Questões de Concursos: Governança de TI

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21 Q673556 | Governança de TI, Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, TJ RN, COMPERVE, 2020

Texto associado.

Sobre a ITIL V3, analise as informações ou as ações apresentadas em cada um dos itens abaixo.


I Requisitos de Nível de Serviço; Plano de qualidade dos Serviços, Monitoração, Revisão e Informação; Especificação do Serviço.

II Plano de qualidade dos Serviços, Monitoração, Revisão e Informação; Acordo de Nível de Serviço; Alinhar Ativos de Serviço com Produtos do Cliente.

III Catálogo de serviços; Acordos de Nível Operacional e Contratos; Programas de Aperfeiçoamento do Serviço; Catálogo de serviços.

IV Monitoração, Revisão e Informação; Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente; Acordo de Nível de Serviço.

V Portifólio de Serviços; Alinhar Ativos de Serviço com Produtos do Cliente; Catálogo de serviços.


Os itens que contêm apenas atividades do gerenciamento de nível de serviço são:

23 Q189856 | Governança de TI, Gestão de Conhecimento, Agente da Fiscalização Financeira Informática Suporte de Web, TCE SP, FCC

Texto associado.

Para responder às questões de 31 a 50, considere
que os aplicativos devem ser reputados sempre na
originalidade da versão referenciada e não quaisquer
outras passíveis de modificação (customização,
parametrização, etc.) feita pelo usuário. Quando
não explicitados nas questões, as versões dos
aplicativos são: Windows XP edição doméstica
(Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL
Server 2000 e navegador Internet Explorer 8.
Mouse padrão destro.

A Gestão do Conhecimento envolve atividades de

24 Q849767 | Governança de TI, ITIL, TJ RN Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

Na estruturação de um Service Desk, o componente de Informação diz respeito ao conjunto de dados que podem ser utilizados para a oferta de um serviço pró-ativo, que busca o aperfeiçoamento contínuo dos serviços prestados. As categorias de dados comumente utilizadas para melhorar o processo de prestação de serviço são denominadas

25 Q684830 | Governança de TI, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC

A cascata de objetivos do COBIT 5 traduz as necessidades das partes interessadas em objetivos de TI. Os objetivos de TI são estruturados de acordo com as dimensões do BSC de TI, alguns deles são listados a seguir:
 
I. Otimização de ativos, recursos e capacidades de TI. II . Conhecimento, expertise e iniciativas para inovação dos negócios. 
III . Conformidade de TI e suporte para conformidade do negócio com as leis e regulamentos externos. IV. Gestão de risco organizacional de TI. 
V. Uso adequado de aplicativos, informações e soluções tecnológicas.
 
Considerando os objetivos listados, referem-se à dimensão Financeira os que constam APENAS em

26 Q47591 | Governança de TI, Analista Judiciário, TRF 1a, CESPE CEBRASPE

A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório preparado por uma empresa de consultoria a respeito da governança de tecnologia de informação (TI) de uma organização.
 
I A organização carece de um processo para transformar a estratégia do negócio em estratégias e ações de TI que garantam que os objetivos sejam apoiados.
II Faz-se necessário elaborar um documento formal, produto da fase de alinhamento estratégico, que esteja alinhado ao modelo de governança proposto pela organização, bem como aos seus objetivos e às suas estratégias.
III Embora o planejamento estratégico da organização disponha que se deve garantir a transparência para as partes interessadas, foi identificada a necessidade de implantar ações que visem atingir esse objetivo.
Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item.
 
O item II trata essencialmente da falta do plano de TI, principal produto da fase de alinhamento estratégico, considerado um dos planos funcionais cujos projetos e serviços são derivados e alinhados à estratégia da organização.

27 Q164713 | Governança de TI, ITIL, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

É dispensável que o gerenciamento de finanças como custos e orçamentos conste em guias e(ou) modelos de governança de TI, apesar de esse tipo de gerenciamento caracterizar ação associada à governança. Aliado ao gerenciamento de finanças, o orçamento

28 Q675629 | Governança de TI, Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, TJ RN, COMPERVE, 2020

Texto associado.

O Gerenciamento de Incidente tem como objetivo resolver os incidentes o mais rápido possível, restabelecendo o serviço normal dentro do prazo acordado nos SLA’s. Todo processo deve ter uma forma de avaliação da sua performance, com base em indicadores de desempenho sugeridos na ITIL V3. Nesse contexto considere os indicadores abaixo.


I Número total de incidentes.

II Tempo médio entre falhas.

III Maior interrupção da equipe de suporte.

IV Tempo médio para reparo.


Na avaliação da performance do processo referido, os indicadores a serem observados estão presentes em

29 Q120681 | Governança de TI , Indicadores de Desempenho, Analista de Sistemas Pleno Processos, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação aos indicadores de desempenho utilizados em uma empresa, assinale a afirmativa INCORRETA.

30 Q120811 | Governança de TI , Estrutura Analítica de Projetos , Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software, Petrobras, CESGRANRIO

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Uma Estrutura Analítica de um Projeto (EAP) é uma importante ferramenta de detalhamento cuja elaboração deve ser feita de forma criteriosa para auxiliar nos processos de gerência do projeto como um todo. Uma EAP deve seguir uma série de recomendações para que seja correta e eficaz no seu intuito de auxiliar o gerente. Com base nessas recomendações, analisando as representações das EAP nas figuras acima, conclui-se que

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