Questões de Concursos: Química

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191 Q594820 | Química, Reações Químicas, Oficial Combatente, Bombeiro Militar AL, CESPE CEBRASPE

Existem vários tipos de extintores para uso em diferentes classes de incêndio. Os principais deles são: o extintor de pó químico (NaHCO3), que age por abafamento, interrompendo a combustão; o extintor de gás carbônico (CO2), q ue a ge p or abafamento e resfriamento; o extintor de água (H2O), que age por resfriamento e, em parte, por abafamento; e o extintor de espuma mecânica, que age por abafamento e por resfriamento.

Com relação ao funcionamento desses tipos de extintores e aos seus componentes químicos, julgue os itens a seguir.

A primeira substância citada no texto — NaHCO3 — pode ser formada pela adição de CO2 a uma solução de hidróxido de sódio.

192 Q594735 | Química, Química Inorgânica, Técnico de Manutenção Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os materiais de engenharia podem ser de natureza metálica, cerâmica, polimérica, além de compósitos, semicondutores e biomateriais.

Que material é classificado como uma cerâmica?

193 Q672944 | Química, Fórmulas Químicas, ENEM

(Fatec-SP) Eugenol, o componente ativo do óleo do cravo-da-índia, tem massa molar 164 g/mol e fórmula empírica C5H60.

(Dados: massas molares (g/mol): H = 1; C = 12; O = 16.)

A porcentagem em massa de carbono no eugenol é, aproximadamente:

194 Q218864 | Química, Perito Criminal Engenharia Química, IGP, FDRH

Com relação à utilização da potenciometria em uma titulação de neutralização, está INCORRETO afirmar que

195 Q11029 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

 Em 1827, o químico alemão Friedrich Wöhler finalmente conseguiu, com suprema engenhosidade experimental, isolar o alumínio metálico. Basicamente, o experimento de Wöhler envolveu o aquecimento de cloreto de alumínio desidratado com potássio puro hiper-reativo, que removeu o cloreto do alumínio.

(STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev, 1ª edição. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor, 2002, p.219.)

Na reação realizada por Wöhler ocorreu uma:

197 Q594921 | Química, Técnico de Operação Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A síntese da amônia a partir dos gases hidrogênio e nitrogênio era um dos grandes desafios da humanidade entre o final do século XIX e o início do século XX. O maior problema envolvido nessa reação era a baixa conversão em amônia, que inviabilizava a produção em escala industrial. O estudo do equilíbrio químico dessa reação envolveu diversos cientistas, sendo Fritz Haber o nome mais celebrado, por obter as condições reacionais como temperatura, pressão e catalisadores, que permitiram a produção de amônia em grande escala. Considere que, em um sistema fechado, tal processo atingiu o equilíbrio com pressão de 1,0 atm e temperatura de 450 K. Sabendo-se que essa é uma reação exotérmica, analise as afirmativas a seguir. I – É possível formar mais amônia com a pressão de 1,0 atm se a temperatura for menor que 450 K. II – Na temperatura de 450 K e pressão de 1,0 atm, não há formação de amônia, porque o processo está em equilíbrio. III – Com a pressão em 1,0 atm e a temperatura de 450 K, é possível formar mais amônia, utilizando um catalisador. IV – Para formar mais amônia na temperatura de 450 K, é preciso que a pressão seja maior que 1,0 atm. São corretas APENAS as afirmativas

198 Q43295 | Química, Aspirante do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar SC, CONSULPLAN

Em uma bancada de um laboratório de química, foi encontrada uma proveta contendo 200 ml de H2O. Calcule o número de mol de moléculas de água, o número de moléculas de água e o número total de átomos.
(Considere: massas atômicas = H = 1,0; O = 16; número de avogadro = 6,0 . 1023; densidade da água = 1,0 g/ml.)

199 Q594230 | Química, Assistente de Laboratório, IFB BA, FUNRIO

Para caracterizar um átomo, dentre outras análises, pode-se considerar o número de prótons, nêutrons e elétrons. No que tange a conceitos fundamentais relacionados a essas partículas, identifique a alternativa correta.

200 Q250009 | Química, Técnico de Operação Júnior, Petrobras, Petrobrás Técnico de Operação Júnior

Sobre uma bancada, há cinco frascos contendo soluções aquosas de ácido clorídrico, hidróxido de sódio, cloreto de sódio, cloreto de amônio e bicarbonato de sódio. Os frascos não estão rotulados, impedindo a sua direta identificação. Visando a identificar as substâncias presentes em cada frasco, um técnico teve a ideia de iniciar medindo os valores de pH de cada uma das soluções e obteve os seguintes valores:

Frasco 1: pH = 2
Frasco 2: pH = 12
Frasco 3: pH = 7
Frasco 4: pH = 4
Frasco 5: pH = 10

A partir dos valores de pH obtidos, o técnico deve ter concluído que a substância possivelmente presente no frasco

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