Questões de Concursos: Recursos Humanos

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161 Q23095 | Recursos Humanos, Supervisor de Pesquisas, IBGE, CESGRANRIO

Para atuar de forma estratégica, o RH de uma organização deve desempenhar quatro papéis: de agente de mudanças, de parceiro estratégico, de especialista em administração e de defensor dos funcionários.

Qual das seguintes ações favorece a atuação de RH como parceiro estratégico?

162 Q31478 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Joaquim das Neves é gerente da unidade de produção de colírios da Indústria Farmacêutica Ver Melhor. Joaquim acredita que a melhor forma de gerenciamento de seu grupo de trabalho é tomando as decisões de forma solitária, comunicando-as ao grupo e controlando todo o processo. Dessa forma, acredita Joaquim, tudo sairá dentro dos prazos e com a qualidade necessária. O estilo de Joaquim é o de liderança

163 Q7304 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista do Ministério Público, MPE SC, FEPESE

Quando se trata de uma queixa de um empregado, a primeira e a mais importante competência que um gestor de recursos humanos deve ter é:

164 Q20131 | Recursos Humanos, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com referência à gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.
As lideranças transformacional e transacional assemelham-se quanto ao estilo comportamental do líder, sendo elemento comum dessas abordagens a capacidade de adequação do comportamento de liderança ao contexto.

165 Q7396 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Administrativo, DNIT, ESAF

Leia as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.

I. A avaliação de desempenho é um tema que há muito tempo tem sido objeto de estudo na área de gestão de pessoas, embora na prática organizacional ainda seja uma questão bastante controvertida. Avaliar é algo difícil, mas extremamente necessário.

II. A avaliação de desempenho é um instrumento que permite avaliar a atuação da força de trabalho, objetivando prever comportamentos futuros e levando em conta o potencial humano disponível nas organizações.

III. As causas do mau desempenho no trabalho são devidas unicamente ao trabalhador.

IV. Os erros mais comuns em uma avaliação de desempenho são o efeito halo, a leniência, o erro de tendência central, a falsidade e o critério único.

166 Q13175 | Recursos Humanos, Administrador, COPANOR, FUNDEP

Leia as seguintes afirmativas.

I. Uma cultura forte condiciona uma organização a ter melhor envolvimento de funcionários em equipes multifuncionais em um ambiente criativo de inovação e conduta ética.

II. Apesar de todas as organizações terem cultura, nem todas as culturas têm o mesmo impacto sobre os funcionários, pois algumas têm valores que são amplamente respeitados, enquanto outras são acometidas de desinteresse e rotatividade.

Diante da análise das afirmativas, conclui-se que

167 Q6403 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente de Defensoria Pública, DPE TO, COPESE

Os currículos são instrumentos úteis para a obtenção de informações para o processo seletivo. Para tirar o máximo proveito de um currículo, convém que este seja lido também nas entrelinhas, assim é recomendável que na análise de currículos procure-se identificar os seguintes sinais, EXCETO:

168 Q29902 | Recursos Humanos, Comportamento Organizacional, Assistente Administrativo, CONAB, IADES

Para um bom relacionamento interpessoal, é necessário que haja confiança entre as partes. Acerca desse tema, assinale a alternativa que descreve corretamente um dos elementos da confiança interpessoal.

169 Q39064 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Auxiliar em Administração, IFB

Para Chiavenato (2014, p. 336), “não se deve confundir liderança com direção”. O clima organizacional depende do estilo de liderança utilizado, das políticas e valores existentes, da cultura corporativa, entre outros fatores. Leia as afirmativas sobre Clima Organizacional e Liderança:

I) Um bom administrador pode ser ou não um bom líder, mas nem sempre um bom líder é um bom administrador.
II) A liderança não é um fenômeno social e ocorre exclusivamente em função do cargo que o líder ocupa.
III) Nenhuma pessoa pode ser um líder a menos que possa fazer com que as pessoas façam aquilo que ela pretende fazer, nem será bem sucedida a menos que seus seguidores a percebam como um meio de satisfazer suas próprias aspirações pessoais.
IV) O tipo de liderança democrático é um tipo de influência exercida sobre as pessoas que devem, por obrigação e imposição, executar as ordens do líder.
V) Pode-se afirmar que um clima organizacional positivo é resultado de uma liderança que usa adequadamente incentivos para obter resultados das pessoas.
VI) A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana e essencial em todas as funções administrativas. No entanto, é mais relevante e imprescindível, no trabalho do administrador, na função de controle.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

170 Q9679 | Recursos Humanos, Agente Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas nas organizações.
O processo de provisão de pessoas consiste na realização de pesquisa de mercado, desenho e análise de cargos.
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