Questões de Concursos: Odontologia

Prepare-se para a prova com questões de Odontologia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q178708 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

Uma paciente com 17 anos de idade procura a clínica odontológica desejando clarear seus dentes, pois ela julga que seu sorriso é meio amarelado. Ao exame clínico, o cirurgião-dentista verifica que há muitos dentes com restaurações, tanto anteriores como posteriores. Não há história de tratamento endodôntico.

Em relação à conduta clínica e ao respeito aos princípios éticos, o cirurgião dentista deveria

I. alertar que podem ocorrer mudanças nas restaurações durante o clareamento, podendo ser necessário o polimento ou a substituição das restaurações.

II. informar que o efeito do clareamento ocorre sobre os dentes e não afeta as propriedades físicas e químicas das restaurações.

III. garantir o grau de clareamento, desde que a concentração seja controlada e a aplicação do agente clareador seja repetida quantas vezes forem necessárias até se obter o grau de clareamento desejado.

IV. orientar que os produtos resultantes da reação dos agentes clareadores podem agredir a polpa dental através dos túbulos dentinários.

É correto apenas o que se afirma em

22 Q178800 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

Um cirurgião-dentista sofreu um acidente no consultório com uma agulha contaminada, a qual perfurou sua luva e pele. O ferimento ocorreu durante o atendimento de um paciente que relatou ser portador de hepatite B. Nessa situação, o cirurgião-dentista

23 Q684895 | Odontologia, Perito Oficial Criminal Área 6 ODONTOLOGIA, PC ES, INSTITUTO AOCP

Em relação às cerâmicas odontológicas, assinale a alternativa correta.

24 Q46755 | Odontologia, Odontologia Pré Clínica, Cirurgião Dentista, HOB, CONSULPLAN

Os glicocorticoides são usados em odontologia por suas ações anti‐inflamatórias, obtidas com doses farmacológicas superiores as que equivalem à secreção endógena de cortisol. Sobre os anti‐inflamatórios esteroides, analise as afirmativas.

I. Os corticosteroides possuem seus mecanismos de ação associados à transcrição gênica por meio de interação com específicas sequências de DNA. Como certo tempo é requerido para que ocorram alterações de expressão gênica e síntese proteica, os glicocorticoides não são efetivos como medida isolada na fase aguda do quadro de anafilaxia.   
II. Glicocorticoides aumentam a eficácia dos anticoagulantes, exigindo ajuste de doses, quando a administração conjunta dos dois fármacos é necessária. 
III. Os glicocorticoides não apresentam efeitos teratogênicos ou problemas para o lactente.
IV. Tratamentos agudos, com doses de 40 mg/dia de prednisona, por período de tempo inferior a sete dias, não podem ser suspensos abruptamente em função do risco da supressão do eixo hipotálamo‐hipófise‐adrenal. 

Estão corretas apenas as afirmativas segundo Lenita Wannamacher e Maria Beatriz Cardoso Ferreira

25 Q148086 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

Procedimentos de seleção de cor e ajuste funcional e estético ao realizar cimentação provisória e definitiva de próteses dentais requerem a consideração de vários detalhes anatômicos e da peça protética. É INCORRETO afirmar:

26 Q173513 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

A adequada orientação durante a erupção e o desenvolvimento das dentições decídua, mista e permanente é um componente fundamental da atenção à saúde bucal integral voltada para todos os pacientes odontológicos pediátricos. Essa orientação deve contribuir para o desenvolvimento de dentição permanente que tenha oclusão estável, funcional e esteticamente aceitável. O diagnóstico precoce e o tratamento bem-sucedido de desenvolvimento de má oclusão podem ter, ambos, os benefícios de curto e de longo prazos, enquanto se alcançam os objetivos da harmonia oclusal e a função e estética dentofacial.

AAPD - American Academy of Pediatric Dentistry.Guideline on Management of the Developing Dentition and Occlusion in Pediatric Dentistry: Clinical Guidelines - Reference Manual. v. 34, n.6, 2009, p. 241-251.

Muitos fatores podem afetar os arcos dentários em desenvolvimento, como hábitos orais que podem aplicar forças nos dentes e nas estruturas dentoalveolares, causando más oclusões. Considerando essas informações, é importante compreender e informar aos pacientes que

I. a relação entre hábitos orais e desenvolvimento dental e facial desfavoráveis é mais associativa que de causa e efeito.

II. o tempo de duração da força de um hábito é mais importante que a sua magnitude.br>
III. as pressões de repouso de lábios, bochechas e língua têm o menor impacto na posição do dente, pois são forças constantes na maior parte do tempo.

IV. os hábitos de sucção não nutritiva têm sido associados à diminuição da largura do arco maxilar, aumento do trespasse horizontal, diminuição do trespasse vertical, mordida aberta anterior e mordida cruzada posterior.

V. as pressões intermitentes de curta duração, resultantes do contato da língua ou dos lábios com os dentes, durante a mastigação, têm impacto significativo na posição dos dentes.

É correto apenas o que se afirma em

27 Q46591 | Odontologia, Cirurgião Dentista, AMAZUL, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta a morfologia radicular mais comum do primeiro pré-molar superior. 

28 Q149468 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

A classificação de Kennedy distribui os casos de desdentados parciais em quatro grupos fundamentais e toma por base o relacionamento do espaço protético com os dentes remanescentes de acordo com a

29 Q174725 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

Um cirurgião-dentista assumiu a coordenação de saúde bucal de seu município. Na primeira reunião com a sua equipe, propôs a realização de uma oficina para a elaboração do seu plano de gestão, com duração de quatro anos. Foi solicitado aos participantes da oficina que se orientassem pelas Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal (2004).

Considerando essa situação e as ações e estratégias prioritárias que devem orientar a atenção em saúde bucal em todos os níveis, avalie as afirmações a seguir.

I. Para melhor identificar os principais grupos a serem priorizados e as ações que irão compor as linhas de cuidado, é necessário conhecer as características do perfil epidemiológico da população, as doenças e agravos de maior prevalência, bem como a forma com que as pessoas vivem e como os serviços de saúde são ofertados.

II. As ações de promoção e proteção da saúde, que devem ser desenvolvidas como procedimentos coletivos em parcerias intersetoriais, visam reduzir fatores de risco e compreendem elenco bastante vasto e diversificado de atividades de natureza eminentemente educativo-preventiva.

III. Ampliar no município as redes públicas de tratamento de águas, de forma a garantir o acesso à água tratada e fluoretada, é a forma mais abrangente e socialmente justa de acesso ao flúor.

IV. As ações de recuperação devem ser centradas na detecção do câncer bucal, por meio de biópsias realizadas dentro da rede de saúde.

V. As ações de saúde bucal devem ser inseridas de forma transversal nos diferentes programas integrais de saúde, por linhas de cuidado ou por condição de vida.

É correto apenas o que se afirma em

30 Q844921 | Odontologia, Biossegurança Vacinas, Prefeitura de Capim PB Odontólogo, FACET Concursos, 2020

Sobre a higienização das mãos, marque a alternativa correta:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.