A determinação de analitos derivados de xenobióticos no corpo humano pode ser realizada por meio de diferentes abordagens. Considerando a análise de resíduos de drogas como cocaína, por exemplo, através do uso do cabelo como amostra, assinale a afirmativa correta.
a) Os fâneros cutâneos que compreendem os cabelos e pêlos (incluindo unhas), ou seja, aquelas matrizes compostas basicamente por queratina, fornecem uma informação de uso ou abstinência de cocaína por um período relativamente bem maior, da ordem de semanas ou meses, quando comparado ao sangue e urina.
b) A análise de saliva ou a de urina são mais indicadas do que a análise do cabelo para avaliar o consumo ou não de cocaína de um candidato em um exame pré-admissional.
c) A urina e a saliva são fluidos que demonstram exposição pregressa enquanto o cabelo (ou pêlos) a exposição recente quando da análise de resíduos de cocaína.
d) A quantidade de analito-xenobiótico encontrada na saliva é, em geral, maior do que a encontrada na urina, quando da análise de resíduos de cocaína.
e) O teste de ELISA (Enzyme-linkedimmunosorbentassay), por sua especificidade, dispensa análises posteriores de GC-MS ou LC-MS (cromatografia líquida ou em fase gasosa acoplada a detector de espectrometria de massas) para confirmar e identificar o(s) analitos(s), quando se analisam amostras de cabelo para detectar resíduos de cocaína.