema de bombeio mecânico de alguns poços do campo de Cotovelo. Nesse contexto, analise os itens apresentados abaixo.
I. Coluna de hastes.
II. Mandris.
III. Coluna de comandos.
IV. Válvulas de passeio.
Em relação ao caso exposto, os itens a serem corretamente selecionados para a manutenção estão presentes em

100 Q920468 | Engenharia de Petróleo, Análises de Bacias Sedimentares, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O reservatório Pirangi tem um fator de recuperação estimado em 12%. A equipe verificou algumas características do reservatório, tais como: porosidade de 20%, viscosidade do óleo de 2 cP (na condição de reservatório) e permeabilidade de 300 mD. Os engenheiros envolvidos desejam aumentar esse fator, com baixo custo, e estão projetando um método convencional de recuperação. Com base no exposto, analise os métodos apresentados abaixo.
I. Injeção de vapor.
II. Injeção de tensoativos.
III. Injeção de água.
IV. Injeção de gás não miscível.
Os métodos convencionais mais apropriados para esse projeto de recuperação estão presentes nos itens
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.