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Questões de Concursos Engenharia de Transportes e Trânsito

Resolva questões de Engenharia de Transportes e Trânsito comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q918486 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Planejamento Urbano, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

No horário de pico da manhã, uma linha transporta 380 passageiros por hora; tem 320 passageiros por hora no Trecho Crítico; a lotação de projeto do veículo é de 50 passageiros; o tempo de ciclo é 35 minutos e é maior que o Período Típico.
Nessas condições, a frequência de viagens, por hora, no horário de pico da manhã é:
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12Q976442 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta:

A Ponte Juscelino Kubitschek, parte vital da BR-226, desabou em 22 de dezembro de 2024 após 63 anos de operação, causando 14 mortes e três desaparecidos. A estrutura, que cruzava o Rio Tocantins – um dos maiores rios totalmente brasileiros –, era crítica para o transporte de cargas no corredor Belém-Brasília. Sua queda interrompeu a ligação entre _______________ e _______________, gerando crise logística e ambiental devido à ameaça de vazamento de ácido sulfúrico dos caminhões submersos.
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13Q971135 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Geradores, Controle, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item a seguir, acerca do tráfego urbano.

O fluxo de tráfego de veículos em uma via é determinado pela contagem dos veículos que transitam em certa seção da via durante determinado período.

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14Q971132 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Geradores, Controle, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item a seguir, acerca do tráfego urbano.

A implantação de semáforos em interseções viárias justifica-se pelo descrédito dos usuários em relação à sinalização realizada por outros meios, como faixas e placas indicativas de parada obrigatória.

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15Q918485 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Transporte Público, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

O sistema de transporte coletivo urbano de uma cidade possui uma frota total de 115 midiônibus, sendo a frota reserva de 15 veículos. O PMM (Percurso Médio Mensal) dos veículos do sistema é de 5.000 km. A quantidade média de passageiros transportados por mês é de 265.000, sendo 15.000 gratuidades. O custo fixo do sistema é de R$800.000,00/mês e o custo variável de R$1,50/km. Não incidem sobre o sistema: taxas de gerenciamento, ISS, PIS e Confins.
Considerando que a prefeitura desse município repassa para os usuários o custo total do sistema, a Frota Operacional, o passageiro equivalente e a tarifa desse Sistema de transporte coletivo urbano, respectivamente, são:
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16Q1037786 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Engenharia Civil, TJ MT, FGV, 2024

Em um sistema viário, as vias são classificadas de acordo com o seu volume de tráfego e abrangência espacial.
Assinale a opção que relaciona os três tipos de vias, em ordem decrescente de volume de tráfego e abrangência.
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17Q918487 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Mobilidade Urbana, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Sobre a circulação de pedestres, é INCORRETO afirmar:
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18Q983894 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Perito Técnico de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBADE, 2025

Defina linha de bordo.
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19Q971131 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Geradores, Controle, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item a seguir, acerca do tráfego urbano.

A taxa de ocupação da via é calculada com base no quociente entre a taxa do fluxo em determinado momento e o respectivo fluxo de saturação de um grupo de movimentos.

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20Q987566 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Operador de Frota, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Considere os seguintes aspectos das ferramentas de navegação e mapeamento GIS (Geographic Information Systems) em operações de emergência médica. Julgue as proposições a seguir:


I. O GIS permite a integração de dados em tempo real sobre tráfego, condições meteorológicas e incidentes, facilitando a tomada de decisão rápida e informada na seleção de rotas.

II. Apesar de sua eficiência, o uso de GIS é limitado pela sua alta dependência de dados continuamente atualizados, o que pode ser um desafio em áreas menos desenvolvidas ou em situações de falha de comunicação.

III. A capacidade do GIS de fornecer visualizações detalhadas e em várias camadas não contribui significativamente para a melhoria das operações de resposta a emergências, pois os operadores são geralmente treinados em procedimentos padrão que não utilizam essas informações complexas.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões):
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21Q971133 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Geradores, Controle, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item a seguir, acerca do tráfego urbano.

A segurança viária para o pedestre em semáforos consiste em andar normalmente durante a travessia da via enquanto o sinal estiver verde e aumentar a velocidade das passadas quando o sinal estiver amarelo e intermitente.

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22Q982566 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Engenharia Civil, MPE RS, AOCP, 2025

A operação e o dimensionamento dos modais do transporte público estão ligados às formas de determinação da tarifa de remuneração. Uma das formas de cálculo da Tarifa de Remuneração é denominada Cost-plus contract, a respeito da qual é correto afirmar que
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23Q958172 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Mobilidade Urbana, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica os limites de ação do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) como instrumento de orientação dos investimentos de mobilidade urbana.
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24Q1029620 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Agente de Trânsito Transporte e Rodoviário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A respeito da perecibilidade, uma das características dos sistemas de transporte, assinale a afirmativa correta.
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25Q958174 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Geradores, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica o benefício, em relação à melhoria na mobilidade das cidades, do avanço das tecnologias e dos sistemas inteligentes de transporte.
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26Q985627 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Agente Municipal de Trânsito, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

A engenharia de tráfego estuda e aplica conceitos técnicos para organizar e melhorar o fluxo de trânsito. Sobre alguns dos elementos envolvidos na engenharia de tráfego, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Volume de tráfego. (2) Capacidade viária. (3) Velocidade do fluxo.

( ) Refere-se ao número máximo de veículos que uma via pode suportar sem causar congestionamentos excessivos.
( ) Mede a quantidade de veículos que passam por um ponto específico em determinado período.
( ) Inclui a velocidade média dos veículos em diferentes condições (livre, congestionada, ideal).
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27Q1029621 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Planejamento Urbano, Agente de Trânsito Transporte e Rodoviário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Quanto maior a mobilidade promovida por uma via de transporte urbano, menor é a sua acessibilidade. Assinale a opção que indica uma classificação das vias em ordem decrescente de mobilidade.
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28Q1029622 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Agente de Trânsito Transporte e Rodoviário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre o modo de transporte ferroviário de cargas, assinale a afirmativa correta.
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29Q971134 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Geradores, Controle, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item a seguir, acerca do tráfego urbano.

Devido ao caráter dinâmico do trânsito, é necessária avaliação periódica do desempenho da operação do tráfego e de sua fluidez em decorrência da programação semafórica ou em virtude de possível reprogramação.

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30Q918484 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Transporte Público, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

A frequência de uma linha de transporte coletivo é
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