Questões de Concursos: Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro

Prepare-se para a prova com questões de Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q870792 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Lei Orgânica do Município de São Fidélis, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

Tícilio foi eleito pelo voto proporcional para exercer o cargo de Vereador no município de São Fidélis. Tendo em vista a Lei Orgânica do Município, é VEDADO ao Vereador desde a expedição do diploma:

12 Q876102 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Lei Orgânica do Município de São Gonçalo, Merendeira, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Ao servidor municipal é garantido auxílio transporte. De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos do município, esse benefício:

13 Q876105 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Lei nº 50 de 1991, Merendeira, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Após cada quinquênio de efetivo e ininterrupto exercício no cargo ocupado, o servidor de provimento efetivo fará jus a 3 (três) meses de licença-prêmio, com a remuneração do cargo. Com relação a essa modalidade de licença, é necessário considerar que:

14 Q870790 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Lei Orgânica do Município de São Fidélis, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

Considerando a Lei Orgânica do Município a respeito do funcionamento da Câmara, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Às comissões permanentes, em razão da matéria de sua competência, caberá discutir e votar Projeto de Lei que dispensar, na forma do Regimento Interno, a competência do Plenário, salvo se houver recurso de 1/10 dos Membros da Casa.
( ) As comissões especiais, criadas por deliberação do plenário, serão destinadas exclusivamente à representação da Câmara em Congresso, solenidades ou outros atos públicos, desde que possuam cunho político.
( ) Por deliberação da maioria de seus membros, a Câmara poderá convocar qualquer dos assessores diretos do Prefeito, para prestar informações acerca de assuntos previamente estabelecidos.
( ) Compete ao Presidente da Câmara elaborar e encaminhar ao Prefeito até o último dia útil de julho a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída na proposta do Município e fazer, mediante ato, a discriminação analítica das dotações respectivas, bem como alterá-las quando necessário. Se a proposta não for encaminhada no prazo previsto será tomado como base o orçamento vigente para a Câmara.

A sequência está correta em

15 Q876074 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Lei nº 50 de 1991, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Considerando o que prevê o Artigo 77 do Estatuto do Servidor Público Municipal do Município de São Gonçalo, lei Nº 1.416, além do vencimento, poderão ser pagos (as) ao servidor:

16 Q876103 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Lei nº 50 de 1991, Merendeira, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

“No final do ano, é garantida aos servidores públicos municipais a gratificação que utiliza como base de cálculo a remuneração referente ao mês de dezembro, devida na proporção de 1/12 (um doze avos) por mês ou fração superior a 15 (quinze) dias de exercício no respectivo ano”. O excerto diz respeito à gratificação natalina, a qual:

18 Q870554 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Lei Complementar nº 011 de 1998, Auxiliar de Serviços Escolares, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Um servidor público teve suas capacidades físicas prejudicadas permanentemente após sofrer um acidente. Suas incumbências no cargo são, então, modificadas em função da nova condição.

Trata-se de um caso de

19 Q876070 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Auxiliar Administrativo III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Considerando as disposições da Lei Municipal nº 3.526/2003, analise as afirmativas a seguir sobre os princípios e diretrizes do Magistério Público Municipal.

I. Os resultados da educação escolar dependem essencialmente das qualidades pessoais e profissionais dos funcionários em atividade no magistério, das condições oferecidas para a realização do trabalho destes e da sua relação com o meio social do educando.
II. O aperfeiçoamento profissional do pessoal do magistério é meta permanente, no sentido de proporcionar a melhoria da qualidade do ensino.
III. A condição para efetivação dos ideais e objetivos da Educação como garantia ao pessoal do magistério de meios compatíveis com o padrão intelectual que dele se exige e que são capazes de assegurar-lhe o respeito público.

Está correto o que se afirma em

20 Q876071 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Auxiliar Administrativo III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Além dos deveres comuns aos funcionários públicos municipais, previstos no respectivo Estatuto, constituem deveres especiais dos servidores do magistério da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, EXCETO:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.