Questões de Concursos: Nutrição

Prepare-se para a prova com questões de Nutrição de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q831757 | Nutrição, Alimentos, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Nutricionista, AMEOSC, 2021

Apesar de uma ampla variedade de dissacarídeos existentes na natureza, os três dissacarídeos mais importantes na nutrição humana são a sacarose, a lactose e a maltose. Quanto a formação e produção desses dissacarídeos, julgue as alternativas abaixo. I.A sacarose é encontrada naturalmente em muitos alimentos e também é um aditivo em itens processados comercialmente. II.A lactose é produzida quase exclusivamente nas glândulas mamárias de animais lactantes. III.A maltose é raramente encontrada naturalmente nos alimentos, mas é formada pela hidrólise de polímeros de amido durante a digestão e também é consumida como aditivo em vários produtos alimentares. Após análise, assinale a alternativa CORRETA.

22 Q154470 | Nutrição, Alimentos funcionais, Analista Judiciário Nutrição, TRT 23a REGIÃO, FCC

Em relação aos alimentos funcionais é correto afirmar que

23 Q153718 | Nutrição, Alimentos funcionais, Analista Judiciário Nutrição, TRT 23a REGIÃO, FCC

Em relação aos ácidos graxos ômega-3 é INCORRETO afirmar que

24 Q48093 | Nutrição, Técnico em Nutrição, Prefeitura de Campos do Jordão SP, PROMUN

O parâmetro que avalia a adequação da oferta de proteínas e o grau de hipercatabolismo na avaliação nutricional é:

25 Q48100 | Nutrição, Técnico em Nutrição, Prefeitura de Campos do Jordão SP, PROMUN

Em treinamento de Pessoal na área de Nutrição, temas de grande relevância, que devem ser tratados, são:

I Reaproveitamento de alimentos.
II Reeducação Alimentar.
III Alimentação Preventiva.
IV Equilíbrio Alimentar.
V Alimentação Preventiva, saúde e longevidade.

Dos item acima relacionados, devem ser trabalhados em treinamento de Pessoal na área de Nutrição:

26 Q711410 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR

Texto associado.


O Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem o objetivo de promover um campo comum de reflexão e orientação da prática, no conjunto de iniciativas de EAN que tenham origem, principalmente, na ação pública, e que contemplem os diversos setores (BRASIL, 2012). De acordo com as propostas apresentadas no Marco de Referência de EAN para as políticas públicas, considere as seguintes afirmativas:
1. O conceito de Educação Alimentar e Nutricional foi adotado ao invés do conceito de Educação Nutricional ou Educação Alimentar, para que o escopo de ações abrangesse desde os aspectos relacionados ao alimento e alimentação, os processos de produção, abastecimento e transformação até os aspectos nutricionais.
2. A EAN, desenvolvida no escopo das ações públicas, requer articulação intra e intersetorial, e a parceria com os diferentes segmentos da sociedade, tais como instituições educacionais, organizações não governamentais, organizações internacionais, equipamentos públicos de alimentação e nutrição, entidades filantrópicas, conselhos de políticas públicas e outras instâncias de participação e controle social e da sociedade civil como um todo.
3. A comunicação no contexto da EAN, para ser efetiva, deve ser pautada em alguns elementos como: construção partilhada de saberes, de práticas e soluções; busca de soluções contextualizadas; formação de vínculo entre os diferentes sujeitos que integram o processo; relações horizontais; entre outros.
4. A EAN deve ser concebida a partir de um referencial metodológico que preveja um processo de planejamento participativo, monitoramento e avaliação.
Assinale a alternativa correta.

27 Q859117 | Nutrição, Avaliação Nutricional, Prefeitura de Passagem PB Nutricionista, EDUCA, 2020

O valor nutricional dos alimentos é o principal norte do trabalho do nutricionista. Também é de suma importância para a população, que tem o direito de conhecer informações nutricionais que influenciam diretamente na sua saúde. Para o cálculo do valor energético, são usados fatores de conversão para carboidratos, gorduras e proteínas:

I. Para cada grama de carboidrato: 4 kcal (ou 17 kJ).
II. Para cada grama de carboidrato: 10 kcal (ou 20 kJ).
III. Para cada grama de proteína: 4 kcal (ou 17 kJ).
IV. Para cada grama de proteína: 5 kcal (ou 15 kJ).
V. Para cada grama de gordura: 9 kcal (ou 37 kJ).
VI. Para cada grama de gordura: 12 kcal (ou 40 kJ).

Estão CORRETAS:

28 Q48554 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Canudos do Vale RS, Instituto Legatus

 Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

1- Fosfolipídios                     
2- Gorduras                         
3- Esteróis                           
4- Lipoprotelnas                   
5- Glicolipidios
 
( ) Substâncias lipídicas com estrutura em forma de anel.
( ) Combinações de gorduras, fosfolipídios e colesterol com proteínas.
( ) Apresentam uma combinação ligada a um lipídio.
( ) São formados por ácidos graxos.
( ) Depois das gorduras são os maiores componentes lipídicos do organismo.
               
A sequência correta, de cima para baixo é:

29 Q676342 | Nutrição, Nutricionista Fiscal, CRN 2° Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
A capacidade de sobrevivência ou de multiplicação dos microrganismos que estão presentes em um alimento depende de uma série de fatores. Entre esses fatores, estão os fatores intrínsecos e os extrínsecos. Com relação a esse assunto, julgue o item.
A atividade de água, a temperatura e a disponibilidade de nutrientes são interdependentes. Quanto mais próxima da temperatura ótima de multiplicação, mais curta é a faixa de atividade de água em que o crescimento bacteriano é possível.

30 Q834979 | Nutrição, Bioquímica, Prefeitura de São Miguel da Boa Vista SC Nutricionista, Alternative Concursos, 2021

Assinale a alternativa incorreta sobre os carboidratos:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.