Questões de Concursos: Fisioterapia

Prepare-se para a prova com questões de Fisioterapia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q141270 | Fisioterapia, Termoterapia, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 9a REGIÃO, FCC

Sobre o efeito do frio na velocidade de condução nervosa, é correto afirmar que há

12 Q211927 | Fisioterapia, Reabilitação cardiaca, Fisioterapeuta, ENADE, INEP

As doenças cardiovasculares (DCV) estão associadas às condições patológicas e comportamentais. A maioria dos indivíduos com potencial para desenvolver DCV exibe múltiplos fatores de risco, que se acumulam e tornam a probabilidade de ocorrência ainda maior. Por exemplo: um homem de 65 anos de idade com colesterol total acima de 240mg/dL e HDL abaixo de 35 mg/dL, IMC de 27,8 kg/m2, pressão arterial de 140 x 90 mmHg, história familiar de hiperglicemia e sedentário, apresentou um evento cardíaco que culminou em infarto agudo do miocárdio e hospitalização.

Considerando a reabilitação desse paciente, avalie as afirmações a seguir.

I. A fase II da reabilitação estabelece o treinamento aeróbico com intensidade constante por um período de treino de até 20 minutos, e caso ocorra queda da frequência cardíaca de 5 bpm, o exercício deve ser suspenso.

II. A prescrição de atividade física faz parte dos programas de reabilitação nas fases II e III, por contribuir para a redução dos fatores de risco apresentados.

III. Na fase de internação hospitalar a fisioterapia é fundamental, com ênfase na prescrição de exercícios de membros superiores.

IV. As condições patológicas e comportamentais apontadas demandam uma atuação multiprofissional que pode ser desenvolvida nas fases I, II e III da reabilitação cardíaca.

É correto o que se afirma em

13 Q139738 | Fisioterapia, Cinesioterapia, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 9a REGIÃO, FCC

O exercício isométrico é uma forma estática de exercício no qual o músculo contrai e produz força sem uma mudança apreciável em seu comprimento muscular e de movimento articular visível. Os benefícios deste tipo de exercício incluem, dentre outros,
I. prevenir ou minimizar a atrofia muscular, quando o movimento articular não é possível devido à imobilização externa.

II. melhorar a força muscular em toda a amplitude de movimento da articulação treinada.

III. desenvolver estabilidade postural ou articular.

IV. ativar músculos para começar a restabelecer o controle neuromuscular, protegendo os tecidos em regeneração, quando o movimento articular não é aconselhável depois de lesão de tecidos moles ou cirurgia.

Está correto o que consta em

14 Q147431 | Fisioterapia, Cinesioterapia, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 9a REGIÃO, FCC

O exercício ativo-assistido é um tipo de exercício de amplitude de movimento no qual uma força externa fornece assistência manual ou mecânica para conseguir realizar o movimento em uma amplitude maior. Os benefícios deste tipo de exercício incluem, dentre outros,

I. treinar inicialmente músculos fracos, tornando-os progressivamente mais fortes, e aumentar progressivamente o trofismo.

II. manter a consciência do movimento no arco completo e facilitar a condução de impulsos nas vias neuromusculares.

III. estimular a integridade óssea pelo início da ação de alavancas sobre os ossos.

Está correto o que consta em

15 Q211498 | Fisioterapia, Programa Saúde da Família, Fisioterapeuta, ENADE, INEP

Uma equipe de fisioterapeutas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) promoveu uma ação de saúde postural em uma escola. Após intervenção educativa, foi realizada a pesagem dos alunos e dos seus respectivos materiais escolares. Com relação à maioria das crianças, observou-se o seguinte quadro: 1) peso da mochila superior a 10% do seu peso corporal; 2) relatos de dores na coluna vertebral; e 3) transporte da mochila escolar preferencialmente no lado dominante.

Nessa situação, avalie as informações a seguir que descrevem condutas corretas de atenção primária do fisioterapeuta.

I. Promover sessões individuais de alongamento e fortalecimento da cadeia muscular posterior com os alunos que relataram dores na coluna vertebral.

II. Utilizar o TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea) no grupo de alunos que relataram dores na coluna vertebral.

III. Orientar e conscientizar os pais e professores acerca dos prejuízos decorrentes do excesso de peso nas mochilas escolares.

IV. Promover cinesioterapia em grupo com os alunos da escola a fim de desenvolverem consciência corporal.

V. Realizar oficinas de educação postural com os alunos e os professores da escola sobre a importância de hábitos posturais adequados no dia a dia.

É correto apenas o que se afirma em

16 Q141980 | Fisioterapia, Ergonomia, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 9a REGIÃO, FCC

As cinco providências que podem reduzir a sobrecarga na coluna lombar na postura sentada são:

17 Q211743 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, ENADE, INEP

Um paciente de 40 anos de idade, asmático, trabalha há 15 anos como operador de caldeira em uma estamparia. Há seis meses, ele participa das sessões de cinesioterapia laboral que o fisioterapeuta da empresa realiza com os demais funcionários. Durante uma sessão de fisioterapia em que são realizados exercícios de alongamento e orientações gerais, ele apresentou forte episódio de crise asmática.

Nesse momento, do ponto de vista da conduta profissional e do Código de Ética e Deontologia da profissão de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o fisioterapeuta deveria, em relação a esse paciente,

18 Q145920 | Fisioterapia, Ergonomia, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 3a Região, FCC

Os postos de trabalho planejados para satisfazer as necessidades de adequação dimensional da maioria da população utilizam os percentis

19 Q47966 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Camaçari BA, AOCP

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. 

O movimento associado que o quadril faz quando a pelve se inclina anteriormente denomina- se:____________, e posteriormente denomina- se:__________________.

20 Q682261 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, AL GO, IADES

A marcha é uma tarefa motora que envolve um padrão complexo de contrações musculares em diversos segmentos do corpo. Pensando em termos biomecânicos, a marcha pode ser vista como o deslocamento do centro de gravidade do corpo através do espaço com o menor consumo de energia possível.

Quanto aos aspectos morfológicos e biomecânico da marcha, assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.