Questões de Concursos: Recursos Humanos

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11 Q6614 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo, EBSERH, IADES

Sobre os conceitos de líder e liderança, assinale a alternativa correta.

12 Q10581 | Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo, Colégio Pedro II, IDECAN

“Recrutamento é um conjunto de atividades desenhadas para atrair um conjunto de candidatos qualificados para uma organização.”

(John R. Schermerhorn JR. Management, Nova York, John Wiley & Sons, 1996, p. 290.)

Em relação ao recrutamento de pessoas, marque a alternativa INCORRETA.

13 Q44028 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Judiciário, TRF 5a, FCC

Todo processo de treinamento envolve mudança; portanto, deve-se prever resistências naturais ao longo de todo o seu desenvolvimento. 

É um pressuposto considerado

14 Q21597 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Administrativo, ANA, ESAF

O reflexo do exercício da Liderança é o resultado alcançado pelo líder em relação às pessoas que influencia. Para o Líder que ocupa uma posição formal dentro da organização, é um desafio identificar o estilo de liderança que deve aplicar a cada uma das circunstâncias que vivencia no cotidiano. Considerando o contexto de liderança, selecione a opção correta.

15 Q34769 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Judiciário, TRF RJ, FCC

Sobre a cultura organizacional, analise:

I. É vista como os valores e expectativas comuns, da mesma forma que as histórias, lendas, rituais e cerimônias.
II. A cultura pode ser explicitada por meio de códigos de ética, declarações de princípios, credos, ou simplesmente por meio do conjunto das políticas e normas da organização.
III. Não correspondem às prioridades dadas ao desempenho na função, à capacidade de inovação, à lealdade; à hierarquia e às maneiras de resolver os conflitos e problemas.
IV. É um recurso da administração, mas não pode ser usado para alcançar os objetivos desta, como a tecnologia, os insumos de produção, os equipamentos, os recursos financeiros e os recursos humanos.

É correto o que consta APENAS em

16 Q39238 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Técnico Judiciário, TST, FCC

Sobre motivação, é correto afirmar que

17 Q32642 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Técnico Administrativo, DNIT, ESAF

A capacidade de liderar é importante não apenas em estadistas, dirigentes de religiões, mas também em treinadores, comandantes militares, professores e administradores em geral. Assinale a opção correta sobre a liderança nas organizações.

18 Q31641 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo Operacional, CRF PR, QUADRIX

“A má comunicação traz desgastes nas relações, agressões verbais, perda de tempo com retrabalho, mal-entendidos, suscetibilidades afetadas, perda de motivação e estresse. Liderar é comunicar, para atingir os objetivos da empresa.” (MARTINIANO, 2007, p.156).

De maneira genérica, existem dois tipos diferentes de formação de esquemas de comunicação numa empresa: formal e informal. E as comunicações podem ser realizadas por intermédio dos seguintes fluxos: horizontal; diagonal ou transversal; e vertical. São desvantagens das comunicações horizontal e diagonal as elencadas a seguir, com exceção de uma. Qual?

19 Q6549 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

De acordo com Edgar H. Schein, existem 3 níveis de análise da cultura organizacional. De acordo com os níveis citados, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Artefatos: constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. São as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização cuja cultura não é familiar. Artefatos são todas aquelas coisas que, no seu conjunto, definem uma cultura e revelam como a cultura dá atenção a elas. Incluem produtos, serviços e os padrões de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorrem os escritórios de uma organização, pode- se notar como as pessoas se vestem, como falam,sobre o que conversam, como se comportam, quais coisas são importantes e relevantes a elas. Os artefatos são todas as coisas ou eventos que podem indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são também exemplos de artefatos.

( ) Valores compartilhados: constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais, os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.

( ) Pressuposições básicas: constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo, profundo e oculto. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam. A cultura prescreve “a maneira certa de fazer as coisas”, adotada na organização, muitas vezes através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas.

20 Q20784 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Técnico Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os próximos itens, relativos à gestão de pessoas.
De acordo com a administração científica, corrente que contribuiu para a consolidação da gestão de pessoas nas organizações, todo servidor tem necessidades sociais e econômicas que devem ser supridas pelas organizações de trabalho.
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