Questões de Concursos: Química

Prepare-se para a prova com questões de Química de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

161 Q934674 | Química, Equilíbrio químico

(FAAP – SP) Foi aquecido a 250°C um recipiente de 12 litros contendo certa quantidade de PCl5. Sabe-se que, no equilíbrio, o recipiente contém 0,21 mol de PCl5, 0,32 mol de PCl3 e 0,32 mol de Cl2. A constante de equilíbrio, para a dissociação térmica do PCl5, em mol/litro, é:

162 Q706060 | Química, Vestibular 3 dia, UFRGS, UFRGS

Considerando a geometria molecular de algumas moléculas e íons, assinale a alternativa que lista apenas as espécies com geometria trigonal plana.

163 Q250893 | Química, Técnico de Operação, Petrobras, CESGRANRIO

A decomposição térmica do nitrato de amônio pode ser representada pela seguinte equação química:

NH4NO3(s) ? N2O(g) + 2H2O(g)

As entalpias padrão de formação dos compostos NH4NO3(s), N2O(g) e H2O(g) são iguais a -365,3 kJ mol-1, +81,6 kJ mol-1 e -241,8 kJ mol-1, respectivamente. Sendo ?H0, ?S0 e ?G0, respectivamente, as variações de entalpia, entropia e energia livre padrão para a reação, a decomposição do nitrato de amônio em óxido de dinitrogênio e água apresenta

164 Q592423 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, NCE

Para se obter dureza elevada associada a uma boa tenacidade numa peça de aço carbono de médio teor de carbono, deve–se aplicar o seguinte conjunto de tratamentos térmicos:

165 Q593962 | Química, Eletroquímica

Os elementos A e B têm, respectivamente, 2 e 6 elétrons na camada mais externa. Se A e B se ligarem, formará um composto cuja fórmula é:

166 Q594106 | Química, Sistemas de equilíbrio, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix

No que se refere aos ácidos e ao equilíbrio químico, julgue os próximos itens. Pela definição de Brønsted?Lowry, um ácido é uma espécie que tem a tendência de perder ou doar um próton e uma base é uma espécie que apresenta a tendência de receber ou adicionar um próton.

167 Q591881 | Química, Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A combinação das Leis de Boyle, de Charles e de Avogadro gerou a Lei dos Gases Ideais, representada pela expressão PV = nRT. Essa é uma equação de estado que descreve a resposta de um gás ideal a mudanças de pressão, volume, temperatura e quantidade de moléculas. Entretanto, vários processos industriais e pesquisas em laboratório usam gases sob alta pressão ou em condições muito baixas de temperatura, condições às quais as leis dos gases ideais não são exatamente obedecidas. Nesses casos, o comportamento se assemelha ao dos gases reais. Em relação à teoria dos gases reais e ideais, afirma-se que

168 Q247622 | Química, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os catalisadores são amplamente empregados no refino de petróleo. Com relação a essas substâncias, analise as afirmações a seguir.

I Os catalisadores aumentam a velocidade da reação, pois diminuem a energia de ativação da mesma.

II A presença de catalisadores não influencia na variação de entalpia da reação química.

III A presença de um catalisador altera o valor da constante de equilíbrio da reação.

IV O emprego de níquel sólido na redução de alquenos é um exemplo de catálise heterogênea.

Estão corretas APENAS as afirmações

169 Q592558 | Química, Elementos Químicos, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Atente para o que se afirma a seguir sobre as propriedades periódicas dos elementos químicos:

I. Considerando o segundo período da tabela periódica, é correto afirmar que quanto maior a atração entre núcleo e eletrosfera, menor é o raio atômico.

II. Energia de ionização é igual à energia mínima necessária para “arrancar” um elétron de um átomo isolado em estado gasoso.

III. Em um mesmo período da tabela periódica, como os raios diminuem à medida que se aproximam dos gases nobres, a energia de ionização tende a diminuir nesse mesmo sentido.

IV. Conforme nos deslocamos para baixo da tabela periódica, o raio atômico cresce num mesmo grupo. Os elétrons de valência ficam menos atraídos e a energia de ionização cai.

É correto o que se afirma em

170 Q931545 | Química, UNICAMP Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Uma equação química é uma equação matemática no sentido de representar uma igualdade: todos os átomos e suas quantidades que aparecem nos reagentes também devem constar nos produtos. Considerando uma equação química e sua correspondente constante de equilíbrio, pode-se afirmar corretamente que, multiplicando-se todos os seus coeficientes por 2, a constante de equilíbrio associada a esta nova equação será
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.