Questões de Concursos: Geografia

Prepare-se para a prova com questões de Geografia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q481841 | Geografia, Rondônia RO

"A natureza é uma totalidade em que todos dependem de todos". As intervenções humanas provocam desastres ambientais ao romper com esse princípio de totalidade. Em Rondônia a retirada da cobertura florestal tem provocado os seguintes impactos ambientais, exceto:

82 Q49282 | Geografia, Secretário Auxiliar, MPE GO

O relevo da Região Centro-Oeste do Brasil apresenta uma enorme diversidade. Segundo Jurandyr Ross, há muitas unidades de relevo nessa região que guardam uma característica comum: a altitude média baixa. Os pontos mais elevados encontram-se em Goiás, nas proximidades do Distrito Federal, mais precisamente ao norte dele, na Chapada dos Veadeiros, que chega a atingir 1960 metros. Do lado do Mato Grosso, na fronteira com Rondônia, encontramos outra unidade famosa: a Chapada dos Parecis.

Sua importância está no fato de:

83 Q480824 | Geografia, Solos e Relevos

O relevo é o resultado da atuação de forças de origem interna e externa, as quais determinam as reentrâncias e as saliências da crosta terrestre. Sobre esse assunto, podemos afirmar que

I - o surgimento das grandes cadeias montanhosas, como os Andes, os Alpes e o Himalaia, resulta dos movimentos orogenéticos, caracterizados pelos choques entre placas tectônicas.

II - o intemperismo químico é um agente esculpidor do relevo muito característico das regiões desérticas, em virtude da intensa variação de temperatura nessas áreas.

III - extensas planícies, como as dos rios Ganges, na Índia, e Mekong, no Vietnã, são resultantes do trabalho de deposição de sedimentos feito pelos rios, formando as planícies aluviais.

IV - os planaltos brasileiros caracterizam-se como relevos residuais, pois permaneceram mais altos que o relevo circundante, por apresentarem estrutura rochosa mais resistente ao trabalho erosivo.

V - por situar-se em área de estabilidade tectônica, o Brasil não possui formas de relevo resultantes da ação do vulcanismo.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

84 Q18633 | Geografia, Oficial da Marinha, Colégio Naval, MB

Uma rocha submetida à ação da água, às oscilações de temperatura e à atuação de seres vivos irá, com o tempo, desintegrar-se e decompor-se. Os minerais que a compõem irão se fragmentar e se separar em pedaços cada vez menores, até dar origem ao solo. No caso brasileiro, em função da sua localização geográfica e de suas características físicas, encontramos uma gama de solos, cada um com suas especificidades. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo, referentes aos diversos tipos de solos existentes no Brasil.

I - O solo de várzea, argiloso e tipicamente das áreas meridionais do país, possui grande riqueza de materiais orgânicos, os quais são utilizados pelas populações ribeirinhas para cultivos de gêneros agrícolas de subsistência.

II - O solo de massapé, arenoso e encontrado em todo o litoral brasileiro, concentra grandes quantidades de nitrogênio e potássio, o . que acabou favorecendo o desenvolvimento de cultivos agrícolas destinados majoritariamente para exportações .

III- O solo de terra roxa, argiloso e comum no norte do Paraná e oeste de São Paulo, em função da decomposição de rochas magmáticas, resultaram em nutrientes importantes, favorecendo a sua utilização no plantio de culturas como o café.

IV - O solo conhecido como salmourão, arenoso e com grande gradiente de fertilidade, especialmente por sua decomposição química e riqueza em materiais orgânicos, contribuiu para que a região Nordeste se tornasse grande produtora e exportadora de cana-de-açúcar.

Assinale a opção correta.

85 Q481880 | Geografia, Cartografia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Segundo Oliveira (1988), a cartografia não é uma ciência nem uma arte, mas é, sem dúvida alguma, um método científico que se destina a expressar fatos e fenômenos observados na superfície da Terra, e, por extensão, na de outros astros, por meio de simbologia própria. A respeito de cartografia básica e escala cartográfica, julgue os itens a seguir. Se uma ponte está representada por 5 mm em uma carta topográfica na escala de 1:100.000, no terreno, essa ponte tem 250 m.

86 Q484994 | Geografia, Recursos Hídricos, Professor de Geografia, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Há milênios, as atividades humanas interferem diretamente no ciclo da água no planeta. Nas áreas urbanizadas, o ciclo hidrológico é profundamente alterado pelas atividades industriais. Com base nessas considerações marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As alterações no ciclo hidrológico implicam na diminuição do estoque total de recursos hídricos.

( ) A crise das águas diz respeito à escassez de água potável e, principalmente, ao resultado da poluição dos mananciais disponíveis e ampliação do consumo.

( ) A crise das águas afeta o mundo inteiro em proporção e intensidade semelhante.

( ) Como acontece com os demais recursos naturais, quanto maior a escassez de água potável menor é a sua valorização.

A sequência está correta em

87 Q484389 | Geografia, Geoprocessamento, Assistente de Saneamento, Companhia Pernambucana de Saneamento PE, FGV

Ao se trabalhar com um Sistema de Informações Geográficas (GPS), é fundamental definir o datum que será utilizado, que é definido como sendo

88 Q481731 | Geografia, Cartografia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Em um desafio de verificação de conhecimento sobre cartografia feito a uma turma, um professor propõe um exercício para que os alunos determinem a escala do mapa para tanto, o professor apaga a escala do mapa e fornece apenas as seguintes informações à turma:

1ª - distância em linha reta entre duas cidades no mapa: 13 centímetros.

2ª - distância real em linha reta entre estas duas cidades: 65 quilômetros.

Acertará o desafio o aluno que afirmar que a escala do mapa é:

89 Q266250 | Geografia, Vestibular, USP, FUVEST

Do ponto de vista tectônico, núcleos rochosos mais antigos, em áreas continentais mais interiorizadas, tendem a ser os mais estáveis, ou seja, menos sujeitos a abalos sísmicos e deformações. Em termos geomorfológicos, a maior estabilidade tectônica dessas áreas faz com que elas apresentem uma forte tendência à ocorrência, ao longo do tempo geológico, de um processo de

90 Q53016 | Geografia, Oficial da Marinha, Colégio Naval, MB

Sobre a dinâmica migratória brasileira é correto afirmar que: 
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.